Por Gustavo Lima (Colaboraram Naomi Prado, Lucas Sampaio, Nabor Salvagnini e Will Ferreira)

Uma escola com potencial é o que vimos na noite deste último sábado. Se no domingo passado o Camisa Verde e Branco havia feito um dos melhores ensaios de sua história, o nível do treino se repetiu, não deixando o nível cair. Todos os quesitos tiveram destaque, mas o principal foi o canto da comunidade, que manteve a intensidade durante toda a passarela. O samba-enredo comandado por Igor Vianna e a bateria “Furiosa” sob regência de mestre Jeyson também valem um ponto especial, pois o entrosamento, especialmente nas bossas, influenciaram diretamente na arquibancada, que respondeu à altura. O Trevo da Barra Funda irá realizar ainda outro treino, marcado para daqui a duas semanas, no dia 08/02. Pelo intervalo de ensaios e pelo que foi apresentado, a expectativa é grande. O Camisa Verde Branco irá encerrar a sexta-feira de desfile com enredo em homenagem ao Cazuza, intitulado como “O Tempo Não Para! Cazuza – O Poeta Vive”.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

‘’Foi um ensaio bom, um ensaio técnico, literalmente falando, a escola está no caminho, estamos nos organizando, melhorou do ensaio passado para agora, a intenção é chegar redondinho no último, para no dia a parada acontecer. O canto é sempre bom a gente intensificar, a evolução, sempre intensificar, a escola passou redondinha hoje, é melhorar e colocar a cereja no bolo. A escola veio muito organizada e temos que manter’’, avaliou o vice-presidente e diretor de carnaval, Victor Ferro.

Comissão de frente

camisa2501 2

Se na semana passada a ala foi ao Anhembi vestida toda de branco e jeans, desta vez os bailarinos optaram por um conjunto colorido, estilo ‘Jane Fonda’. A ala coreografada por Luiz Romero basicamente repetiu a coreografia realizada no ensaio da semana passada, tendo dois personagens que interpretam o Cazuza: O primeiro é uma criança – Essa ficava na pista a maior parte do tempo, interagia com os outros componentes, pulava e fazia movimentos de rock e o típico sinal com a mão. Em certo momento, eles trocavam e aparecia um Cazuza mais velho com óculos escuro e carregando uma bandeira do Brasil. A aparição deste bailarino é menor e se resume basicamente ao grande tripé de escadas (que aparentemente simula um palco), enquanto o pequeno aparece basicamente a todo instante.

Mestre-sala e Porta-bandeira

Estreantes como parceiros e também na agremiação, Everson Sena e Lyssandra Grooters parecem estar bastante felizes juntos. O sorriso no rosto de ambos e o desempenho na passarela foi a prova disso. O casal esbanjou categoria, realizando todos os movimentos e, principalmente, a coreografia dentro do samba com excelência, além de sustentarem o pavilhão no final do ensaio com a ventania que se iniciou.

camisa2501 3

“Eu gostei bastante, eu acho que a escola está bem alinhada, o espaçamento está vindo muito bom, bem compacta, sem desespero. Eu acho que esse é um dos pontos fortes do Camisa esse ano, vindo bem alinhada. E também o canto. Acho que o canto do primeiro para o segundo agora está crescendo e eu acho que se a gente vir nessa pegada, há grandes de ficarmos entre as 5 do carnaval”, disse o mestre-sala Everson Sena.

camisa2501 1

“Começando pelo nosso setor, que era o que a gente precisava alinhar mais: Nosso primeiro ensaio foi muito bom no modo geral, da escola inteira. A gente precisava corrigir alguns detalhes e conseguimos fazer. Por isso é muito importante ter outro ensaio. E graças a Deus a gente tem mais um. É outra oportunidade de melhorar. A gente está muito feliz com o que apresentou hoje. Acho que a energia da escola estava melhor, o canto estava melhor, a comunidade está feliz e a gente, para o terceiro ensaio, vamos vir mais preparados e concentrados ainda, esperando que a nossa escola entre as cinco e faça um ótimo carnaval. É isso que a gente quer e é isso que a gente está estudando”, completou a porta-bandeira Lys Grooters.

