Já no finalzinho da tarde do último sábado, a Botafogo Samba Clube pisou na passarela de desfile do Esquenta da Série Ouro trazendo muita organização de seus componentes, mas com espontaneidade, impulsionada por uma boa apresentação da Ritmo Alvinegro, que ajudou no rendimento do samba. A comissão de frente de João Pedro Santos trouxe três pequenos elementos cenográficos, com cenários floridos e uma tela vazia que era decorada com elementos que havia na parte de baixo, como bromélias, e no final da performance formavam o símbolo da Botafogo Samba Clube, enquanto os componentes, vestidos de pintores, dançavam.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

botafogo minidesfile26 2
Fotos: S1 Comunicação

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diego Moreira e Beatriz Paula, estava vestido de branco e fez uma coreografia mais pautada na dança tradicional, com algumas pontuações em momentos do samba, como no trecho do “Mandacaru”, em que fizeram um xaxado marcado na bossa da bateria. Destaque para Beatriz, com bons giros e bastante intensidade durante a apresentação para o local que representava o júri. O tripé que vinha no início da escola, todo prateado, trazia a imagem do homenageado em pintura e o símbolo da escola.

Sem um grande ponto de explosão, o samba teve no intérprete Nêgo e no time de vozes de apoio da Botafogo um trabalho de destaque na melodia, principalmente nos momentos mais melodiosos, como na segunda do samba, a partir do trecho “Vem contemplar as bromélias”. O canto da comunidade teve um rendimento regular, com maior destaque para as alas iniciais.

botafogo minidesfile26 1

Na evolução, a equipe da Botafogo teve um bom cuidado com o deslocamento das alas e com a organização, que definia bem onde começava e terminava cada ala, isso sem deixar o passo marcado e sem cortar a alegria dos componentes. A bateria Ritmo Alvinegro, agora de volta com mestre Marfim no comando, fez uma bossa de xaxado na parte do “Mandacaru”. Antes do desfile, a rainha Wenny Iza surgiu em uma plataforma toda florida e saudando o público da Cidade do Samba; em seguida, foi coroada pelo David Brazil. Em 2026, a Botafogo Samba Clube vai abrir o sábado de carnaval com o enredo “O Brasil que floresce em arte”.