728x90
InícioSão PauloCanto forte da Casa Verde se fez presente no segundo ensaio técnico...

Canto forte da Casa Verde se fez presente no segundo ensaio técnico do Império no Anhembi

Forte ritmo da bateria e criatividade na comissão de frente também foram destaques

Por Gustavo Lima e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Lucas Sampaio, Will Ferreira, Naomi Prado e Nabor Salvagnini)

O Império de Casa Verde realizou no último sábado o segundo ensaio técnico no Anhembi. O treino foi marcado pela força do canto da comunidade imperiana, a forte bateria “Barcelona do Samba” e uma comissão de frente criativa, que foi bem diferente do primeiro ensaio – Ala que é liderada pelo coreógrafo Anderson Rodrigues. Houve uma considerável melhora em todos os sentidos para o ‘Tigre Guerreiro’. Sem dúvidas, a nação azul e branca da Zona Norte sai do Anhembi com a missão de dever cumprido, somente esperando o dia 1º de março.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“Conseguimos trazer uma comunidade forte, uma comunidade que canta, uma comunidade vibrante. Agora é se preparar. Obviamente sempre tem uma coisa ou outra para arrumar, fazer reuniões, mais ensaios e vir para o dia do desfile com a sensação que tem possibilidade de brigar pelo título, como todo ano. Acho que é ajustar, ver o ponto onde podemos melhorar, manter o que está bom e conversar com a comunidade, dizer para todos acreditarem que é possível Veio muita crítica em frente ao nosso samba. A nossa resposta a gente tem dado aqui nos dois ensaios técnicos’’, analisou o diretor de harmonia Serginho.

Comissão de frente

A ala, que é coreografada por Anderson Rodrigues, apresentou surpresas nesta noite. A comissão de frente era realizada em dois atos do samba. Também tudo era feito em cima de um elemento alegórico, que aparentemente parecia um livro e estava escrito ‘carochinha’.

ImperioDeCasaVerde et Comissao1

A dança, no primeiro momento, era realizada com um personagem central que vestia as cores da camisa do Império e, junto com ele no tripé, havia outros personagens com roupas pretas, abrindo um ‘livro mágico’. Nesta abertura do livro, realmente parecia magia, pois aparecia uma grande luz nas mãos dos bailarinos.

O segundo momento consistia em componentes com a camisa do Império encenando e, quatro dessas pessoas de preto que eram maioria na primeira passagem do samba, penduradas em um guincho.

Ainda é cedo para concluir o significado de tudo, talvez o coreógrafo Anderson revele ainda mais surpresas no desfile oficial, mas o que se interpreta é que o significado é ‘o bem e o mal’, na ótica da história da carochinha, como diz o samba-enredo.

Mestre-sala e Porta-bandeira

ImperioDeCasaVerde et PrimeiroCasal

O casal Rodrigo e Jéssica executou um ensaio satisfatório dentro das condições impostas. Após a apresentação no segundo módulo a porta-bandeira optou por fazer uma troca no calçado e teve que sair da pista para isso. Após feito, Jéssica retornou e conseguiu retomar o ritmo do ensaio normalmente. No treino anterior, do dia 18/01, a dupla foi o grande destaque. Desta vez também mostraram um bom nível, provando que é um quesito que o ‘Tigre Guerreiro’ pode contar e muito.

Harmonia

É sabido que o samba-enredo do Império de Casa Verde não é tão querido entre os sambistas paulistanos. Isso é um fato. Porém, aparentemente a comunidade se fechou para provar que a obra pode render. Foi isso o que aconteceu neste sábado. Do início ao fim, todas as alas imperianas executaram um canto de grande nível em todas as partes do samba. Responderam perfeitamente aos apagões que mestre Zoinho soltou no refrão principal.

Vale destacar a seguinte parte: O último verso, que diz “O branco, o azul e a coroa do meu pavilhão” – Depois disso, embala o refrão de cabeça e a comunidade explode nesse trecho.

