De São Cristóvão para a “Caçulinha da Baixada”, Carolane Silva vive um dos momentos mais marcantes de sua trajetória no samba. A jovem, que construiu sua história com esforço, talento e disciplina, agora assume o reinado à frente da bateria da Inocentes de Belford Roxo, levando consigo sua identidade, sua força e a emoção de representar uma comunidade que a acolheu com carinho.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

carolane inocentes5
Fotos: Juliana Henrik/CARNAVALESCO

Moradora do tradicional bairro de São Cristóvão, Carolane carrega no sangue a mistura de brasilidade e resistência. Filha de nordestinos, ela se apaixonou pelo samba em 2012, ao conhecer a quadra do Paraíso do Tuiuti. A partir dali, trilhou um caminho marcado por dedicação e superação. Antes de brilhar na Sapucaí, ajudava os pais a vender bebidas próximo à Feira de Tradições Nordestinas, em um ambiente que também moldou sua garra e seu senso de pertencimento cultural.

Ao longo dos anos, passou por alas de passistas de grandes escolas, como Império Serrano, Vila Isabel e Salgueiro, além de experiências no Paraíso do Tuiuti e na União Cruzmaltina. Em todas essas agremiações, construiu uma reputação sólida, admirada pelo carisma e pela técnica impecável do seu samba no pé.

carolane inocentes4

Agora, como rainha de bateria da Inocentes de Belford Roxo no Carnaval de 2026, ano em que a escola homenageará o estado de Pernambuco, Carolane vive a realização de um sonho. “Quando recebi o convite, foi através do nosso presidente, Reginaldo Gomes, uma pessoa extraordinária. Ele observa a performance dos sambistas, tanto passistas quanto de outras agremiações. Fiquei muito surpresa e imensamente feliz ao receber o convite”.

A emoção tomou conta quando chegou em casa. “Eu não acreditei. Nós, passistas, sempre almejamos e sonhamos em ocupar um cargo como musa ou sermos reconhecidas como rainhas em uma comunidade. Carregar essa responsabilidade é algo incrível”.

carolane inocentes2

Vinda da ala de passistas, Carolane celebra o reconhecimento. “Ser rainha é de suma importância para a nossa cultura e para o nosso quesito passista. Nós lutamos muito a cada dia, a cada ensaio, a cada apresentação, para sermos vistas e reconhecidas. Estou muito feliz em alcançar esse nível e mostrar a todas as minhas amigas que é possível chegar aonde eu estou com o nosso samba no pé”.

Ela afirma que as passistas têm conquistado mais espaço. “Totalmente. Acredito que conseguimos demonstrar que estamos aqui para sermos vistas e que este é o nosso lugar”.

Sobre a discussão envolvendo pessoas em destaque que não dominam o samba no pé, Carolane responde com serenidade. “Vejo que o samba é para todos. Não importa a classe social ou o nível de experiência. Tudo é fruto de esforço e vontade, dependendo do objetivo de cada pessoa. O samba é uma porta aberta para todos”.

carolane inocentes

Ao relembrar sua origem humilde, a mensagem é clara: “Acredite no seu sonho, pois ele se realizará”.

A fantasia já está definida, mas permanece sob sigilo. “Sim, já sei o que vou representar, mas não posso revelar. É um segredo delicioso e diferente, pois ninguém espera o que irei mostrar”.

Mesmo não sendo moradora de Belford Roxo, Carolane se emocionou com o acolhimento da comunidade. “Eu não esperava ser recepcionada de forma tão carinhosa. Todos me adoraram, me respeitaram e apostaram em mim como rainha. Embora eu não seja da comunidade, eu me sinto uma belforroxense. Estou muito feliz e contente com a minha comunidade”.

carolane inocentes3

Além do samba, Carolane é profissional de Educação Física, mãe do Felipe e estudante de Gestão Pública. Com sua história de luta e transformação, leva para a Avenida uma missão que vai além do brilho. “Ser rainha de bateria vai muito além de representar beleza. É honrar uma comunidade, carregar um pavilhão no coração e ser porta-voz da nossa cultura. Meu objetivo é viver esse reinado com verdade, com entrega e fazer com que a Inocentes brilhe na Avenida e contagie o público com a força da nossa bateria”, declara emocionada.