Chegou a hora da elite da folia paulistana tomar conta do Anhembi. Nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, as primeiras sete escolas do Grupo Especial atravessarão a Avenida em busca do cobiçado troféu de campeã do Carnaval. São 14 agremiações, divididas em dois dias, que desfilarão no concurso organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP). As cinco melhores entidades voltam ao Sambódromo, no dia 21 de fevereiro, para se apresentarem no Desfile das Campeãs. Já as duas últimas colocadas caem para o Grupo de Acesso I.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Os interessados em assistir aos desfiles direto do Sambódromo ainda podem tentar a sorte no site do Clube do Ingresso, mas por ora só há entradas para as mesas de pista e para alguns camarotes. As arquibancadas, tanto para as apresentações de sexta-feira quanto de sábado, estão com os ingressos esgotados. Confira a seguir o que esperar da primeira noite do Grupo Especial de São Paulo.
Continuando a tradição iniciada em 2022, o Departamento de Velhas Guardas da Liga-SP abre as apresentações, às 20h30, com um desfile reunindo baluartes das escolas de samba paulistanas, com direito a bateria e um carro de som comandado por intérpretes históricos.
Abrindo os desfiles das escolas de samba, temos a estreante Mocidade Unida da Mooca, seguida por Colorado do Brás, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro, Vai-Vai e Barroca Zona Sul. A apuração do Grupo Especial está prevista para ocorrer na terça-feira, dia 17 de fevereiro, a partir das 16h, com transmissão ao vivo pela equipe do CARNAVALESCO.
Mocidade Unida da Mooca – 23h
Vice-Campeã do Grupo de Acesso I em 2025, a MUM desfilará pela primeira vez em sua história na elite da folia paulistana, após sonhar com essa oportunidade nos últimos seis anos. A escola não foi apenas a primeira a anunciar seu enredo para o Carnaval de 2026, como resgatou uma tradição antiga ao fazê-lo junto do próprio samba, composto antes mesmo da sinopse, em cima da ideia do tema intitulado “Gèlèdés – Agbara Obinrin”. É uma homenagem ao Instituto Gèlèdés, uma organização que é referência na luta em defesa das mulheres e pessoas negras contra o racismo e o sexismo. O desfile narrará a história de luta e resistência das mulheres negras desde os tempos da diáspora africana até os tempos atuais, passando pelos projetos sociais da ONG.
Feminismo negro e ancestralidade guiam a Mocidade Unida da Mooca em sua chegada ao Grupo Especial
Renan Ribeiro, carnavalesco, falou sobre as pesquisas para o enredo. “A partir da pesquisa inicial, que sugeria o início da sociedade Gèlèdés africana, que é um culto urbano feminino e secreto, a gente automaticamente se liga ao Instituto Gèlèdés pelo ativismo do feminismo negro, pela militância política racial. Sabendo desse conjunto de ideias, me sentei com a Thaísa e propus que ela fizesse a pesquisa do enredo livremente, tendo apenas a temática como limite. Eu fui fazer as minhas pesquisas e, 15 dias depois, marcamos um encontro. A Thaísa veio do Rio para apresentar a pesquisa dela. Ela leu a dela, eu li a minha, e era a mesma pesquisa. Tínhamos o mesmo desenrolar da história e o mesmo desfecho, ou seja, aquilo que chamamos de Agbára, que é essa energia que governa o feminismo negro, que governa as mulheres negras, essa energia que provém das mulheres africanas. Sentimos que já estava acontecendo algo que nos conduzia para esse lugar”.
Fundação: 1987
Melhor resultado: Estreante
Colocação em 2025: Vice-Campeã do Grupo de Acesso I
Colorado do Brás – 0h05
A Vermelho e Branco do Canindé vai para seu segundo ano desde o retorno ao Grupo Especial também apostando em uma exaltação à feminilidade. “A Bruxa está solta! Senhoras do saber renascem na Colorado” é o título do enredo que busca resgatar a figura das bruxas como símbolo de liberdade e sabedoria. Da Era Medieval até a Idade Moderna, mulheres eram condenadas à fogueira por quererem ser livres e praticar conhecimentos ancestrais que iam contra os interesses religiosos da época. A escola usará a metáfora do caldeirão para revelar histórias de luta e resistência, transformando o antigo insulto em um grito de poder.
