Chico Spinosa é um dos nomes mais respeitados do carnaval, com uma trajetória que une artes cênicas, televisão e grandes desfiles. Experiências diferentes dentro da arte moldaram seu olhar estético e sua assinatura visual. Isso o levou, a partir do fim dos anos 1980, a migrar definitivamente para o universo do carnaval.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

chico spinoza
Foto: Ana Carla Dias/CARNAVALESCO

No samba, construiu uma carreira sólida por agremiações do Rio de Janeiro e de São Paulo, como Salgueiro, Estácio de Sá, União da Ilha, Mocidade, Caprichosos, Nenê de Vila Matilde, Vila Maria, Tom Maior e Vai-Vai.

Em 2026, está à frente da Unidos do Peruche como carnavalesco, ano em que a escola completa 70 anos. A escola desfilou nesta madrugada de domingo, no dia 8 de fevereiro: “Nunca fiz diferença entre escolas, nem entre os acessos 1, 2, 3, sei lá, ou em bloco; acho que a expressão popular me chama. Não me importo se está no Grupo Especial ou no acesso. Lógico, vim ao acesso por causa dos amigos que estavam precisando de alguém que desse uma força para comemorar os 70 anos”, explica o artista.

Ele fez história em 2020, dentro da Vai-Vai, quando ajudou a escola a garantir o título do acesso ao Grupo 1, assegurando o retorno da escola do Bixiga ao Grupo Especial: “Assim como eu comemorei os 70 anos da Vai-Vai, os 70 anos agora na Peruche também estão sendo um prazer; no fim, estou aqui feliz”, diz Chico sobre a busca da escola pelo acesso especial.

Ele chega com seu olhar para marcar o aniversário de sete décadas de história e identidade cultural em um desfile que celebrou a memória da escola e sua comunidade na Avenida: “Sabe, sou vaidoso e gosto do meu trabalho, senão eu nem o faria. Achei que tive momentos muito bonitos aí. O abre-alas, o último carro é uma beleza que fala de uma Peruche que faz 70 anos. Também acho que o samba ajudou, gostei muito do samba”, celebra o carnavalesco.

Ao seu lado no trabalho de carnavalesco, também estava Felipe Roberto Milanes, que teve um papel importante de parceria na construção da imagem da Unidos do Peruche para o desfile do Carnaval de 2026: “Acho que esse menino vai ter um futuro e tanto lá na frente. E assistente comigo, ou entra na minha ou não dá certo. E nós nos demos bem, é porque ele entrou na minha. Sabe, sou um homem muito agitado, tenho muita coisa para fazer e quero resolver na hora; também sou encrenqueiro. O Felipe já é mais sereno”, compartilha Chico.