Em decisão tomada na plenária desta quarta-feira, na Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), os presidentes ds 12 escolas de samba do Grupo Especial aprovaram uma mudança importante no sistema de julgamento para o Carnaval 2026. A partir do próximo ano, todas as notas atribuídas pelos jurados, inclusive, as ‘tradicionais’ 10, que deverão ser justificadas. A medida busca aumentar a transparência e a responsabilidade no processo de avaliação dos desfiles do Grupo Especial.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

jurados
Foto: Fábio Costa/Liesa

📋 Justificativas obrigatórias para todas as notas

Antes da mudança, apenas as notas inferiores a 10 exigiam justificativa escrita por parte dos julgadores. Com o novo regulamento, cada conceito atribuído, mesmo o mais alto, terá que vir acompanhado de uma explicação técnica.

SAIBA MAIS
* Liesa informa alteração no posicionamento de cabines e aumenta número de jurados para o Carnaval 2026

👨‍⚖️ Mais jurados por quesito

Outra mudança importante diz respeito à composição do corpo de jurados. Em 2026, serão seis avaliadores por quesito, totalizando 54 jurados no total. Posteriormente, em data que ainda será definida, haverá um sorteio para oficializar aqueles 36 que terão as notas abertas na apuração. Dessa maneira, seguirá havendo o descarte da menor nota, com 27 sendo válidas para o somatório final, como aconteceu em 2025.  O objetivo é tornar o julgamento mais técnico e equilibrado, diminuindo o impacto de avaliações isoladas que destoem do conjunto. Vale ressaltar que as notas seguem sendo fechadas ao final de cada dia de desfile competitivo, conforme decisão das agremiações.

O Rio Carnaval 2026 acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com as seis melhores colocadas voltando para o Sábado das Campeãs, no dia 21 do mesmo mês.