Série Barracões SP: Colorado do Brás vai muito além do início ‘dark’ para exaltar bruxas
David Eslavick, carnavalesco, falou sobre o enredo o impactou. “Esse mundo de magia e encantamento é uma coisa que eu gosto muito, eu gosto do lúdico. A história por si só é linda, é uma história que teve suas ocorrências, uma história de perseguições. Mas, se aprofundando na temática, é um enredo rico e lindo de se falar. Essas mulheres precisavam que a Colorado retratasse elas novamente. Foi uma coisa meio surreal: toda vez em que eu começava a pensar, vinham elas na minha cabeça. Parecia que elas estavam mexendo comigo”.
Fundação: 1975
Melhor resultado: 6º lugar (1987)
Colocação em 2025: 10º lugar
Dragões da Real – 1h10
A comunidade de gente feliz conta com o talento do “Mago” Jorge Freitas pelo quarto ano consecutivo, desta vez assinando o enredo “Guerreiras Icamiabas – Uma lendária história de força e resistência”. O desfile contará na Avenida o mito das Icamiabas, que de acordo com lendas dos povos originários, eram mulheres guerreiras que viviam sem homens e protegiam a natureza. É mais um enredo que exalta a força e o protagonismo feminino, agora na defesa das causas ambientais, abordando a relação entre os mitos e as lutas enfrentadas na vida real em nome da preservação.
Jorge Freitas, carnavalesco, falou sobre a importância do enredo
“A ideia é colocar o Anhembi como palco de voz no maior espetáculo que é o carnaval. A luta da nossa causa é pela preservação da floresta, da mata, da Amazônia. Teve a COP 30, que foi um momento de discutir a sobrevivência do mundo. Vamos aproveitar um enredo que nós tínhamos de empoderamento feminino para fazer com que toda essa construção de narrativa desemboque também numa causa que a gente tem que botar a mão na consciência. Temos que pensar que elas fizeram a parte delas e, através da ancestralidade, outras mulheres deram a sua vida na atualidade na luta por essa causa. É o momento de nos unirmos, porque não é só a sobrevivência da mata, dos povos originários e da floresta, é nossa sobrevivência no mundo”.
Fundação: 2000
Melhor resultado: Vice-Campeã (2017, 2019 e 2024)
Colocação em 2025: 6º lugar
Acadêmicos do Tatuapé – 2h15
A luta social em defesa da reforma agrária chega ao Sambódromo do Anhembi através do enredo “Plantar para colher e alimentar. Tem muita terra sem gente, tem muita gente sem terra”, desenvolvido em parceria com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). A escola da Zona Leste contará a história da relação do homem com as terras no Brasil desde antes da chegada dos portugueses, mostrando que o conhecimento da agricultura também é ancestral. As diferentes formas de plantio ocorridas desde o período colonial até a atualidade também serão abordadas, destacando as lições aprendidas pelos camponeses, a evolução tecnológica que potencializou o Agro brasileiro e a importância do pequeno produtor rural para a preservação da natureza e o desenvolvimento do país.
Wagner Santos, carnavalesco, falou sobre o enredo. “Ele traz um olhar importante sobre a terra, o cuidado que precisamos ter com ela, já que é o nosso alimento. Por isso, devemos preservá-la e cuidar dela da melhor maneira possível, pois precisamos retribuir tudo o que ela nos oferece. Só estamos vivos porque temos a terra e as águas. Se não aprendermos a preservar a natureza, o meio ambiente e as plantações, com certeza não teremos futuras gerações saudáveis, com qualidade de vida suficiente para sobreviver neste mundo”.
Fundação: 1952
Melhor resultado: 2 vezes campeã (2017 e 2018)
Colocação em 2025: Vice-Campeã
Rosas de Ouro – 3h20
A Roseira chega ao Carnaval de 2026 para defender o título conquistado no ano anterior. Não será uma missão fácil, já que a escola entrará na Avenida tendo que compensar a perda de 0,5 ponto por não entregar as pastas de jurados dentro do prazo estabelecido pelo regulamento oficial. A aposta da Azul e Rosa é no enredo “Escrito nas Estrelas”, que explora a relação da humanidade com o céu. Do nascimento do universo, passando pelos filósofos da astronomia, o desfile recordará que, de acordo com a astrologia, o mundo está vivendo na chamada Era de Aquário, onde estima-se a chegada de tempos de luz e fraternidade.
