A noite de minidesfile do Grupo Especial, na última sexta-feira, marcou mais do que apenas a prévia do que as escolas de samba levarão para a Sapucaí em 2026. Logo na entrada da Cidade do Samba, o público era recebido por um túnel gigante formado por latinhas enormes da Brahma, pois, para acessar o evento, era preciso passar por dentro dele. A ação, montada especialmente para os três dias de programação, serviu para anunciar uma das grandes novidades da noite: o lançamento do novo design das latinhas oficiais da marca para o Carnaval 2026.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

latinhas brahma4
Fotos: Carolina Freitas/CARNAVALESCO

A coleção, que faz parte da parceria entre Brahma e Rio Carnaval, chega ao terceiro ano homenageando um dos maiores símbolos das escolas de samba: o casal de mestre-sala e porta-bandeira. A gerente de Marketing da Ambev, Renata Pimenfel, explicou que a ideia surgiu da vontade de inovar, mantendo o carinho do público pelas latinhas temáticas.

“Nós temos uma parceria com o Rio Carnaval e estamos indo para o nosso terceiro ano. Desde o primeiro, a forma de homenagear as escolas foi através da nossa lata. Agora, pensamos: o que podemos fazer de diferente? Resolvemos homenagear o mestre-sala e a porta-bandeira, que carregam o símbolo mais importante da escola, que é o pavilhão. A ideia para o design foi trazer novos elementos das escolas para continuar fazendo essa homenagem”.

latinhas brahma
Gerente de Marketing da Ambev, Renata Pimenfel

O resultado, segundo Renata, superou as expectativas. “O balanço é superpositivo. O Carnaval é uma paixão cultural gigantesca, e o brasileiro pulsa muito por esse momento. É um período de muita felicidade para o nosso povo, e poder colocar isso em uma das nossas marcas é superespecial. A gente fica muito feliz de representar as escolas e o carnaval através da latinha de Brahma. Não sei nem colocar em números, mas é mega positivo”.

As novas latas começam a chegar ao grande público já em dezembro. “Vamos começar a vender nos mercados também, nos grandes e nos menores. Todo mundo vai conseguir encontrar as latinhas de Brahma, além das quadras”, confirmou a gerente.

Para o presidente da Liesa, Gabriel David, a iniciativa reforça uma parceria que transformou o carnaval atualmente.

latinhas brahma2

“A parceria com a Ambev é fundamental, mudou a história do carnaval há três anos. Estamos indo para o próximo ano desse contrato, que é muito importante para as escolas. Fico feliz de ter ajudado a construir e espero que dure por muito, muito tempo. Todos os sambistas se identificam com a Brahma. Fico feliz de a Ambev estar entendendo cada vez mais o macroambiente do carnaval, investindo não só na Liesa, mas também nos sambistas e artistas que fazem a festa acontecer. E hoje, em um dia como esse, ver que todos os contratados da ação são sambistas é muito legal”.

A novidade também animou colecionadores, como a enfermeira Viviane Freitas, 42 anos, moradora de Padre Miguel e torcedora apaixonada da Mocidade. Ela contou que guarda suas latinhas com carinho desde que ganhou as primeiras de presente.

latinhas brahma5

“Eu ganhei as minhas latinhas de um amigo que conseguiu para mim nos ensaios técnicos. Ele me deu de presente a da Mocidade e a da Beija-Flor. Eu fiquei muito feliz porque sou nascida em Nilópolis, mas meu coração foi para Padre Miguel, onde criei raízes após me mudar para lá por amor. Esse presente tem um apego emocional muito grande”.

Empolgada com a coleção, Viviane criou até um grupo para troca de latinhas. “Estou guardando as que tenho e fiz um grupo para todo mundo que tiver latinhas e quiser doar ou trocar as repetidas. Pode ser de qualquer lugar, até de fora da cidade”.

Ela também torce para que a ação cresça. “Eu queria latinhas do Grupo de Acesso também. A Série Ouro tem ótimas escolas que lutam muito para estar no Carnaval. Todas são merecedoras, porque, para chegar até aqui, é necessária muita garra. Um espacinho para cada uma seria gratificante”.

O bibliotecário Guilherme Costa, 31, morador de Niterói, também aprovou a iniciativa, especialmente pelo vínculo visual com as escolas.

latinhas brahma6

“Legal essa iniciativa, pois aproxima a marca e as escolas de samba. Conecta de outra forma, além do álcool e da celebração, criando uma identidade visual que tem aderência com a escola do coração. Já vi da Imperatriz, da Mangueira no mercado, nos ensaios de rua. Sempre vende bastante”.

Sobre o design deste ano, Guilherme achou familiar, mas ainda assim bonito. “Achei bacana. Não vi muita diferença do ano passado, mas achei tão bonita quanto. Eu bebo muito pouco, mas pretendo comprar para colecionar”.

latinhas brahma3

Com o túnel de latinhas gigantes fazendo sucesso nas redes sociais e milhares de pessoas passando por ele nos três dias de Minidesfile, a apresentação das novas embalagens virou parte da festa e reforçou o papel da marca dentro do carnaval carioca. Para além da estética, a coleção 2026 reafirma o que Renata, Gabriel e os foliões destacam: a Brahma tem encontrado, nas latinhas, uma forma de celebrar a identidade das escolas e aproximar ainda mais o público dessa paixão nacional que é o carnaval do Rio.