Lançado em 2022, o ChatGPT assusta todo mundo com o sistema de inteligência artificial criado pela empresa norte-americana OpenAI. O site CARNAVALESCO fez duas perguntas: qual os 10 melhores desfiles do Rio de Janeiro? e qual os dez melhores sambas-enredo?

O sistema de inteligência artificial respondeu, mas deixou claro que as perguntas eram subjetivas, pois “a opinião pode variar bastante de pessoa para pessoa”. Na lista, elaborada pelo ChatGPT, aparecerem diversos erros, muitos absurdos.

Os sambas “O Amanhã” é colocado como do Império Serrano, de 1976, e, na verdade, é da União da Ilha 1978. O clássico “Lendas e Mistérios da Amazônia” é classificado como da Beija-Flor, de 1989, mas é da Portela, de 1970. O inesquecível “Kizomba” aparece como da Imperatriz, mas é da Vila Isabel. “História para ninca gente grande” é da Mangueira de 2019, mas é citado como da Portela de 1981. Veja na imagem abaixo os outros erros.

sambas historia

Quando cita os desfiles da história o sistema de inteligência artificial comete mais erros, por exemplo, o título do enredo da Viradouro de 1997 “Trevas! Luz! a Explosão do Universo” é citado como “O Rei Negro do Picadeiro”. O enredo da Ilha de 1982 aparece de forma bizarra com o título “Tudo fica blue”. O correto é “É hoje”. O histórico “Os sertões” é da Em Cima da Hora, de 1976, e foi colocado como se fosse da Imperatriz e de 1989. Veja na imagem abaixo os outros erros.

desfiles

Especialista em inteligência artificial, o professor do Departamento de Automação e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Eric Aislan Antonelo, explicou para Agência Brasil que o ChatGPT reproduz o funcionamento do cérebro humano, incluindo a capacidade de aprender sozinho, a partir de novas experiências. No caso, recombinando informações preexistentes, o que o sistema é capaz de fazer graças ao que os especialistas conhecem como Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano (do inglês, Reinforcement Learning from Human Feedback). Em seu site, a OpenAI destaca que, graças a isso, o modelo é capaz de “interagir” com os usuários, “respondendo a perguntas”, “contestando premissas incorretas”, “rejeitando solicitações inadequadas” e até mesmo “admitindo seus próprios erros”.

Por ora, o ChatGPT produz apenas textos sobre praticamente qualquer assunto, no formato requisitado pelo usuário. Há, no entanto, outros programas de inteligência artificial capazes de gerar imagens hiper-realistas a partir de descrições textuais fornecidas pelos usuários, como o Dall-E, criado pela mesma OpenAI e com o qual foram criadas as ilustrações desta reportagem.