Em um ano marcado pelo reencontro com suas raízes, pela homenagem ao eterno mestre Laíla no enredo do Carnaval 2025, pela despedida da sua voz maior, Neguinho da Beija-Flor, e após completar 76 anos em dezembro, a Beija-Flor de Nilópolis promove um ensaio especial que eterniza personalidades fundamentais na consolidação dessa “comunidade que impõe respeito”. A celebração exalta aqueles que ajudaram — e continuam ajudando — a construir a trajetória “maravilhosa e soberana” da escola, reconhecida como um dos maiores símbolos do carnaval brasileiro.
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Com uma história erguida sobre os pilares da resistência, da representatividade e do compromisso social, a Beija-Flor destaca neste ensaio a contribuição de figuras essenciais para sua construção, “erguendo um castelo nos pilares de cabana” e devolvendo ao povo preto o protagonismo que lhe é de direito. A celebração enaltece, individual e coletivamente, aqueles que transformaram a azul e branca de Nilópolis no “rolo compressor” da Sapucaí, acumulando mais de 14 títulos e protagonizando desfiles históricos.
Inspirada na icônica capa do álbum Tropicália ou Panis et Circensis (1968), a imagem central do ensaio recria o conceito da fotografia original, reunindo 14 figuras essenciais na trajetória da escola em uma composição simbólica e repleta de significado.
Entre os homenageados estão nomes icônicos da Beija-Flor, como Anísio Abrahão David, presidente de honra; o presidente Almir Reis; o casal de mestre-sala e porta-bandeira Claudinho e Selminha Sorriso; as ex-rainhas de bateria Neide Tamborim, Raíssa de Oliveira e Sonia Capeta; o primeiro passista, Cassio Dias; os mestres de bateria Rodney e Plínio; a baluarte Tia Débora Rosa; e a musa Pinah, a “Cinderela Negra”. Além disso, os tradicionais fios de conta de Laíla aparecem nas mãos de Cassio, enquanto João Reis, o mais antigo profissional do barracão, segura um retrato do lendário carnavalesco Joãosinho Trinta. Cada um deles representa um capítulo essencial da história da escola, seja na avenida ou nos bastidores, perpetuando sua tradição com força e dedicação.
Para o presidente Almir Reis, o ensaio reflete um momento de reafirmação da identidade da Beija-Flor. “É fundamental olharmos para dentro, resgatarmos nossa essência e mostrarmos quem somos. Pra mostrar que ‘Ainda Estamos Aqui!’. Um oitavo lugar está muito longe do que essa escola merece, e é olhando para nossa história e nossa comunidade que vamos seguir impondo respeito”, afirma.
As imagens foram registradas pelo fotógrafo paulistano Eduardo Vieira, especialista em retratos, que capturou com sensibilidade a força e a grandiosidade de cada baluarte. O lançamento do ensaio acontece pouco mais de uma semana antes do desfile oficial, reforçando o espírito de união e a conexão com a história da escola no momento em que a Beija-Flor se prepara para mais uma apresentação na Sapucaí.
Mais do que um ensaio fotográfico, este projeto reafirma o compromisso da Beija-Flor com seu passado glorioso e com a continuidade desse legado no futuro. Cada imagem é um tributo à força de uma comunidade que, geração após geração, carrega no peito o orgulho de ser “de sangue azul, nilopolitano!”.
Em 2025, a Beija-Flor de Nilópolis será a segunda escola a entrar na avenida na segunda-feira de Carnaval, dia 3 de março. O enredo, “Laíla de Todos os Sambas, Laíla de Todos os Santos”, homenageia o grande diretor de Carnaval Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, eternamente conhecido como Laíla.