A Botafogo Samba Clube, que estreia na Série Ouro, no Carnaval 2025, emitiu uma nota repudiando uma decisão que determina a retirada imediata da identificação de nossa agremiação na fachada do barracão de alegorias, localizado na Rua Catumbi, esquina com a Rua Frei Caneca. Veja abaixo.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
![Botafogo Samba Clube repudia decisão de tirar identificação da escola da fachada do barracão 1 fachada botafogo](https://carnavalesco.com.br/wp-content/uploads/2025/02/fachada_botafogo.jpg)
“A Botafogo Samba Clube vem a público manifestar seu total repúdio ao ofício assinado pela Sra. Silvia Mizrahi, coordenadora de Licenciamento e Fiscalização da Prefeitura do Rio de Janeiro, que, sem respeitar o direito à ampla defesa e ao contraditório, determinou a retirada imediata da identificação de nossa agremiação na fachada do barracão de alegorias, localizado na Rua Catumbi, esquina com a Rua Frei Caneca.
A justificativa apresentada, baseada na suposta necessidade de preservar a paisagem da cidade, é completamente infundada. É de conhecimento público que a associação que administra o espaço público cedido pela Prefeitura comercializa amplamente áreas para publicidade de patrocinadores, incluindo banners e telões em toda a Avenida Marquês de Sapucaí e na Praça da Apoteose. No entanto, a Botafogo Samba Clube está sendo alvo de um claro tratamento desigual, justamente às vésperas do Carnaval.
Causa estranheza que, nos últimos dias, representantes dessa associação tenham solicitado a retirada do banner do barracão da Botafogo Samba Clube alegando que contrariaria interesses comerciais e poderia aparecer na transmissão da empresa responsável pela exibição oficial do Carnaval. Agora, recebemos um ofício da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização, assinado pela Sra. Silvia Mizrahi, exigindo a mesma medida, reforçando a impressão de que a máquina pública está sendo utilizada para atender a interesses privados.
Se o objetivo da Coordenadoria fosse realmente garantir a preservação da paisagem urbana, a mesma regra deveria ser aplicada a todas as publicidades exibidas na região. No entanto, o que se vê é um rigor seletivo contra nossa agremiação, enquanto camarotes e patrocinadores do evento continuam exibindo suas marcas sem qualquer impedimento.
Ainda mais grave é a tentativa de intimidação contida no documento, que sugere uma possível ação legal por suposto crime de desobediência. A Botafogo Samba Clube sempre atuou dentro da legalidade e exige o mesmo respeito e tratamento isonômico concedido às demais entidades envolvidas no Carnaval do Rio de Janeiro.
Diante disso, deixamos claro que não aceitaremos essa tentativa de censura disfarçada de fiscalização e tomaremos todas as medidas cabíveis para garantir que nossos direitos sejam respeitados. O Carnaval é do povo, e não de interesses privados que tentam se sobrepor ao que é justo”.