Alexandre Louzada e Lucas Milato são a dupla de carnavalescos da Unidos de Padre Miguel para 2025. Juntos, eles carregam experiência e juventude para realizar o carnaval da escola rumo ao desfile do ano que vem. Louzada tem títulos por quatro escolas diferentes no Especial, enquanto Lucas fará sua estreia no principal grupo do carnaval carioca. O CARNAVALESCO conversou com ambos para saber como tem sido a parceria e como eles unem os estilos e a forma de trabalhar.
Alexandre Louzada falou sobre como ele e Lucas conseguiram combinar, não só no sentido artístico, mas pessoal também, e ressaltou a experiência que Lucas já tem em muitos anos de carnaval: “Tinha tudo para dar errado, mas deu certo. Então, eu acho que o estilo do Lucas combina muito com o meu. As pessoas que a gente vai agregando ao longo do caminho e a gente se preocupou primeiro, não em combinar artisticamente, e sim combinar enquanto seres humanos, enquanto amigos. E o respeito mútuo é bem diferente do que você ser um carnavalesco experiente e estar trabalhando com alguém que está apenas começando a se aventurar no meio. Não é o caso do Lucas. O Lucas tem um conhecimento artístico muito profundo e já era carnavalesco. E eu tenho essa sensibilidade de perceber que que a coisa pode ser, bem casada, vamos dizer assim. Quando eu vim ao desfile da vitória da Unidos do Padre Miguel, quando eu visitei o barracão, é que eu vi o trabalho do Lucas. E eu vi no Lucas assim, uma parceria bem diferente do que ter um uma pessoa mais experiente que vai dar luz a alguém que está começando agora. E não é esse o caso”.
Em seguida, Louzada complementou falando sobre as questões artísticas e como eles já estão colocando as diferentes formas de trabalharem a favor da escola, numa verdadeira união: “Agora, visualmente, eu acho que nós encontramos. Nós decidimos entre a gente que teria uma terceira pessoa, e a gente brinca com essa pessoa porque ela vê informações dele e minhas. Ele tem fantasias desenhadas pelo Lucas, e fantasias desenhadas por mim, que se você colocar lado a lado, talvez essa terceira pessoa encontre o ponto de equilíbrio de um para o outro. E é sempre um na frente do outro, não é ele lá na casa dele, eu na minha casa. A gente está um ao lado do outro: ‘O quê que você acha disso?’. Hoje, quando eu cheguei aqui, eu já estava falando com ele assim: ‘Vem uma coisa na cabeça aqui, vamos fazer assim'”.
Cícero e Lara comentam enredo da UPM para o Carnaval 2025: ‘Foi amor à primeira vista’
Lucas acredita que eles estão se encontrando e trabalhando com muita sintonia para fazer o melhor para a escola nesta chegada dela ao Especial: “Na verdade, para uma parceria dar certo, precisa ter muita vontade que dê certo, mas acima de tudo, respeito. E eu acho que esses dois pontos, eles se encontram em excesso até entre a gente. Então acho que por isso vem dando muito certo e é algo que a cada dia se solidifica mais, porque a gente quer muito que dê certo e a gente tem muito respeito um pelo outro enquanto ser humano, enquanto artistas também. E agora para uma parte mais técnica, é muito engraçado porque a gente vem percebendo que as nossas ideias estão se batendo bastante, estão se conectando bastante. Então não tem uma coisa que vai ser muito a cara do Lucas ou uma coisa que vai ser muito a cara do Alexandre. É algo que que tá ali casado de fato, que tá em extrema sintonia”.
Emoção e determinação! Vinicius e Jéssica vão estrear no Grupo Especial pela Unidos de Padre Miguel
Alexandre encerrou pontuando sobre a cooperação entre eles, e como se uniram para que a Unidos de Padre Miguel possa estar firme na disputa do Especial, trabalhando com respeito: “Eu acho também que foi uma coisa que nós pedimos. Eu pedi a ele e ele a mim, que a gente bateu o martelo de que nossas vaidades ficariam em casa. A gente tem que pensar que a missão de permanecer ou de disputar um carnaval da Unidos de Padre Miguel no Grupo Especial é muito mais importante. E vai ser, talvez, a maior vitória da minha carreira. E é do Lucas também se a gente conseguir esse feito. E para isso a gente tem que se despir de vaidades, pensar na Unidos, o que a Unidos precisa. E isso independente de eu gostar ou não, porque também ninguém aqui é dono da verdade, nós seremos julgados. Não posso julgar o Lucas, o Lucas a mim enquanto a gente estiver só entre nós. É uma parceria. É o respeito mútuo de seres humanos e de pessoas esclarecidas que nós somos”.
Sinope do enredo da Unidos de Padre Miguel para o Carnaval 2025