InícioGrupo EspecialPorto da PedraCasal e bateria brilham em grande ensaio técnico da Porto da Pedra

Casal e bateria brilham em grande ensaio técnico da Porto da Pedra

Escola fez ótima apresentação na Sapucaí e também se destacou com canto

Penúltima escola da Série Ouro a realizar ensaio técnico no Sambódromo, a Porto da Pedra fez grande trabalho neste sábado. A escola de São Gonçalo se destacou em vários quesitos, principalmente na bateria do mestre Pablo e na competência do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rodrigo França e Cyntia Santos. O canto também foi um ponto alto da exibição, que passou com alguns pequenos erros de evolução. A agremiação cruzou a Marquês de Sapucaí em 58 minutos. * VEJA FOTOS DO ENSAIO

Harmonia

Dois anos longe da Avenida deixaram o canto da comunidade de São Gonçalo preso, e os componentes voltaram com tudo ao solo sagrado. A escola cantou o samba do início ao fim e embalou também os primeiros setores do Sambódromo. Várias alas se destacaram, como a ‘Guerreiros’ e a ‘Alegria do Tigre’. Vestidas com saias brancas e tecido vermelho brilhante na parte de cima, as baianas também não pouparam voz.

Com roupas pretas, uma das alas coreografadas também cantou e fez bonita apresentação. Outra mais à frente, com representação de mães e pais de santo, também chamou atenção pelo capricho na fantasia e no canto. Grande parte das alas traziam adereços para abrilhantar ainda mais o ensaio, como pompons, balões e fitas em vermelho e branco. Uma das alas também se apresentou com faixas e turbantes na cabeça e todas vieram com shorts ou bermudas brancas.

“A comunidade está com o canto na ponta da língua. Nós temos que cantar muito mais forte, e tenho certeza que a Porto da Pedra vai fazer isso. Sempre tem algo para melhorar. Por isso se chama ensaio técnico, pois nem sempre é perfeito”, disse Aluízio Mendonça, da direção de carnaval.

Mestre-sala e Porta-bandeira

Um dos grandes destaques da noite foi, sem dúvida, o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Porto da Pedra. Rodrigo França e Cyntia Santos fizeram grande apresentação, com sintonia e dança invejáveis. Os dois mostraram bastante entrosamento e variedade nos movimentos, com direito a uma abertura de pernas ao chão sincronizada, que levantou o público no primeiro módulo. A dupla vestia roupa toda branca, ele com uma gravata dourada e ela com detalhes em dourado na parte de cima. Em dado momento, Cyntia jogava um beijo para Rodrigo, que retribuía com uma rosa na mão. O casal fez exibição de 2m07s.

“Hoje saímos satisfeitos, porque a gente mostrou muita dança e pouca coreografia. Esse ano nós queremos mostrar isso, queremos mostrar o samba. A gente que passar um recado de que a dança do mestre-sala e porta-bandeira não pode morrer. Esse chão que a gente está pisando é um solo sagrado. Acho que só quem tem a oportunidade de pisar aqui é que entende a energia de estar aqui, então é totalmente diferente. Aguardem que esse ano nós iremos vir fortes, podem ter certeza que o tigre vai rugir na avenida”, prometeu a porta-bandeira.

Fotos de Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

“O ensaio de hoje foi um sucesso, agora esperamos que ocorra tudo bem no desfile oficial que acontece no dia 20. A gente também estava com saudade do carnaval, né? Muito barulho, muita gente, muita gente gritando, então é claro que estamos esperando muita emoção e esperamos soltar nosso trabalho com tudo. Vai ter surpresas. Nós somos um casal de garra, vão ter coisas fortes”, completou o mestre-sala.

Samba

Elogiado, o samba não decepcionou na Avenida e foi cantado da comissão de frente até o último componente. Além do refrão outras partes da obra também ganham força na voz, como de ‘Okê Arô’ até ‘Bate o tambor’, e ‘O santo dança o céu relampejou’ até ‘Já escutava a voz dos terreiros’. De ‘Tem fita vermelha e branca’ até ‘Escritas à luz do luar’ não tem a mesma potência das outras partes do samba. Pitty de Menezes fez ótimo trabalho à frente do carro de som e manteve a mesma pegada durante todo ensaio.

“Poder voltar depois de dois anos de pandemia é uma emoção muito grande. Esse samba é lindo, maravilhoso e fácil de cantar. É um samba que não precisamos fazer muito esforço, a comunicação está com o samba na ponta da língua, o mundo do samba está com o samba na ponta da língua, a obra conquista as pessoas. A comunidade cantou muito hoje, a comunidade na verdade gritou esse samba. A harmonia agiu perfeitamente com a evolução, a bateria do mestre Pablo nota mil”, enalteceu o intérprete.

Bateria

A bateria da Porto da Pedra também deu show à parte na Sapucaí. Com 250 ritmistas, mestre Pablo levará três bossas para o desfile oficial e já as adiantou no ensaio técnico. O destaque da Ritmo Feroz vai para a bossa da saída do refrão, marcada por surdos, de ‘Hoje vai ter festa no Orum’ até ‘É o caçador seu Eledá’. A Rainha de bateria, Tati Minerato, também chamou atenção, com fantasia em alusão às garras do tigre da escola de São Gonçalo.

“A avaliação de hoje, pra mim, foi mil. Graças a Deus, deu tudo certo e agora, mais um ensaio para poder finalizar e passar aqui no dia 20, nessa mesma energia, mesma pegada, que passamos hoje e estou feliz demais que deu tudo certo e, mesmo com muita dificuldade, com sabedoria e ajuda da minha diretoria, que me atura esses anos, a gente conseguiu fazer um ótimo ensaio e dia 20 estamos aí. Sempre temos uma surpresinha pra deixar pro dia do desfile e a bateria vem de ogã”, comentou mestre Pablo, que desfilará com 250 ritmistas.

Evolução

O único quesito que deixou um pouco a desejar foi a evolução da escola. Na altura do setor 5, a agremiação abriu um pequeno buraco entre a comissão de frente e o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Além disso, a Porto da Pedra também correu um pouco após a passagem do carro de som pelo segundo módulo de jurados. No entanto, os harmonias se mostraram muito empenhados na organização e com canto dos componentes no ensaio.

Outros destaques

A comissão de frente da Porto da Pedra já demonstrou que a escola vem forte preparada para um grande Carnaval. Com bastante comprometimento dos dançarinos, o segmento fez ótima apresentação, com sincronia e bonitos movimentos. O grupo estava vestido com saia vermelha e dourada em brilhante, com turbante dourado na cabeça. Em determinado momento, eles simulam um arco e flecha na parte no verso ‘Flecha certeira de Odé’.

O ensaio também foi marcado por duas faixas grandes trazidas pela escola, no início e no fim. Antes da comissão de frente, a agremiação trouxe escrito ‘Outra vez o Tigre mostra suas garras na Avenida’ e ao término da apresentação com ‘Cabeça feita para quando o Tigre passar’. Show pirotécnico e chuva de papel picado também foram vistos na exibição. Terceira colocada nos últimos três anos, a Porto da Pedra mostrou que mais uma vez vem na briga pelo acesso ao Grupo Especial.

Participaram da cobertura: Lucas Santos, Dyego Terra, Gabriel Gomes, Nelson Malfacini, Leonardo Damico, Ingrid Marins, Karina Figueiredo e Walter Farias

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...