A Grande Rio retomou sua temporada de ensaios de rua, na noite do último domingo, em Duque de Caxias, com destaque para a espetacular atuação do intérprete Evandro Malandro, o ritmo perfeito da bateria, além da excelente performance do casal e do canto dos componentes. A Tricolor vai levar para a Sapucaí no Carnaval 2025 o enredo “Pororocas Parawaras – As águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, sendo a terceira escola a desfilar no inédito terceiro dia de desfiles do Grupo Especial, na terça de carnaval.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“Estou muito feliz. Primeiro ensaio do ano a chuva no fim nos ajudou. A comunidade e demais segmentos foram bem demais. A escola a cada semana vai dando um passo, com maturidade, para chegar bem no desfile. Estou satisteito com a nossa evolução. Marcamos a pista, com o número certinho da distância das cabines dos jurados, para doutrinarms nossos componentes. Temos que chegar no desfile sabendo tudo que temos que fazer. Nosso trabalho é para ser melhor do que Exu (Grande Rio 2022). Ainda bem que o samba está sendo elogiado. Ele é um presente. É cantar, executar e trabalhar até o carnaval. Nenhum samba é pronto, tem que manter até o desfile. O samba já é bom, temos o melhor cantor, a melhor bateria e comunidade, é só trabalhar para que a gente consiga reproduzir no dia do desfile”, explicou Thiago Monteiro, diretor de carnaval.

granderio rua0501 5
Fotos: Ewerton Pereira e Rafael Arantes/Divulgação Grande Rio

Mestre-sala e Porta-Bandeira

A cada ensaio fica melhor ainda ver a dança de Daniel e Taciana. A dupla exibe movimentos muito sincronizados, coreografia totalmente dentro do enredo, e interação impactante. É um quesito muito seguro para escola de Caxias. Como é simulada a apresentação para jurados, durante o treino na rua, fica ainda mais nítida a qualidade do mestre-sala e da porta-bandeira.

granderio rua0501 1

Harmonia

A análise do ensaio do último domingo merece ser focada neste quesito. O trabalho de Evandro Malandro foi magistral. O jeito de cantar é único e ganhou o caxiense. O intérprete comrpova a cada participação que conquistou, por total merecimento, o posto de maior cantor da história da escola, e, sem dúvida, um dos melhores do atual momento do carnaval. Muito técnico, ele consegue extrair o máximo de sua equipe do carro de som. Além disso, uma das principais virtudes é ser possível entender palavra por palavra do samba-enredo. Um dom característico do cantor da Grande Rio.

“O Evandro é um espetáculo. Um cantor maravilhoso. É o melhor cantor do carnaval”, afirmou Thiago Monteiro.

Embalada pela atuação de Malandro, a comunidade segue cantando demais. Trabalho muito forte da direção de Harmonia. Os diretores, que ficam na frente das alas, incentivam o canto o tempo inteiro.

Samba

granderio rua0501 3

Uma das principais obras de 2025, sem dúvida, brigará para ser a melhor do ano. Impulsiona ainda mais a Grande Rio para realizar um ótimo ensaio de rua e tem muita condição de ser a mola que alavancará o desfile oficial. “A mina é cocoriô” já é o verso do ano. Os componentes vão ao delório quando cantam: “Pro mestre batucar a sua fé” e “Protege Caxias nas águas de Nazaré”.

“A gente sempre se cobra muito. Todo mundo tem a expectativa do samba ser o melhor do carnaval. A nossa equipe, comandada pelo Thiago Monteiro, se cobra demais. A cobrança é muito forte a cada ensaio. As pessoas ficam mais empolgadas, isso é bom, tem o gás final. Temos que dar um passo de cada vez para dar tudo certo no desfile”, afirmou Clayton, um dos diretores de harmonia.

granderio rua0501 2

Evolução

Organizada, a Grande Rio evolui a cada ensaio de rua. O trabalho da direção de carnaval, comandada por Thiago Monteiro, está rendendo frutos. O componente sente que treina com seriedade e que precisa estar cada vez mais afiado. O objetivo caxiense é buscar a segunda estrela. Virou até obsessão. Assim, é fundamental não dar nenhum vacilo.

granderio rua0501 6

O ensaio do último domingo não teve nenhum atropelo nas alas, a chuva que caiu em Caxias, da metade para o fim do treino, ainda deu mais vontade para o componente. Alas coreografadas deram show. Cantando e evoluindo o tempo inteiro.

Outros Destaques

Mestre Fafá é um craque. Ainda jovem, ele já alcançou o patamar da história carnavalesca. Não é absurdo nenhum afirmar que seu trabalho revolucionou o quesito. Quando parecia ser impossível trazer o andamento para um momento confortável para bateria e demais componentes ele foi lá, fez e hoje é muito copiado. O “jeito Fafá” é uma das maiores conquistas dos últimos anos da Grande Rio. A atuação da bateria, no ensaio do último domingo, foi divina. Servindo totalmente ao samba-enredo e com paradinhas incríveis.

granderio rua0501 4

Destaque para o samba no pé da musa, Luciene Santinha. Cria da casa, ela mostra a cada ensaio seu amor ao pavilhão da Grande Rio. Sempre muito bonito ver de perto seu carinho com a ala de passistas. Sambista com DNA.