Fábio Ricardo, carnavalesco, falou sobre os desafios para construir o enredo
“Eu falei que, para falar desse enredo, a gente precisava ter fundamento. Receber e devolver energia, como o universo faz. O que você emana para o universo, ele devolve para você, e a escola precisava estar aberta para receber isso. Eu trabalho muito com essa questão de energia. Aos 50 anos, comecei a equilibrar isso, que é fundamental para qualquer artista que lida com o público e com a comunidade. Esse enredo foi tão energético que eu levei cinco meses em processo criativo, de segunda a segunda, das nove da manhã até uma, duas, às vezes três da manhã, junto com a equipe, especialmente com o Yago Duarte na parte de alegorias. Foi um processo de conexão muito forte, de estudo e entrega”.
Fundação: 1971
Melhor resultado: 8 vezes campeã (1983, 84, 90, 91, 92, 94, 2010 e 2025)
Colocação em 2025: Campeã
Vai-Vai – 4h35
A Escola do Povo levará para o Anhembi a história da cidade de São Bernardo do Campo contada através de um de seus maiores símbolos culturais: A Companhia Cinematográfica Vera Cruz, um dos primeiros complexos de estúdios do Brasil, onde alguns dos maiores clássicos da Era de Ouro do cinema brasileiro foram gravados, como os filmes do eterno Mazzaropi. Através do enredo “Em cartaz: A saga vencedora de um povo heróico no apogeu da vedete da Pauliceia”, a narrativa volta ao passado para relembrar a chegada dos primeiros imigrantes à região, exaltando também a influência nordestina na cultura do município do Grande ABC. A luta social dos trabalhadores industriais também se fará presente, sendo um dos momentos mais aguardados do desfile.
Vai-Vai constrói enredo social sobre São Bernardo do Campo com linguagem cinematográfica
Tati Gregório, enredista, falou sobre a proposta. “A escola vem construindo, há alguns anos, uma narrativa ligada à arte. Primeiro falou do hip hop e depois do teatro. Para o enredo sobre São Bernardo do Campo, optamos por seguir essa linha artística e escolhemos o cinema. A cidade abriga a Vera Cruz, uma companhia cinematográfica que foi e ainda é muito importante para o Brasil. A partir desse gancho, a proposta é apresentar um filme na avenida. Toda a narrativa do enredo é pensada como uma produção cinematográfica”.
Fundação: 1930
Melhor resultado: 15 vezes campeã (1978, 81, 82, 86, 87, 88, 93, 96, 98, 99, 2000, 01, 08, 11 e 15)
Colocação em 2025: 9º lugar
Barroca Zona Sul – 5h30
A noite de desfiles, iniciada com uma sequência de enredos femininos, se encerra com um verdadeiro banho de axé, no raiar da manhã dourada de Oxum. Através do enredo “Oro Mi Maió Oxum”, a Faculdade do Samba exaltará a senhora do ouro, das águas doces e da fertilidade, através da mensagem de amor transmitida pela orixá de acordo com a tradição iorubá. O desfile mostrará as várias qualidades de Oxum, como a de ser a primeira das feiticeiras yamis, que tinha o dom de curar com água fria e o poder de se transformar em pássaro na encantaria. Sua relação com outros orixás também se fará presente, em especial no amor pelo filho Logun Edé, como símbolo do amor materno.
Série Barracões SP: Barroca Zona Sul investe no dourado para exaltar Oxum
Magoo, carnavalesco, falou sobre a pesquisa do enredo. “No ano passado, a gente focou em uma história e desenvolveu todo o enredo em cima de uma história, os nove oruns de Iansã. Nesse ano, de Oxum, você começa a pesquisar com uma coisa em mente e, à medida que vai descobrindo, você percebe qual o melhor caminho a seguir – por isso é tão importante o trabalho de pesquisa. Foram várias histórias muito legais que, no final, se interligam. Na verdade, o nosso enredo é um compilado de histórias, de feitos de Oxum – que, no final, tem uma única mensagem: Oxum é amor”.
Fundação: 1974
Melhor resultado: 5º lugar (1982, 85 e 90)
Colocação em 2025: 12º lugar










