728x90
InícioSão PauloBateria e mestre-sala e porta-bandeira mostram suas credenciais no primeiro ensaio do...

Bateria e mestre-sala e porta-bandeira mostram suas credenciais no primeiro ensaio do Império de Casa Verde

Alas compactas para sucesso da evolução é outro destaque do treino

Por Gustavo Lima e fotos de Fábio Martins

O Império de Casa Verde abriu na noite do último sábado a sua série de três ensaios técnicos que irá realizar na temporada. O ‘Tigre Guerreiro’ da Zona Norte teve como destaque em seu treino o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rodrigo e Jéssica, e também a bateria “Barcelona do Samba”, de mestre Zoinho, completando 20 anos de passarela com a agremiação. Em relação ao casal, houve uma sincronia enorme dentro da coreografia do samba. O entrosamento da dupla, que vem de anos, está em dia. Do lado da batucada, o andamento para frente, todos os naipes em destaque e as bossas realizadas, foram de suma importância para obter o sucesso no treino. Também dá para destacar a compactação das alas dentro da evolução, pois isso no dia oficial é primordial para alcançar a nota máxima. Com o enredo “Cantando Contos. Reinos da Literatura”, a escola da Zona Norte será a segunda a desfilar no sábado de carnaval. Quem assina o desfile é o carnavalesco Leandro Barboza.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

‘’A análise é positiva. Por ser um primeiro ensaio, tiveram oscilações. Já me disseram que uma hora o som chegou atrasado ali, eu até senti uma hora aqui na frente e consegui buscar rápido. No geral, acho que eu vi uma escola vibrante, uma escola que cantou.Temos uma semana aqui para conversar, para ajustar, para olhar aqui onde a gente acertou e ajustar”, avaliou o diretor de harmonia, Serginho.

ImperioCasaVerde et 1 1

Comissão de frente

A ala coreografada por Anderson Rodrigues, especificamente neste último ensaio entrou na pista representando o ‘gelo’. Os bailarinos foram divididos em dois grupos com fantasias diferentes. Os dançarinos da frente executavam as coreografias dentro do samba, enquanto o de trás servia como uma espécie de guardião. Foi uma comissão de frente um tanto simples para o que pede o enredo. Dá para arriscar a dizer que não é a definitiva, pois são três ensaios técnicos e o coreógrafo Anderson Rodrigues pode surpreender nos próximos.

ImperioCasaVerde et ComissaoFrente 1

Mestre-sala e Porta-bandeira

O renomado casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rodrigo e Jéssica firmam uma parceria de sucesso há muitos anos. Sendo assim, para 2025, dá para notar que esse casamento continua intacto e que, sem dúvida, é um quesito que a escola pode contar de olhos fechados.

ImperioCasaVerde et PrimeiroCasal 3

Dentro da dança, o casal mostrou bastante sincronia dentro do samba. Se viu uma coreografia bem elaborada no ritmo e no significado da letra. Todo e qualquer movimento de giros foi executado com máximo êxito, bem como as extensões do pavilhão para o público e cabine de jurados.

Harmonia

É um samba curto que é fácil de cantar, e por isso a comunidade imperiana conseguiu executar o canto de forma satisfatória e sincronizada, embora a potência de volume entre as alas oscilou. Há de se destacar a última ala, antes da última marcação de alegoria, que se destacou por seu empenho no canto o ensaio inteiro. Os componentes colocavam mais força na voz dentro do refrão de cabeça, que por sinal exalta bastante a agremiação.

O diretor de harmonia Serginho analisou a escola como vibrante, e comentou sobre manter a mesma pegada no próximo ensaio. “Precisamos manter a vibração, o canto e bateria no mesmo nível, deixando a escola mais dançante”, comentou.

