O departamento cultural da Beija-Flor de Nilópolis, sob a liderança da renomada porta-bandeira Selminha Sorriso, tem o prazer de anunciar a próxima edição de sua série de Rodas de Conversa. Após homenagear grandes nomes da cultura afro-brasileira, o projeto agora foca em suas próprias personalidades, proporcionando um encontro da juventude da Beija-Flor com os grandes baluartes que fizeram história na escola de samba.

beijaflor disputa
Foto: Eduardo Hollanda/Beija-Flor de Nilópolis

A próxima Roda de Conversa, que acontecerá neste sábado, dia 13 de julho, será uma homenagem especial a Neguinho da Beija-Flor, um dos mais importantes intérpretes da escola. Este evento busca celebrar a vida e o legado de Neguinho, cuja trajetória é marcada por uma voz potente, carisma e uma dedicação incansável à Beija-Flor e ao Carnaval carioca.

“Essa roda vai acontecer falando de personagens marcantes da história do Brasil que sofreram apagamento. Nós temos que lutar para que eles não sejam esquecidos. Mas também temos que ter cuidado com os nossos. Pensamos em olhar para quem foi do século XIX, por exemplo, Luiz Gama, que será um dos nossos personagens, mas e os nossos ali que estão dentro da nossa casa?”, destaca Selminha Sorriso, diretora cultural da Beija-Flor de Nilópolis.

Os encontros serão realizados quinzenalmente, sempre nas manhãs de sábado, na quadra da Deusa da Passarela, localizada em Nilópolis. Esta edição especial dedicada a Neguinho da Beija-Flor será uma oportunidade única para os jovens sambistas conhecerem de perto suas histórias, aprendizados e contribuições.

A Beija-Flor de Nilópolis considera essencial transmitir o legado de Neguinho da Beija-Flor e outros ícones da cultura popular às gerações futuras. Estas Rodas de Conversa são mais do que uma celebração; são uma missão de preservação e educação. Nomes como Haroldo Costa e Laíla serão temas de encontros futuros.

A Roda de Conversa dedicada a Neguinho da Beija-Flor acontecerá neste sábado, às 10h, na quadra da Beija-Flor, localizada na Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1028, em Nilópolis. O evento é gratuito e todos estão convidados a participar deste momento único de aprendizado e reverência aos mestres do samba e do Carnaval.