O carnaval de rua começa a ganhar forma na cidade e, a partir de segunda-feira, 12 de junho, as empresas interessadas em apresentar propostas para a folia vão poder obter o caderno de encargos, com as regras da festa. O material deve ser retirado na Diretoria de Operações da Riotur, na Rua Dom Marcos Barbosa 2, sala 202, Cidade Nova, ou solicitado pelo e-mail [email protected]. Neste ano, os blocos reuniram aproximadamente cinco milhões de pessoas, em cerca de 450 desfiles, colorindo as ruas e movimentando a economia do Rio.
As empresas proponentes deverão entregar seus projetos no dia 14 de agosto, às 14h, conforme determina o edital da Riotur. O caderno de encargos reúne as orientações a quem deseja apresentar propostas de patrocínio para custeio global das estruturas dos desfiles de blocos. O procedimento é o mesmo praticado no réveillon carioca.
No caderno estão previstos itens como montagem de posto médico, diária para ambulâncias, maqueiros, banheiros químicos, ações de proteção a monumentos e canteiros instalados nos trajetos dos blocos e faixas indicativas de trânsito, entre outras providências.
As empresas terão a opção de apresentar propostas que contemplem três edições do carnaval de rua: 2024, 2025 e 2026.