Por Vinicius Vasconcelos. Fotos: Bruno Barros
A Mocidade Unida da Glória, atual campeã do carnaval capixaba, decidiu manter sua linha de enredos irreverentes. Indo para o segundo ano na agremiação, o carnavalesco Osvaldo Garcia optou pelo tema “Sorrir e sambar, é só começar!” para tentar levar a MUG ao seu oitavo título. Segundo o artista, três enredos foram colocados na mesa junto da diretoria para linha de pesquisa e o sorriso saiu vencedor.
“Nós tínhamos uma outra proposta de enredo que foi engavetada a pedido do patrocinador. A escola queria trabalhar novamente com uma linha irreverente e eu tinha três linhas de pesquisa nesse aspecto. O sorriso era uma delas e agradou a todos da diretoria. Fui descobrindo a partir da pesquisa que era realmente a cara da escola, principalmente porque em 84 no primeiro ano em que a MUG começou a disputar carnaval, o enredo era “No Reino Onde Chorar é Proibido”. Com esse gancho viemos fazendo a história da humanidade através dos sorrisos de forma lúdica. Passamos pela diabolização do sorriso, o riso como forma de comunicação e o sorriso irreverente com relação ao grande circo brasil trazendo o trabalhador que segue rindo meio em tantas adversidades”.
Osvaldo garante ao torcedor e amante da MUG que o vermelho e branco da escola estará presente, mas de forma diferente dos anos anteriores. Será revelado apenas no último carro, que é a homenagem ao título de 84.
“O público que gosta de ver a MUG passando pela avenida está acostumado e sempre espera pelas cores do pavilhão estarem em foco durante todo o desfile. Esse ano optamos por uma forma diferente de construção de carnaval. Trazemos mais colorido e só desvendamos as cores da agremiação no último carro homenageando o ano de 1984”.
É mais do que tradição os artistas que fazem carnaval no Espírito Santo reclamarem da crise e ausência de verba para elaborar os desfiles. Cada profissional lida com isso de maneira diferente tendo que por ainda mais em prática suas experiências e vivências durante todo período de trabalho. Hoje, a Mocidade Unida da Glória é uma das escolas mais bem estruturadas no quesito financeiro e consegue propor uma certa tranquilidade a seus profissionais como pontua o Osvaldo.
“Em meus 20 anos de avenida tive dificuldade por todas as escolas por onde passei. Não tinha estrutura nem condições financeiras. Mas desde 2018 quando cheguei na MUG a diretoria me deu o maior respaldo. A pressão para trazer o bicampeonato existe mas eu senti ainda mais forte quando cheguei. Pelo passado recente da escola com outro carnavalesco que saiu muito vitorioso. Esse ano estou bem confiante no bicampeonato, as dificuldades existem sempre, mas conseguimos manter 100% do projeto inicial que foi criado”, finalizou.
A Mocidade Unida da Glória será a terceira escola a desfilar em busca do oitavo título.
Entenda o desfile
Setor 1: O mergulho no universo do sorriso lúdico. Com abordagem a alguns personagens do Tim Burton como Alice no país das maravilhas.
Setor 2: A era medieval com a diabolização do sorriso quando o ato de mostrar os dentes era pecaminoso.
Setor 3: O desvendar da janela da alma, o sorriso como forma de grande aceitação da humanidade.
Setor 4: Sorria, você está se comunicando.
Setor 5: Sorriso resiliente.
Ficha técnica
Enredo: Sorrir e sambar, é só começar
Presidente: Robertinho da MUG
Carnavalesco: Osvaldo Garcia
Diretor de carnaval: Jurandy Machado
Diretor de harmonia: Slin Ribeiro
Intérprete: Thiago Brito
Compositores do samba-enredo: Diego Nicolau e Dudu Nobre
Mestre-sala e porta-bandeira: Juliander Agrizzi e Gessya Santana
Mestre de bateria: Carlos Magno
Rainha de bateria: Fernanda Figueiredo
Coreógrafo comissão de frente: Rodrigo Carvalho
Alas: 19
Alegorias: 4
Tripés: 2
Componentes: 1800
Baianas: Grande lona de circo distribuindo sorrisos
Bateria: Chapeleiro Maluco