Harmonia

Foi o principal quesito positivo no ensaio da escola. Impressionante como o canto da comunidade da Barra Funda em relação ao último domingo não caiu de produção. Se manteve ou até melhorou. A intensidade que os componentes colocaram refletiu até na arquibancada, especialmente nos últimos versos do samba e, ainda mais, quando a bateria Furiosa executou a bossa que realiza um pequeno apagão: “A Barra Funda mostra sua cara/Relembrando o seu apogeu/Declama em lindos versos/O poeta não morreu. Simultaneamente a isso, palmas com as mãos para cima aconteceram e o público sempre correspondia, já embalando no refrão principal e explodindo. Isso tudo também ocorreu no primeiro ensaio e, agora, com o Anhembi ainda mais lotado no aniversário de São Paulo, ficou especial.

Evolução

camisa2501 8

A escola ensaiou solta, executando os movimentos de um lado para o outro no seu lugar. Tudo foi executado de maneira correta. Não há coreografia dentro do samba, mas como destacado no tópico acima nos últimos versos do samba, acontecem as palmas levantadas para cima, dando um belo efeito visual na pista. Também outro destaque é na frase ‘te amo Lucinha’ no refrão principal: Muitas pessoas fazem o coração com as mãos.

Samba-enredo

Um dos melhores do carnaval paulistano por seu contexto diferente e, também, um dos mais queridos pelo público do samba, a obra do Camisa cresce cada vez mais na voz do Igor Vianna e sua ala musical, muito bem entrosada. Junto da bateria “Furiosa”, a introdução sempre é feita ao som da canção “Pro dia nascer feliz”, quando Cazuza era vocalista da banda de rock, Barão Vermelho e, logo, após já emendam nos últimos versos para o refrão principal. Realmente é um carro de som e um mestre que se entendem e conversam muito, ideias diferentes e que casam com o enredo. Nos momentos de catarses já citados, Igor Vianna, com sua voz potente também tinha participação fundamental, onde chamava a comunidade e todos cantavam em uma só voz.

camisa2501 7
Fotos: Will Ferreira/CARNAVALESCO

O intérprete Igor Vianna avaliou o ensaio do último sábado como superior ao de domingo passado. “Hoje com certeza foi melhor do que semana passada. No primeiro ensaio foi um bom trabalho, que tinha muito mais a melhorar e hoje melhoramos. Os meninos estão cada vez mais se conhecendo com o trabalho. O trabalho foi maravilhoso e a ideia é melhorar mais ainda para chegarmos 100%. Vamos dizer que da nota 100 que temos que tirar na escola, eu acredito que hoje chegamos aos 90, 95, por aí, isso da parte do carro de som. Hoje, quando a bateria entrou no recuo, eu resolvi ficar no meio da escola para ver o canto da escola, ver a escola cantando, e a escola está cantando demais. Acredito que são poucos detalhes a serem acertados para o dia do desfile”, destacou.

camisa2501 9

Vianna diz sair satisfeito, mas promete estudar o ensaio e aprimorar para o próximo, além de cobrar a sua ala musical. “Satisfeito eu estou saindo sim, mas sempre queremos melhorar. Vou chegar em casa, vou estudar os vídeos do CARNAVALESCO e de outros sites, que eu não paro em um vídeo só, vou estudar o vídeo da Liga e ali eu vou pontuar como pontuei nos vídeos da semana passada. O de vocês foi ótimo para eu fazer isso e eu cobrar mais o ataque deles, e hoje eu tive mais o ataque deles. Vou pedir, vou olhar e se eu tiver de pedir de novo mais o ataque eu já falei para eles. Eu sou um ogro, mas não sou um bicho papão, então eles não têm que ter medo de cantar comigo. Se eu chamei eles para fazer parte do meu carro de som é porque eu vi o bom desempenho deles, eu vi o quanto eles são bons”, finalizou.

camisa2501 5

Outros destaques

A bateria “Furiosa”, de mestre Jeyson Ferro, executou várias bossas e mostrou estar extremamente entrosada com o samba e com a comunidade. A caixa rufada e cadenciada particular do Camisa Verde e Branco é um espetáculo à parte. De acordo com Jeyson, ainda há o que melhorar. “Hoje foi um pouco melhor do que o primeiro. É sempre assim. A gente fala do primeiro, mas são quatro ensaios e a gente vem na evolução. Hoje eu gostei muito do andamento e da retomada das bossas. Tem alguma coisa ali que pode melhorar, porque para mim ainda não está do jeito que eu quero, mas, se Deus quiser, a gente tem o próximo ensaio que é dia 8 de fevereiro e o último ensaio que é específico de bateria é no dia 14 de fevereiro. Creio que até lá as coisas vão estar todas no eixo”, declarou.

camisa2501 6

Sophia Ferro, rainha de bateria, vestida inteiramente de branco brilhou junto com a “Furiosa”.