A equipe do CARNAVALESCO, através da série “Eliminatórias”, acompanhou mais uma etapa da disputa de samba-enredo da Unidos de Padre Miguel para o Carnaval 2025. A obra de Marquinho Sorriso foi eliminada. A semifinal acontece na próxima sexta-feira.

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Parceria de Chacal do Sax: O primeiro samba da noite teve a autoria dos compositores Chacal do Sax, Julio Alves, Igor Federal, Caio Alves, Camila Myngal, Marquinhos, Faustino Maykon e Claudio Russo. A torcida compareceu em grande número e cantou bastante o samba. Tinga, o rei das disputas de samba, mandou bem demais na condução do samba. A apresentação começou forte e logo no início o palco jogou para a torcida cantar e obtiveram uma resposta positiva. O refrão de meio foi um grande destaque da apresentação e houve uma grande interatividade com o público e a torcida nas partes “Toca alabê” e “Dobra o alujá”. O refrão principal traz muita força e isso ficou nítido na quadra “Awurê Obá Kaô! Awurê Obá Kaô!/Vila Vintém é terra de macumbeiro/No meu Egbé, governado por Mulher/Iyá Nassô é Rainha do Candomblé!”. Outra parte de destaque, assim como na apresentação da semana retrasada, a chamada para o refrão principal “Ê! Ê! Ilê Iyá Nassô!/Na casa Branca, Bamboxê/Engenho velho de Xangô/Ê! Ê! Ilê Iyá Nassô”. A obra está forte na disputa do Boi Vermelho.

Parceria de Jefinho Rodrigues: A terceira parceria da noite teve autoria dos poetas Jefinho Rodrigues, Samir Trindade, Ribeirinho, Jonas Marques, Dr Castilho, Fábio Bueno, Domingos PS e Igor Leal. A torcida marcou presença e foi uma das mais vibrantes, cantando forte o samba durante o tempo todo. Wander Pires arrebentou na condução do samba e foi um dos grandes destaques da noite. A cabeça do samba foi um grande atrativo, passando bem demais em todas as passadas “Xangôôô…Kaô Xangô/Guia meus passos no alujá/O teu machado rege o tambor/Do teu sangue nasceu Iyá”. O último verso antes de entrar no refrão principal foi berrado pela torcida “Ao final Vila Vintém de pé”. O refrão principal foi explosivo na quadra “Egbé Iyá Nassô Padre Miguel/Congá de Canjerê/O povo pediu meu boi vermelho chegou/Ninguém derruba filho de Xangô”. Outra parte de destaque na obra é quando dá uma acelerada na melodia “Na casa branca terreiro de preto”. O samba teve um rendimento excelente e fez uma apresentação firme e vibrante.

Parceria de Jaci Campo Grande: O penúltimo samba da noite foi composto pelos poetas Jaci Campo Grande, Laio Lopes, Rogerinho, Alex Cruz, Dr Marcelo, Elian Dias, Pablo Paixão e Aurélio Brito. A torcida marcou presença de forma tímida e cantou principalmente o refrão principal. Pixulé foi muito bem na condução e contou com um palco qualificado formado por Igor Pitta, Thiago Britto e Cris Massa. A apresentação da parceria foi superior a outra que tinha feito, pois conseguiram corrigir o problema na entrada do refrão principal que tiveram na semana retrasada. Por falar em refrão principal, ele teve um rendimento satisfatório na quadra. Uma parte de destaque na melodia é no verso “Babá Dankô, o bambuzal que adorna Ketu”. Para chegar a final, o samba vai precisar se superar e entregar uma grande apresentação.

Parceria de Thiago Vaz: O último samba da noite teve a autoria dos poetas Thiago Vaz, W. Corrêa, Richard Valença, Diego Nicolau, Orlando Ambrosio, Renan Diniz, Miguel Dibo e Cabeça do Ajax. A torcida deu um show, cantando muito até mesmo depois de terminar a apresentação. Igor Sorriso e Tem-Tem Jr comandaram o palco muito bem. Aliás, foi mais um palco de destaque nessa noite de eliminatória. Logo no início a parceria largou para a torcida cantar e foi um momento de arrepiar, onde cantaram alto. O samba esbanja riqueza poética e isso fica perceptível logo na cabeça “Eiêô! Kaô kabesilê babá obá!/Couraça de fogo no orô do velho ajapá/A raça do povo do alafin, e arde em mim”. O refrão do meio teve um ótimo rendimento “Vou voltar mainha, eu vou/Vou voltar mainha, chore não/Que lá na Bahia/ Xangô fez revolução”. O preparo para este refrão do meio mais uma vez funcionou. O refrão principal foi um dos maiores destaques, passando muito bem na quadra “No Egbé Vila Vintém, dagô Xangô! Amor que vai além, legado de família/Exemplo de luta sem medo/Voz feminina do gueto/Samba enredo de mãe pra filha”. A virada melódica “Toca o adarrum que meu orixá responde” é outro ponto de destaque. Apresentação de qualidade da parceria que está forte na disputa.