A Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, apresentou nesta quinta-feira o plano operacional do Carnaval de Rua 2026, que tem início neste fim de semana e segue até o dia 22 de fevereiro. A programação confirma mais uma edição de grandes dimensões da maior manifestação popular do país.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Durante todo o período carnavalesco, estão previstos 460 desfiles de blocos de rua, com expectativa de reunir mais de 6 milhões de foliões, entre moradores e turistas. O Carnaval de Rua contará com uma agenda ampla e descentralizada, que inclui blocos tradicionais, megablocos e cortejos de menor porte. A diversidade da programação evidencia a riqueza cultural da cidade e reforça o caráter democrático da festa. O plano operacional foi detalhado no Centro de Operações Rio (COR).
“O Carnaval de Rua é uma operação integrada, que envolve planejamento, coordenação e atuação conjunta de diferentes órgãos municipais. A Riotur tem o papel de articular esse trabalho, garantindo que a festa aconteça com organização, segurança e respeito à cidade, preservando o caráter cultural do Carnaval e a experiência de moradores e foliões”, afirmou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
CET-Rio terá 320 operadores de trânsito nas ruas da cidade
A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) irá colocar em prática operações especiais de trânsito para assegurar a segurança viária dos foliões que participarão dos blocos de rua credenciados pela Riotur. O planejamento prevê interdições e proibição de estacionamento em diversas vias que receberão os desfiles.
Dos blocos previstos, 11 são megablocos e desfilarão no Circuito Preta Gil, na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro. A CET-Rio desenvolveu planejamentos específicos para cada bloco, com operações distribuídas por todas as regiões da cidade. O esquema do megabloco já está consolidado e não gera impactos significativos para os moradores. O circuito atende aos critérios de segurança pública e mobilidade urbana.
A operação tem como objetivo garantir fluidez no trânsito, segurança viária e minimizar impactos na mobilidade urbana. As equipes atuarão diretamente nos pontos de folia, com monitoramento contínuo das vias pelo Centro de Operações e Resiliência (COR). Em média, 320 operadores de trânsito estarão empenhados diariamente, com apoio de 30 viaturas, 45 motocicletas e 24 reboques.
Para a sinalização viária, serão utilizados cerca de 2.500 cones e bombonas nos bloqueios de tráfego, além de 900 galhardetes e faixas informativas. Trinta e seis painéis de mensagens variáveis irão informar sobre interdições, desvios e rotas alternativas. A CET-Rio recomenda que a população planeje seus deslocamentos com antecedência, priorize o transporte público e respeite a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito.
COR terá a maior videowall da América Latina com imagens em tempo real
Todos os locais da cidade com programação do Carnaval de Rua serão monitorados em tempo real pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio). Os deslocamentos dos principais blocos oficiais e megablocos serão acompanhados por cerca de 500 operadores de 50 órgãos diferentes, em regime de plantão, diretamente da Sala de Situação do COR-Rio.
O monitoramento será feito por aproximadamente 4.000 câmeras instaladas nos pontos de desfile, além do apoio de três drones ao longo dos percursos. As imagens serão exibidas no maior videowall da América Latina, com 104 metros quadrados, 129 telas e 28 metros de largura.
Representantes de órgãos como Riotur, CET-Rio, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Comlurb, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e concessionárias de serviços públicos, atuarão de forma integrada. Em caso de ocorrências emergenciais, o acionamento das equipes será imediato.
As interdições causadas pelos blocos e megablocos também estarão disponíveis no aplicativo Waze, parceiro do COR-Rio, evitando que motoristas fiquem retidos em congestionamentos. Turistas e moradores podem ainda utilizar o aplicativo COR.Rio, que oferece informações em tempo real sobre trânsito, previsão do tempo, bloqueios de vias, níveis de calor e acesso a mais de cinco mil câmeras da Prefeitura. O app é gratuito, disponível para Android e iOS, com versões em português, inglês, espanhol, francês e chinês.
