InícioSão PauloBateria, evolução e festa da torcida se destacam no ensaio da Vila...

Bateria, evolução e festa da torcida se destacam no ensaio da Vila Maria

Por Matheus Mattos. Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

Segunda agremiação do grupo especial a realizar o ensaio no último sábado, a Vila Maria mostrou domínio dos quesitos que se destacaram nos primeiros treinos, como bateria, casal e evolução. A escola abriu o último técnico com uma faixa escrita: “Força, China. Estamos unidos em orações por vocês”. A mesma faixa também estava na arquibancada do setor B, junto à “Torcida da Vila”, que deu um show, principalmente durante a passagem da bateria. Os torcedores levaram fumaça nas cores da escola, sinalizadores, bandeirão e confetes, e animaram a escola na avenida.

“A Vila Maria vem nessa ascensão, então não devemos fazer tudo no primeiro ensaio, nem tudo no segundo ensaio, tem que ter essa evolução e ficou clara nos três últimos ensaios, e com certeza no último ensaio vai colocar o resto do tempero de volta, vamos cada um vestir as nossas fantasias. E com certeza com a alegria de boas alegorias, fantasias, de um som bonito da arquibancada vai ser o que falta e nós vamos passar distribuindo alegria, sentimento positivo pra todo mundo e aqui no final ter a certeza de missão cumprida e colocar um pouco da mão nessa taça”, disse o presidente Adilson José.

Comissão de frente

vilamaria 0802 3

Diferente dos últimos ensaios, o quesito não trouxe as bailarinas chinesas que acompanhavam. Apenas os 7 componentes evoluíram. Eles, no caso, trouxeram leques nas mãos, todos com entrosamento bem trabalhado. Impressão foi comprovada pelo som que o objeto fazia quando aberto. A comissão evoluiu com roupas características do tema, os demais com Verde e o personagem principal com azul, e rabo amarelo.

Harmonia

vilamaria 0802 6

O quesito mostrou evolução em comparação aos dois primeiros, porém nota-se ainda componentes com falta de intimidade com a letra do samba. Algumas alas, por exemplo, cantam mais que as outras com uma diferença considerável. A primeira ala, logo atrás da comissão de frente, chamou a atenção no treino. No segundo, as meninas se destacaram pela evolução, dessa vez o destaque se da no canto. Elas não gritaram, e cantaram o samba de forma clara e objetiva.

Evolução

vilamaria 0802 5

A escola adotou um estilo de andar um pouco mais lento e cadenciado. A entrada no recuo foi realizado com destreza, o único ponto é que durante a reposição, a ala da frente andou antes da correção. Um detalhe que não afetou o desempenho do quesito. A “ala jovem”, localizada no terceiro setor, trouxe dois dragões, iguais aos usados na cultura chinesa. Os componentes também realizavam coreografias e se destacaram na noite.

Bateria

vilamaria 0802 1

Postura ousada, valorização do andamento durante o recuo e bossas recheadas de informações, fizeram a bateria também um dos destaques. A bossa do segundo refrão, que tem movimentação de braços dos ritmistas, se destacou, mas de forma diferente em relação ao último técnico. Dessa vez, a proposta foi executada por toda escola e até pela arquibancada. Um efeito visual bacana e bem pensado.

Os ritmistas vestiam uma camiseta preta e boné, no caso das mulheres, uma tiara com pena pendurada. Depois de ter cruzado a avenida, a batucada voltou e se curvou em respeito as chineses.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

vilamaria 0802 2

O casal, Bruno Matias e Tatiana dos Santos, trouxe muita simpatia e bailado com toques de modernidade. Mesmo sendo a estreia da dupla, ambos mostram passos bem elaborados e expressividade no rosto, principalmente no mestre-sala. A dupla utiliza um espaço considerável pra efetuar a dança. O casal vestiu roupa tradicional, terno e vestido, com as cores da agremiação.

Samba-enredo

vilamaria 0802 4

A ala musical da Vila Maria trouxe uma novidade que não apareceu nos dois últimos ensaios. Durante a passagem do trecho “É fascinante, sonho real”, alguns cantores realizaram um pequeno contracanto. O intérprete Wander Pires estava bem à vontade. Brincou com sambistas dos primeiros setores e, no recuo, cantou dentro da bateria e ao lado do Moleza.

Outros destaques

vilamaria 0802 7

As meninas que se localizam ao lado do abre-alas se destacaram. No último ensaio elas também foram pontuadas pela coreografia, dessa vez a quantidade chamou atenção. O número cresceu e fortaleceu a expectativa de impacto durante o desfile.

Outro destaque ficou por conta da Ala das crianças. Elas se encontram na quarta alegoria e, mesmo assim, tem coreografias que mais passa a impressão de brincadeira.

- ads-

Mayara Lima lota mais de 15 turmas em tour de workshops de samba no pé na Europa

A rainha de bateria do Tuiuti, Mayara Lima, embarcará neste mês para um tour internacional de workshops. Durante aproximadamente um mês, a dançarina ministrará...

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...