O site CARNAVALESCO, a convite do projeto Carnaval Experience, teve a oportunidade de conhecer de perto esse programa de turismo que foi criado para apresentar ao público o universo das escolas de samba do Rio de Janeiro. O diretor de produção, Akiva Potasman, detalhou como o projeto nasceu e sua importância para a ONG Pimpolhos da Grande Rio e para a comunidade. Ele explicou que a ideia surgiu da necessidade de arrecadar recursos para a agremiação mirim. Informações: [email protected] ou (21) 96765-9549.
“O projeto do Carnaval Experience começou com a ideia de trazer recursos para a nossa ONG, para a escola de samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio. A gente começou pensando o que a gente tem que a gente poderia vender, oferecer para as outras pessoas e, com esse recurso, ajudar a nossa escola mirim. E foi exatamente aqui na visita no barracão da Grande Rio, nossa escola mãe, e começamos assim, começamos a oferecer para turistas, para empresas, para vir aqui, para conhecer os bastidores do carnaval e fazer essa troca cultural com pessoas de fora. E, com isso, realmente ter o dinheiro para ajudar a nossa escola, que hoje em dia é 85% patrocinado pelo Carnaval Experience”, detalhou Akiva.
O programa de turismo une o pilar de sustentabilidade socioeconômica da Pimpolhos da Grande Rio e garante a continuidade de projetos socioculturais, atendendo à necessidade de garantir recursos e apoio para as atividades desenvolvidas pela ONG. Assim, o Carnaval Experience não só divulga a cultura e a história do carnaval, mas também ajuda o desenvolvimento e a manutenção de iniciativas sociais que beneficiam a comunidade.
O passeio oferecido proporciona uma experiência nos bastidores dos preparativos para o desfile das escolas de samba. Durante a visita, os participantes têm a oportunidade de explorar a Cidade do Samba, onde podem observar de perto o processo de produção dos carros alegóricos e fantasias. Os visitantes também são introduzidos a história do carnaval, aprendendo sobre a evolução dessa importante manifestação cultural ao longo dos anos.
A visita inclui um workshop com uma passista profissional da escola de samba, e para encerrar com chave de ouro, todos compartilham uma deliciosa caipirinha, celebrando a cultura e a alegria do Rio de Janeiro.
Em relação ao número de visitantes e ao processo de reserva, Akiva explicou que o projeto funciona todos os dias do ano, mantendo seu slogan “Carnaval Experience o ano todo”, mesmo durante a época do carnaval.
“A gente ano passado atendeu quase 100 mil pessoas durante o ano, está com uma demanda de 8 a 10 mil visitantes por mês. Foi um grande salto depois da pandemia. A gente funciona todos os dias, o ano todo. Nosso slogan é ‘Carnaval Experience o ano todo’. Até na época do carnaval, sempre funciona. A gente tem uns tours que são regulares, que as pessoas podem comprar ingresso e reservar no nosso site e em alguns aplicativos. E temos também tours que são privativos, ou seja, empresas ou grupos de turismo que querem fazer, e na verdade é o tipo de turismo que mais acontece, realmente são os grupos que visitam aqui e que marcam o tour privativo”.
Akiva também revelou planos para o futuro do Carnaval Experience, buscando expansão e colaboração com a ideia de criar uma experiência de visitação organizada e segura que beneficie todas as escolas e proteja seus segredos e tradições. Assim, o Carnaval Experience não só expandiria suas atividades, mas também conseguiria ajudar outras escolas mirins.
“E os planos para o futuro, assim, o nosso sonho é fazer o Carnaval Experience para a Cidade do Samba toda, seja para todas as escolas, fazer junto com a Liesa, um projeto que a gente já há alguns anos está querendo fazer e está entendendo que isso seria muito importante. Tanto para Liesa, para ter uma coisa mais organizada, de visitação nas escolas, de forma que realmente proteja as escolas, ou seja, revelar os segredos da forma que a gente está fazendo aqui, que é totalmente controlado. E isso seria uma forma boa para o Carnaval Experience crescer, ajudar todas as escolas, ajudar todas as escolas mirins e mostrar o carnaval para o mundo de uma forma maior”, revelou Akiva.
Mais imagens do Carnaval Experience