O COR-Rio também manterá outros canais de comunicação ativos durante o Carnaval. Cerca de 16 mil painéis de mídia externa exibirão boletins com informações de utilidade pública, além dos esquemas especiais de trânsito e transporte. As mensagens serão veiculadas em ônibus, terminais rodoviários, aeroportos, estações de trem, metrô e VLT, abrigos de ônibus, relógios, totens, estações de bicicletas e em locais privados, como shoppings e edifícios comerciais e residenciais. A cobertura em tempo real também será feita pelo perfil @operacoesrio nas redes sociais, pelo site cor.rio e pelo canal de notícias do COR-Rio no WhatsApp.
Operação especial de ordenamento urbano e patrulhamento terá 1.100 agentes
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) montaram uma operação especial de ordenamento urbano e patrulhamento para o Carnaval.
As ações começam neste fim de semana, dia 17, com patrulhamento preventivo e fiscalização nos principais blocos de rua. Cerca de 1.100 agentes, entre guardas municipais e servidores da SEOP, atuarão com apoio de 70 viaturas, incluindo reboques, motocicletas e veículos operacionais.
As equipes acompanharão a concentração, o percurso e a dispersão dos blocos, realizando ações de ordenamento urbano e fiscalização do comércio ambulante irregular. Haverá atenção especial à apreensão de garrafas de vidro, proibidas por oferecerem risco de acidentes, além do combate a delitos.
Os guardas municipais também atuarão no controle do trânsito, com bloqueios viários, reboques, orientação de pedestres e coibição de estacionamentos irregulares e obstruções de áreas públicas. A operação busca reduzir impactos no trânsito e agilizar a liberação das vias após os eventos. Também haverá fiscalização de táxis, veículos de aplicativos e transporte, além de apoio no encerramento dos blocos oficiais. O efetivo atuará ainda no patrulhamento das estações do BRT, na Ronda Maria da Penha nos megablocos e na distribuição de pulseiras de identificação em blocos infantis, por meio do Grupamento de Ronda Escolar.
Postos médicos serão distribuídos nas áreas de maior concentração
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um esquema especial de atendimento pré-hospitalar nas áreas de maior concentração de público durante o Carnaval de Rua. Os bairros contemplados são Centro/Circuito Preta Gil, Aterro do Flamengo, Copacabana, Ipanema/Leblon, Jardim Botânico e Barra da Tijuca.
Ao todo, sete postos médicos darão suporte a 55 blocos, incluindo os dez megablocos. No Centro, os postos começam a funcionar no fim de semana dos dias 24 e 25, para os desfiles do Chá de Alice e do Bloco da Lexa, que abrem o Carnaval de Rua no Circuito Preta Gil, na Rua 1º de Março.
A estrutura contará com 36 leitos e 42 poltronas de hidratação, além de 566 plantões de profissionais de saúde ao longo do período carnavalesco. Todos os postos terão ambulâncias avançadas para a remoção de casos mais graves, com encaminhamento para unidades da rede municipal de urgência e emergência, sob coordenação da Central Municipal de Regulação. Os hospitais também terão reforço nos plantões.
No Centro, haverá dois postos — na Praça Ana Amélia e no Largo da Carioca — atendendo cerca de 30 blocos, incluindo os dez megablocos do Circuito Preta Gil. Além do Chá de Alice e do Bloco da Lexa, estão previstos desfiles do Bloco da Gold (31 de janeiro) e, em fevereiro, Será que Abre? (1º), Bloco da Favorita (7), Cordão do Boitatá (8), Cordão do Bola Preta (14), Fervo da Lud (17), Bloco da Anitta (21) e Monobloco (22).
Em Ipanema, o posto médico ficará na Praça Nossa Senhora da Paz, atendendo 11 blocos do bairro e do Leblon. Em Copacabana, a estrutura será montada na Praça do Lido, para suporte a 14 desfiles em Copacabana e no Leme. No Flamengo, o posto funcionará no MAM. Já no Jardim Botânico, o atendimento será concentrado na Praça Santos Dumont, enquanto na Barra da Tijuca o posto ficará na Praça do Ó.