Evolução

ImperioDeCasaVerde et Criancas

O quesito se destaca pela escola desfilar leve e solta. Não houve tanta compactação entre as alas como nos ensaios anteriores, mas também não quer dizer que houve espaçamentos ou buracos. Porém, o que é sempre destaque dentro de uma evolução de alas, é o caminhar de um lado para o outro como o ‘zigue zague’. Isso deixa o desfilante solto, alegre e com a melhor experiência de desfile. Além disso, a ocupação de espaços se faz mais presente. O Império de Casa Verde soube fazer muito bem neste ensaio.

Samba

O carro de som, liderado pelo intérprete Tinga, mais uma vez teve um grande desempenho nesta noite. Uma ala musical que conta com pessoas renomadas. Cantando no apoio, esteve um dos compositores Fabiano Sorriso, que também é um músico e o também intérprete Tiago Nascimento no apoio. Além deles, outros apoios importantes deram sustentação para que o samba fluísse de forma satisfatória junto com a bateria “Barcelona do Samba”

“A gente sempre procura fazer o nosso melhor, sempre ensaiando bastante, com toda a comunidade, com toda a escola, com todo o carro de som e nós conversamos bastante para chegar à perfeição, chegar aqui e fazer mais um grande desfile, que tenho certeza que o Império vai fazer”, disse o intérprete Tinga.

ImperioDeCasaVerde et InterpreteTinga

O cantor completou falando sobre os novos instrumentos colocados no carro de som. “Estamos trazendo os metais para dar aquele molho na cozinha, mas está muito bonito, fazendo essa introdução maravilhosa. Se Deus quiser, a gente vai fazer um desfile lindo para nossa escola”, finalizou.

Outros destaques

A bateria “Barcelona do Samba” é um show à parte. Um excelente desenho de tamborim, chocalhos, bossas com caixas e surdos em destaques… Realmente é uma batucada acima da média. Qualquer samba que o mestre Zoinho trabalha, consegue realizar uma ótima performance. Não à toa, está completando 20 anos no Tigre.

ImperioDeCasaVerde et MestreZoinho

Zoinho se diz satisfeito com o treino. “É o nosso segundo ensaio técnico aqui no Anhembi, e o último também. O ensaio foi muito bom em relação ao primeiro. Passamos do crescimento que teve de lá pra cá. Saímos muito felizes com o resultado desse ensaio técnico. Agora vamos pegar esses dias que faltam, trabalhar e melhorar um pouco mais a bateria”, afirmou.

Veja mais imagens do ensaio

ImperioDeCasaVerde et 7 ImperioDeCasaVerde et 8 ImperioDeCasaVerde et 11 ImperioDeCasaVerde et 4 ImperioDeCasaVerde et 10 ImperioDeCasaVerde et 15 ImperioDeCasaVerde et Bateria ImperioDeCasaVerde et BateriaCoringa ImperioDeCasaVerde et BaianaBahImperio ImperioDeCasaVerde et AlaCoreografada ImperioDeCasaVerde et Baiana ImperioDeCasaVerde et 18 ImperioDeCasaVerde et Comissao ImperioDeCasaVerde et CoreografoAndersonRodrigues ImperioDeCasaVerde et InterpreteTinga1 ImperioDeCasaVerde et Passistas ImperioDeCasaVerde et RainhaTheba ImperioDeCasaVerde et VelhaGuarda

- ads-

Aclamada pelo povo! Mayara Lima, rainha de bateria do Tuiuti, e a arte de sambar

Um dos grandes destaques do carnaval do Rio de Janeiro, Mayara Lima, rainha de bateria do Paraíso do Tuiuti, conquistou o título após impressionar...

Série Barracões: Tijuca busca transformação, reverencia sua juventude e pavilhão ao contar história de Logun-Edé

Edson Pereira foi o primeiro carnavalesco a ter o contato renovado para o Carnaval 2026. Demonstra a confiança que a escola, através do presidente...

Freddy Ferreira: ‘ensaio técnico profundamente emocionante da bateria do Império Serrano’

Um ensaio técnico profundamente emocionante da bateria "Sinfônica do Samba" do Império Serrano, sob o comando de mestre Vitinho. Foi possível flagrar alguns ritmistas...