728x90
InícioSérie OuroBotafogo Samba Clube é uma grata surpresa com bom desempenho do casal...

Botafogo Samba Clube é uma grata surpresa com bom desempenho do casal e samba na ponta da língua

Alegria dos componentes foi a marca do ensaio técnico da estreante da noite na Sapucaí

Por Matheus Vinícius e fotos de Magaiver Fernandes (Colaboraram Allan Duffes, Luiz Gustavo, Carolina Freitas, Juliana Henrik, Marielli Patrocínio e Marcos Marinho)

Recém-chegado à Série Ouro, Botafogo Samba Clube esbanjou alegria e vontade de ficar nesta divisão nesta última noite de ensaios técnicos. A estreante abriu as apresentações da noite com uma comissão de frente satisfatória, o 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira encantador e se destacando pelo empenho dos componentes em cantar o samba-enredo. O principal ponto de atenção que a escola deve ter é no quesito Evolução para evitar formação de buracos entre alas, como ocorreu durante o ensaio.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

O Botafogo apresentará na Sapucaí o enredo “Uma Gloriosa História em Preto e Branco”, desenvolvido por Alex de Souza, uma narrativa que irá desde a formação do bairro Botafogo até a história do clube de futebol de onde a escola se originou.

“É a nossa estreia e foi muito bom, estou muito contente. A escola cantando, evoluindo, é o reflexo do trabalho que a gente vem fazendo lá toda sexta-feira, muito sacrifício mas a gente está muito feliz, muito bom. A escola está motivada, preparada e a gente vai vir fazer um grande Carnaval, com respeito às coirmãs, mas a gente veio para ficar, a gente não veio aqui só de passagem não e almejar com o tempo, fazendo um bom trabalho, coisas maiores. Pode esperar muita energia, muita vibração, aquela mesma vibração que a gente tem pelo nosso Botafogo, a gente vai trazer para a avenida. É futebol, é samba, é paixão e é com essa paixão que a gente vai desfilar”, analisou Válber Frutuoso, diretor de carnaval.

Comissão de Frente

botafogo et25 8

A comissão do coreógrafo Jardel Augusto Lemos simulava um time de futebol em todos os seus momentos de glória e de dificuldade. O clímax da comissão se dava na encenação do momento do gol. Nas partes de dança conjunta, os integrantes tiveram sincronia e executaram com precisão os passos. Mas em outros momentos, a ideia era que cada integrante simbolizasse em câmera lenta uma situação específica de um jogo – uma contusão, uma defesa de gol, uma falta, entre outras – e isso pode gerar confusão no público que assistiu.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O vento não abalou o casal Diego Moreira e Beatriz Paula. Mestre-sala e porta-bandeira fizeram um bom uso do espaço com um bailado alegre e bem executado. Diego e Beatriz apresentaram passos ágeis e leves, dentro de características tradicionais do quesito. O casal avaliou o ensaio desta noite e falou sobre as expectativas para o dia do desfile.

“Estamos dançando juntos há cinco anos. Entrei na escola em 2019 para o Carnaval de 2020, e o Diego está conosco desde a primeira vez na Intendente. Por isso, estamos ansiosos para este carnaval. Sempre buscamos dar a nota máxima para a escola na Intendente, e este ano não será diferente. Estamos trabalhando arduamente, e o barracão está deslumbrante. As fantasias estão realmente lindas, e tenho certeza de que a Botafogo realizará um desfile magnífico, surpreendendo a todos no dia 28! A fantasia e todos os elementos estão leves, graças a Deus. O Alex criou uma roupa linda, bem diferente do que estamos acostumados a usar. Um spoiler que posso dar é que vocês não nos verão de preto e branco. Vamos surpreender com cores vibrantes, que acredito que serão bem impactantes!”, declarou Beatriz Paula.

botafogo et25 10

Diego Moreira complementou e disse que não tem medo de arriscar. “O coração não consegue explicar! Além de defendermos nosso amor pelo samba, também defendemos, através do samba, nosso amor pelo futebol, que está em nosso coração alvinegro. A expectativa é a melhor possível. Já trabalhamos juntos por muito tempo, graças a Deus. Estamos fazendo de tudo para agradar tanto o povo do carnaval quanto nossa gloriosa torcida! Podemos fazer mudanças, sim, porque somos muito detalhistas. Quando percebemos que algo não está de acordo com nosso gosto, não hesitamos em alterar. Ontem já fizemos mudanças em relação a hoje, e se for preciso mudar novamente, não temos medo de arriscar, faremos, sim!”, acrescentou o mestre-sala.