Equipes de promoção da saúde da SMS também atuarão em regiões de grande circulação de foliões, com orientações e distribuição de material informativo sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e preservativos. A VanBora, unidade móvel da SMS, circulará pelos principais pontos de concentração, oferecendo orientação, preservativos e profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) ao HIV. Todas as unidades de urgência e emergência da rede municipal disponibilizarão PEP 24 horas por dia, e o Centro de Prevenção Combinada, no Hospital Municipal Rocha Maia, funcionará diariamente das 8h às 22h como referência para PrEP e PEP.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os foliões mantenham medicação de uso contínuo, bebam bastante água, moderem o consumo de álcool, usem protetor solar FPS 50 ou superior, boné ou chapéu, roupas leves, calçados confortáveis, atenção a cosméticos que possam causar alergias, cuidado com a procedência de alimentos e bebidas e portem documento de identificação. Para crianças, é fundamental o uso de pulseiras ou crachás de identificação com telefone dos responsáveis.
Comlurb terá quase 14 mil trabalhadores na limpeza urbana
A Comlurb preparou uma grande operação de limpeza antes, durante e após os desfiles dos blocos de rua. As ações ocorrerão nas vias principais, ruas de acesso e áreas adjacentes, com varrição mecanizada, lavagem, esvaziamento de papeleiras e contêineres e remoção de resíduos.
Todos os serviços de rotina da Companhia serão mantidos durante o Pré-Carnaval e o Carnaval. A operação seguirá até o último dia de folia, com o desfile do Monobloco. O efetivo total será de 13.714 trabalhadores, sendo 9.736 garis.
A Comlurb realizará a maior operação de conteinização já feita para eventos na cidade, com 13 mil contêineres, sendo 10 mil de 240 litros e 3 mil de 1.200 litros. Durante o Carnaval 2026, a Companhia também promoverá a maior operação de limpeza hidráulica e mecanizada da história do Rio, com 1.507 veículos, incluindo caminhões compactadores, varredeiras de grande porte, mini-varredeiras, tratores, carrinhos elétricos e 180 sopradores, todos atuando em três turnos.
Após os desfiles, as equipes realizarão limpeza hidráulica com água de reuso, utilizando 40 mil litros de sabão e 5 mil litros de essência de eucalipto. Serão empregados 30 caminhões-pipa, 26 vans com implementos de limpeza hidráulica e cinco caminhões específicos para o serviço. Também será feita a aplicação de essência de eucalipto com 125 pulverizadores costais no entorno dos banheiros químicos. A Comlurb ficará responsável ainda pela limpeza dos quatro postos médicos instalados nas áreas de desfile.
Carnaval + Seguro para Mulheres reforça ações de prevenção à violência
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados do Rio (SPM-Rio) estruturou uma operação especial para o Carnaval, com foco na prevenção e no enfrentamento à violência contra mulheres nos locais de maior concentração de público.
A estratégia inclui equipes especializadas atuando nos principais pontos da folia, oferecendo acolhimento imediato, orientação e encaminhamento à rede municipal de proteção em casos de assédio ou violência. Durante os desfiles oficiais, serão instalados postos fixos de atendimento na Marquês de Sapucaí, na Intendente Magalhães e na Fan Fest do Carnaval, em Copacabana, com profissionais capacitadas, como assistentes sociais, psicólogas e advogadas.
Além disso, equipes de mobilizadoras circularão pelos blocos de rua e pelo Carnaval dos Parques, realizando abordagens informativas e distribuindo materiais da campanha “Carnaval + Seguro para Mulheres”, com mensagens de prevenção ao assédio e incentivo à denúncia. A campanha também contará com adesivação dos banheiros dos espaços oficiais, com mensagens claras de enfrentamento à violência e QR Codes que direcionam para a plataforma www.mulher.rio onde estão disponíveis informações sobre acolhimento, orientação jurídica, apoio psicológico e os equipamentos da rede municipal.
Com a operação, a Secretaria reforça a presença das políticas públicas nos espaços de festa e destaca que nenhuma forma de violência deve ser naturalizada, reafirmando o compromisso do município com a proteção, o cuidado e a garantia de direitos das mulheres.









