InícioSão PauloBateria é novamente destaque no ensaio técnico do Rosas de Ouro

Bateria é novamente destaque no ensaio técnico do Rosas de Ouro

Por Gustavo Lima. Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

A Sociedade Rosas de Ouro realizou no Sambódromo do Anhembi, na noite de quinta-feira, seu segundo ensaio técnico para o carnaval de 2020. O destaque do ensaio novamente foi a Bateria com Identidade, que executou muitas bossas, de todos os tipos, mostrando bastante repertório. O canto da escola também foi outro destaque, apesar de ter abaixado consideravelmente o número de componentes em relação ao primeiro ensaio, talvez, devido à chuva e horário, além de ser em dia de semana, o que dificulta a presença de algumas pessoas. No geral, foi um ensaio seguro e satisfatório para a comunidade de Brasilândia.

“Na verdade, este ensaio firmou e amadureceu. Claro que a gente tem alguns segredos e surpresas que não podemos falar, mas que serão vistas no desfile oficial. Eu fiquei pela lateral e vi todo mundo cantando, gostei e dou 10 para a comunidade de harmonia”, disse a presidente Angelina Basílio.

rosas3001 1

Samba

O samba da agremiação tem uma das melhores letras do ano, pois passa uma bela mensagem de paz. O enredo é “Tempos Modernos”, mas a ideia da escola foi optar por uma obra que tenha uma visão positiva da tecnologia no futuro e que seja algo benéfico aos seres humanos. Também vale destacar a longevidade do intérprete Royce do Cavaco, que tem a cara da escola e está no carnaval de São Paulo há mais de 40 anos, sendo a maior parte dele no Rosas de Ouro.

rosas3001 5

“Eu acho que hoje não serviu como referência. Quinta-feira, um dia atípico, choveu, a maior parte da comunidade não veio, até por questões particulares. Dia 8 será um grande termômetro, nosso último ensaio técnico, e hoje acabou muito se divertindo, mas assim, animação foi muito legal, a bateria veio bem, o samba é forte, e nossa aposta é nisso, além de um carnaval surpreendente em termos de alegoria e fantasia. Hoje, na verdade, foi pra observar algumas coisas técnicas, então não vai servir muito como referência do que o Rosas vai ser na avenida. Sobre o samba, é realmente um dos melhores, uma melodia diferente daquilo que é comum em samba-enredo, isso que é bacana, e tem muito recurso harmônico, vocal e fica gostoso trabalhar assim”, disse o intérprete Royce do Cavaco.

Bateria

A bateria de mestre Rafa foi mais uma vez o destaque do ensaio, novamente executando muitas bossas com um andamento para cima. Destaque para o desenho dos agogôs e repiques, este último é mais notório dentro da bateria. A ala também executou novamente uma entrada no recuo bem incomum, os ritmistas trocavam de posição e saíam do recuo com a escola passando, isso foi repetido duas vezes, dando um belo aspecto visual.

“Temos algumas coisas pra arrumar, pecamos em andamento hoje, mas até o dia a gente vai arrumar, porque mexemos na afinação dos instrumentos, quanto mais baixo, menos andamento você adquire, mas eu acho que foi legal, foi mais limpo do que a semana retrasada. Estamos evoluindo, trabalhando e acho que vai dar tudo certo até o dia do desfile, eu sempre falo isso, não tem nenhuma bateria pronta, a gente chega no dia e se pegar um som e clima ruim e acontecer alguma coisa, vai tudo pro buraco. Acho que a gente está evoluindo a cada dia, às vezes pecamos em algumas coisas, mas no geral foi bom, estou satisfeito e a comunidade gosta da bateria que a escola tem. Sobre a entrada no recuo, é uma coisa deixada pelo Jorge Freitas e algumas escolas fazem, a Mancha faz, Dragões, porque o Tornado trabalhou com o Jorge. Só que a gente incrementou mais, a gente bate e volta e em vez de parar, a gente sai e volta, faz aquela festa ali dentro e tem dado certo também”, declarou o mestre Rafa.

rosas3001 7

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Everson Sena e Isabel Casagrande demonstram cada vez mais estarem sincronizados. A porta-bandeira tem mais tempo de Rosas de Ouro, mas será a estreia do mestre-sala e, apesar disso, estão mostrando um grande entrosamento a cada ensaio. Vale destacar que o casal irá vir na frente da bateria e não à frente do abre-alas como é corriqueiro nas demais escolas.

rosas3001 2

Evolução

O Rosas de Ouro passou bem e não cometeu erros que possam prejudicar o desfile. A escola para por um momento pela questão da entrada no recuo da bateria ser mais demorada, mas não é algo que prejudique, pois o regulamento só penaliza quem aumenta as passadas, o que não ocorreu. Se mostrou organizada em suas alas, cada componente identificado com sua camiseta e algumas usavam adereços de mão. No mais, a escola passou bem neste quesito.

rosas3001 6

Harmonia

A agremiação tem o histórico de cantar forte sempre e não foi diferente neste ensaio, apesar de estar menos numerosa em relação ao treino passado. Anteriormente, a escola ensaiou sem as caixas de som funcionando por inteiro no Anhembi, se baseando apenas no carro de som, e isso fez com que algumas alas cantassem diferente das outras, mas agora com toda estrutura funcionando, o Rosas de Ouro mostrou entrosamento e não houve nenhum erro desse tipo.

rosas3001 3

Comissão de Frente

rosas3001 4

A comissão da escola fez uma apresentação intercalando coreografia com apresentação teatral. A ala mostrou uma encenação com muita alegria, destaque para o tripé, onde os integrantes ficavam pendurados em uma barra, aparentemente uma demonstração circense. Segundo o carnavalesco André Machado, a comissão de frente irá representar o que vem no desfile inteiro, dando ênfase às revoluções industriais.

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...