Harmonia

Um ponto alto do ensaio foi observar que a maioria dos componentes estava cantando o samba, revelando uma Harmonia satisfatória. O carro de som liderado por Emerson Dias também fez um trabalho muito competente que se encaixou com a alegria que este samba pede.

“Foi um ensaio digno, alegre e vibrante. O samba estava surpreendentemente na boca do povo, mostrando que a escola está muito feliz de estar pela primeira vez na Marquês de Sapucaí. Fiquei muito feliz com a torcida acompanhando o canto. Deu tudo certo. Viemos para ficar e arrepiar”, afirmou Emerson Dias.

Samba

botafogo et25 1

A composição de Aline Bordalo, Ricardo Goes, Gutemberg Kunta, Julinho Dojuara, Mauricio Almeida, Fernando de Lima, Daniel Bomfim e Serginho Machado combinou com o estilo do intérprete Emerson Dias cantar. É um samba que faz sentido para agremiação e alegra os componentes. Os pontos mais fortes, além dos refrões, são os trechos “Lalá, nosso hino virou poesia! // E ser escolhido por ti me arrepia” e “Eu vou pro Niltão com a massa // Pra levantar mais uma taça // Atletas que o mundo aplaudiu, que constelação! // Meu time virou seleção!”.

Evolução

botafogo et25 7

A Estrela Solitária do samba trouxe componentes animados para este ensaio, realmente foliões. Porém, a escola precisa se atentar com os espaçamentos entre os componentes, para evitar uma evolução confusa e descaracterização de alguma ala. Próximo ao segundo recuo, um ônibus, que representava um carro, abriu distância da ala da velha-guarda que vem atrás.

Outros Destaques

O mestre de bateria, Branco Ribeiro, fez sua estreia na escola com um trabalho competente e por vezes ousado, com direito a paradinhas ao estilo apagão, para deixar o público cantar.

“Nós viemos ensaiando em um processo de implantação de identidade de bateria desde abril. Hoje, aqui, a gente está colhendo os frutos do nosso trabalho. Obviamente que a gente tem uma galera aqui, uns amigos que ajudam a gente. A gente pode hoje falar que é independente. A gente tem mais de 70% de ritmistas da nossa própria bateria. É algo de muito orgulho. E, que agora, a nossa tentativa é ajustar mínimos detalhes para poder aparecer no dia 28 de fevereiro com a máxima performance. Temos a questão das pessoas que chegaram ao nosso trabalho, agora recentemente, que vão se adequar hoje, e tiveram experiência de contato com as nossas paradinhas e isso, requer a correção é uma avaliação individual”, explicou o mestre.

- ads-

Aclamada pelo povo! Mayara Lima, rainha de bateria do Tuiuti, e a arte de sambar

Um dos grandes destaques do carnaval do Rio de Janeiro, Mayara Lima, rainha de bateria do Paraíso do Tuiuti, conquistou o título após impressionar...

Série Barracões: Tijuca busca transformação, reverencia sua juventude e pavilhão ao contar história de Logun-Edé

Edson Pereira foi o primeiro carnavalesco a ter o contato renovado para o Carnaval 2026. Demonstra a confiança que a escola, através do presidente...

Freddy Ferreira: ‘ensaio técnico profundamente emocionante da bateria do Império Serrano’

Um ensaio técnico profundamente emocionante da bateria "Sinfônica do Samba" do Império Serrano, sob o comando de mestre Vitinho. Foi possível flagrar alguns ritmistas...