Em mais uma mudança significativa no modelo de julgamento, a Liesa anunciou que o Carnaval 2026 do Grupo Especial do Rio de Janeiro contará com 54 jurados, seis por quesito, e que, antes da apuração, será realizado um sorteio para definir quais 36 julgadores terão suas notas lidas e consideradas no resultado oficial. A medida altera a estrutura tradicional, que até 2025 trabalhava com quatro jurados por quesito. Agora, com um corpo mais amplo, a Liesa explica que busca aumentar o rigor técnico e a pluralidade de visões durante a avaliação dos desfiles.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Em declaração ao jornal O Globo, o presidente da Liesa, Gabriel David, destacou o impacto positivo da nova estrutura: “O aumento no número de jurados selecionados traz ainda mais transparência e precisão para o modelo de julgamento. A coordenação de jurados já está analisando os currículos e realizando a seleção com rigor técnico e diversidade de olhar, para então apresentarmos e começarmos a prepará-los. Vale lembrar que, dos 54 profissionais, 36 serão sorteados para terem as notas abertas, mantendo também o descarte da menor nota”, afirmou.
SAIBA MAIS
* Carnaval 2026 em transformação: Escolas criam novas regras, mas Liesa precisa buscar mais justiça nas avaliações
* Carnaval 2026: Nota 10 terá que ser justificada pelos julgadores do Grupo Especial do Rio
* Liesa informa alteração no posicionamento de cabines e aumenta número de jurados para o Carnaval 2026
A dinâmica do sorteio será feita antes da leitura das notas, na Quarta-feira de Cinzas. Os 18 jurados não sorteados terão suas notas arquivadas, sem interferência na apuração. O sistema manterá o tradicional descarte da menor nota por quesito, entre as quatro recebidas, o que garante margem de segurança contra avaliações destoantes.
A seleção dos novos jurados está sendo conduzida por uma equipe da Liga, e os nomes deverão ser divulgados oficialmente nos próximos meses. A expectativa é se a nova configuração vai trazer mais equilíbrio e diversidade de olhares sobre os espetáculos apresentados na Marquês de Sapucaí.