ImperioCasaVerde et DiretorHarmoniaSerginho 2

Evolução

Foi um quesito positivo do treino por um aspecto: Se viu uma escola compacta. Usando uma hipérbole, dá para dizer que era impossível abrir um buraco entre alas e fileiras devido a tamanha organização dessa evolução. Havia alguns movimentos dentro do samba, mas o departamento de harmonia aparentemente decidiu não apostar em coreografias, com o objetivo de deixar os desfilantes soltos na pista.

ImperioCasaVerde et 9 1

Samba

Dentro do seu samba-enredo, a escola usa os contos e personagens de fábulas, filmes e séries para fazer críticas à sociedade, ao mesmo tempo questionando estereótipos dentro dessas obras.

ImperioCasaVerde et InterpreteTinga 1

Dito isso, o rendimento da trilha-sonora do Tigre na voz do Tinga foi satisfatório. É um intérprete que está se doando ao máximo para levantar o astral da comunidade. A ala musical também o auxilia muito bem, pois conta com músicos de alto nível, como Tiago Nascimento, Fabiano Sorriso, entre outros. O Império é uma entidade que dá uma forte atenção a esse segmento.

Outros destaques

ImperioCasaVerde et MestreZoinho 2

Um espetáculo à parte, a bateria “Barcelona do Samba”, comandada por mestre Zoinho, que está completando 20 anos de passarela com o Tigre Guerreiro, executou bossas e mostrou um andamento digno desta longevidade. Foi o principal olhar do treino técnico nesta noite. A rainha Theba Pitylla, com muito samba no pé, mostrou criatividade na sua fantasia, que foi vestida de ‘preta de neve’.

“Hoje o ensaio foi muito bom, mas ainda está uns 70, 80%. vamos ajustar algumas coisas na bateria, algumas escapadas, algumas falhas para o próximo ensaio ser muito melhor. Fazer algumas reuniões com a diretoria, ver os pontos positivos, os pontos negativos e tentar consertar para o próximo ensaio. Manter essa garra, dedicação, empenho, alegria, essa concentração da galera”, disse mestre Zoinho.

ImperioCasaVerde et RainhaTheba 3

As baianas desfilaram comandadas pela Bah, que carrega o porta-estandarte da ala. As mães do samba foram vestidas no modo tradicional e ‘benzendo o povo na avenida’, jogando água de cheiro com plantas. Um gesto muito significativo, que é derramar axé nos sambistas.

ImperioCasaVerde et 19

Quase todas as alas carregaram objetos nas mãos, o que deu um belo contraste na passarela. A cabeça de um tigre gigante foi levada para o ensaio e colocada no começo da pista, mostrando as credenciais com o símbolo maior da agremiação. A ala das crianças, que ficou situada na primeira marcação da alegoria, cantou bastante e mostrou bastante energia.

Colaboraram Naomi Prado, Nabor Dalvagnini, Lucas Sampaio e Will Ferreira

Veja mais imagens do ensaio

ImperioCasaVerde et 11 1 ImperioCasaVerde et 7 2 ImperioCasaVerde et 13 1 ImperioCasaVerde et 18 ImperioCasaVerde et 12 1 ImperioCasaVerde et 14 1 ImperioCasaVerde et CarnavalescoLeandro ImperioCasaVerde et ComissaoFrente 2

- ads-

Série Barracões SP: em aquarela, Dragões da Real canta o ciclo da vida

O carnaval de São Paulo foi imensamente impactado no dia 16 de abril de 2024. Jorge Marcos Freitas Neto, o Jorginho Freitas, filho de...

Série Barracões SP: A grande jogada da Rosas de Ouro para contar a história dos jogos

A Rosas de Ouro convida o mundo do samba a conhecer a história dos jogos. Buscando o reflorescer para voltar aos tempos áureos, a...

Série Barracões SP: Primeira da Cidade Líder exalta Oxóssi nos 40 anos do renascimento de Pai Tinho no candomblé

Quatro décadas do nascimento espiritual de um babalorixá muito querido pelos sambistas paulistanos. No carnaval de 2025, a Primeira da Cidade Líder levará para...