Beijando uma rosa vermelha, Milton Cunha celebrou a amizade de 40 anos com Rosa Magalhães, na noite em que a quadra do Salgueiro se tornou o palco de celebração da vida e da obra da eterna Professora. O tributo “O vermelho e branco deu Rosa” reuniu segmentos da escola e convidados em um espetáculo dedicado à carnavalesca mais premiada do Sambódromo, que faleceu em 25 de julho de 2024. Em entrevista ao CARNAVALESCO, o apresentador e comentarista da TV Globo falou sobre a homenagem como um marco simbólico e um gesto para o futuro.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

mitoncunha rosa
Foto: Marcos Marinho/CARNAVALESCO

“Celebrar Rosa nesse reino que é dela, da Marquês de Sapucaí, do carnaval, das escolas de samba, é fechar um ciclo. Ela que homenageou tantos, agora vira enredo numa super escola”, disse Cunha, emocionado com o tributo prestado pela vermelho e branco à Professora que coleciona títulos e memórias no mundo do samba.

Com a expectativa de que o desfile traga também um grande samba, como Rosa valorizava, Milton não escondeu sua animação. “Tô doido para escutar samba dela, porque ela dizia que o samba é o mais importante”, relembrou. Cunha também lançou um desejo para a disputa que se aproxima: “Tomara que venha um sambão para que o Salgueiro grite pela Rosa”.

A escolha da vermelho e branco de homenagear uma mulher artista do carnaval também foi exaltada por Milton como um gesto necessário diante da baixa representatividade feminina entre os carnavalescos. “Celebrar uma mulher é inspirar outras a virem”, afirmou o apresentador.

Em 2026, apenas uma mulher assinará um desfile na Sapucaí: Annik Salmon, carnavalesca do Arranco do Engenho de Dentro. Cunha espera que a artista, em breve, volte ao Grupo Especial, mas admite que a baixa representatividade de artistas mulheres assinando carnavais é preocupante. “Situação bem complicada a ausência das artistas mulheres”, constatou.

Milton Cunha na TV

À frente de novos desafios, o apresentador estreia em agosto como jurado na “Dança dos Famosos” do Domingão com Hulk, da TV Globo. “Eu vou adorar tirar décimos! ‘A perna não subiu, errou a rodada’, tira décimos. Adoro tirar décimos. Vou levar tanta vaia. E eu vou me levantar e falar: ‘O que que é? O que que é?’, divertiu-se.

E, em outubro, retoma as gravações do “Enredo e Samba”, série do RJTV que acompanha a preparação das escolas do Grupo Especial, prevista para ir ao ar em dezembro.