O Carnaval de 2026 também será palco para ações de inclusão social. O Instituto Cidades Invisíveis e o tradicional Camarote Nº1 firmaram uma parceria inédita que conecta a visibilidade da maior festa popular do país a iniciativas concretas de apoio a projetos sociais.

A iniciativa ocorre durante os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, entre 13 e 17 de fevereiro, e na Festa das Campeãs, nos dias 20 e 21. Ao longo desse período, o público que vivenciar a experiência do Camarote Nº1, no sambódromo da Marquês de Sapucaí, poderá contribuir com a ação por meio da compra de produtos desenvolvidos pelo designer Bruno Gomes, cuja renda será integralmente destinada às atividades do Cidades Invisíveis.
Os itens estarão disponíveis para compra no espaço de credenciamento do Camarote Nº1, onde ocorre a retirada das camisetas, no Hotel Prodigy Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, próximo ao Aeroporto Santos Dumont.
No local, o público encontrará uma coleção autoral composta por buckets, camisetas, bonés e ecobags produzidos em Florianópolis. As peças apresentam estampas que valorizam a brasilidade e refletem a diversidade cultural do país, reforçando o compromisso da iniciativa com a produção local e a geração de impacto social positivo.
Quem não estiver no camarote poderá conhecer e adquirir as peças também pelos canais digitais da parceria. A coleção será divulgada nas redes sociais do Camarote Nº1 (@cluben1) e no aplicativo oficial do Nº1, que exibirá banners dos parceiros e conteúdos no feed com informações sobre a collab. Os produtos também estarão disponíveis para compra na loja do Instituto Cidades Invisíveis, no endereço cidadesinvisiveis.com.br, ampliando o alcance da iniciativa e garantindo que a arrecadação continue apoiando as ações sociais do projeto.
Desfile para todos
No sábado de Carnaval, 14 de fevereiro, o Camarote Nº1 será palco de uma ação de inclusão cultural. Ao todo, 300 moradores das comunidades do Vidigal, no Rio de Janeiro, e do Preventório, em Niterói, terão acesso às frisas do Grupo de Acesso. A iniciativa amplia o acesso à maior manifestação cultural do país e reforça o compromisso do Instituto Cidades Invisíveis com a democratização da cultura.

A ação se conecta à presença contínua do Cidades Invisíveis nessas comunidades, onde, ao longo do ano, o projeto oferece aulas de boxe, dança, yoga, culinária, informática, reforço escolar e costura, atendendo milhares de crianças e adolescentes e incentivando o acesso à educação, ao esporte e à cultura.
“Pela primeira vez, vamos abrir o Camarote durante o desfile do grupo de acesso para um momento que celebra a cultura do Carnaval carioca. O Cidades Invisíveis já faz um trabalho incrível nessa conexão entre a comunidade e as mais diferentes manifestações artísticas, e nos unimos a eles para promover esse momento especial”, conta Marcio Esher, sócio do Camarote Nº1.
Sobre o Cidades Invisíveis
Criado em 2012, o Cidades Invisíveis é uma organização social que atua na transformação de realidades e na redução da pobreza e da desigualdade em suas múltiplas dimensões. Presente em diversas cidades do país, a iniciativa desenvolve projetos em parceria com artistas locais e nacionais, revertendo parte da renda arrecadada em ações de impacto social em comunidades de Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), São Paulo (SP), São Sebastião (SP) e Canela (RS). Ao longo dos mais de treze anos de atuação, o Cidades Invisíveis já destinou mais de R$ 5 milhões a projetos sociais, impactando milhares de jovens em situação de vulnerabilidade. A organização atua alinhada à Agenda 2030 da ONU e é signatária do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina (ODS/SC), com o compromisso de combater a invisibilidade social nas periferias onde está presente.
Sobre o Camarote Nº1
Tradicional evento do circuito carioca, o Camarote Nº1 é considerado uma das melhores festas de Carnaval do país. Localizado no setor 2 do sambódromo da Marquês de Sapucaí, a festa é idealizada pela Holding Clube, grupo de empresas especializadas em marketing de experiências. Com 35 anos de tradição, o Camarote oferece uma experiência all inclusive ao seu público, com open bar e food, ativações de grandes marcas e um line-up de peso.









