728x90
InícioGrupo EspecialCláudio Vieira: 'A lenda sobre João Cândido'

Cláudio Vieira: ‘A lenda sobre João Cândido’

A União da Ilha do Governador teve problemas com o enredo “Um Herói, um Enredo, uma Canção”, que pretendia fazer uma homenagem a Elis Regina através da canção “O Mestre-Sala dos Mares”, de João Bosco e Aldir Blanc.

O samba e o enredo homenageavam o marinheiro negro João Cândido Felisberto, que liderou, em 1910, o movimento que ficou conhecido como “A Revolta da Chibata”.

A direção da tricolor foi chamada ao 1º Distrito Naval para dar explicações. O presidente Paulo Amargoso fez uma preleção, presenteando o almirante com uma camisa da Escola. Deixou com o fundador Orphilo Bastos, que era um grande boa-praça e falador, a missão de apresentar as “justificativas” do enredo:

– O senhor tá levando isso muito a sério, meu senhor – comentou Orphilo. O enredo não tem nada de subversivo. Isso é coisa de sambista mesmo. A gente só tá contando uma lenda… – e deu uma gargalhada amistosa.

amargoso

O comandante sorriu também e decidiu aliviar. O enredo “Um Herói, um Enredo, uma Canção” foi para a Avenida, mas a Ilha não desfilou bem e foi a pique, ficando em 12º lugar.

- ads-

X-9 emociona e vence a chuva em grande noite do carnaval de Santos

A primeira noite dos desfiles das escolas de samba de Santos trouxe inúmeras emoções para os presentes na Passarela do Samba Dráusio de Cruz,...

Beija-Flor homenageia em ensaio técnico 14 figuras essenciais na trajetória da escola

Em um ano marcado pelo reencontro com suas raízes, pela homenagem ao eterno mestre Laíla no enredo do Carnaval 2025, pela despedida da sua...

Acabou o caô! Sambódromo recebe alvará definitivo do Corpo de Bombeiros

A Riotur informa que, pela primeira vez, a estrutura do Sambódromo da Marques de Sapucaí recebeu alvará definitivo para a realização de qualquer evento,...