InícioGrupo EspecialBateria da Imperatriz faz ensaio energético e um dos melhores de mestre...

Bateria da Imperatriz faz ensaio energético e um dos melhores de mestre Lolo no setor 11

Casamento musical refinado entre “Swing da Leopoldina” e Pitty de Menezes promete potência sonora avassaladora

A bateria “Swing da Leopoldina” (SL) da Imperatriz Leopoldinense realizou na noite de segunda-feira seu ensaio do setor 11. O treino no campo oficial de jogo serviu para dar confiança e um gás a mais para o ensaio técnico da escola, que está marcado para o próximo sábado na Sapucaí.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

imperatriz setor11 3
Foto: Nelson Malfacini/CARNAVALESCO

Em bate papo informal após o ensaio do setor 11, mestre Lolo exaltou a possibilidade de fazer mais esse treino e revelou ter ficado satisfeito com o resultado final, que juntou um quórum considerável da bateria “SL” e foi importante para os ajustes finais visando um bom desempenho no sábado. É possível dizer que a largada do samba da Rainha de Ramos será um dos pontos altos de todo o carnaval carioca, graças ao entrosamento musical entre carro de som e ritmo, além de uma energia única que cada ritmista e componente tende a colocar naquele momento. Mesmo com tanta pressão nesse início, o maior mérito da bateria da Imperatriz foi controlar a emoção e euforia para não subir o ritmo correndo, fato que deixou o samba-enredo num andamento confortável durante todo o ensaio.

imperatriz setor11 2

Interpelado sobre se essa é a maior fase musical da história da Imperatriz, mestre Lolo preferiu educadamente se esquivar. Disse trabalhar visando potencializar o samba-enredo, além de pensar sempre no componente da escola nas suas criações musicais. Mesmo sendo constantemente elogiado pela fase atual da bateria “Swing da Leopoldina”, sua postura é comedida e humilde diante disso. Seu objetivo, portanto, é fazer um trabalho bom para todos, sejam diretores, ritmistas, desfilantes ou mesmo torcedores da escola. O caminho atual parece estar agradando em cheio a maioria dos envolvidos.

Perguntado se o clima lá no alto da bateria da Imperatriz, sempre descontraída e irreverente, tem influenciado positivamente as exibições, mestre Lolo é taxativo em responder que sim. Diante de uma grande doação de tempo, além dos gastos gerados e um acúmulo de ensaios considerável uma exigência do mestre é que seus ritmistas se divirtam pela pista.

O clima de felicidade da bateria “SL” nos ensaios, pouco a pouco, foi contaminando positivamente a agremiação, além do próprio bairro e suas adjacências. Hoje é possível decretar que estamos diante de uma Imperatriz Leopoldinense bem mais feliz. Mestre Lolo credencia a vinda de Leandro Vieira como carnavalesco e a chegada de Pitty de Menezes como voz oficial da escola como pontos altos nessa virada de chave emocional. A partir daí, segundo o mestre, a esperança foi renovada com a certeza que os dias melhores voltariam.

A outrora “certinha de Ramos”, escola taxada de técnica e fria é um pensamento hipócrita e preconceituoso que definitivamente não condiz de forma alguma com a Imperatriz atual, tão energética e cada vez mais visceral. Lolo sacramenta que o abraço da comunidade segue tão intenso, que os ensaios de rua aos domingos têm lotado de um modo que fica difícil até de andar pelo bairro. Sinal de que feliz e Imperatriz deixou de ser possibilidade de rima para sambas, se transformando numa cultura carnavalesca local ativa repleta de entretenimento musical e diversão popular.

imperatriz setor11 4

Questionado se o intérprete Pitty de Menezes foi o melhor puxador com quem trabalhou, o mestre diz respeitar imensamente todos os cantores que já atuaram com ele, mas confirma que o casamento musical com Pitty se tornou o mais diferenciado e ritmicamente entrosado que já vivenciou. Lolo também elogiou o fato de Pitty mesmo sendo mais novo, ter uma vibe mais pra cima e principalmente uma mentalidade humilde, capaz de ouvir seus conselhos e apurar sua musicalidade de acordo com os interesses musicais da “Swing da Leopoldina”. É nítido como o trabalho de ambos deu liga, produzindo ótimos resultados e gerando momentos de verdadeiro encantamento energético e musical.

imperatriz setor11 5

Mestre Lolo diz estar sem dúvida muito feliz comandando a bateria da Imperatriz, nessa nova fase da escola, além de sentir que está escrevendo seu capítulo mais bonito numa linda história. Confessou que o início foi inseguro, mas depois da queda e principalmente da forma que a escola se reergueu tudo corroborou para que a energia da própria agremiação passasse por uma melhora gritante. Mais do que ser mestre de bateria e ter gratidão por essa oportunidade, mestre Lolo demonstrou também bastante orgulho de fazer parte de uma autêntica família, onde se sente abraçado e diz ver os relacionamentos humanos entre os próprios integrantes no dia a dia do barracão se solidificarem e florescerem.

imperatriz setor11

Sobre o ensaio do setor 11, Lolo diz ser uma oportunidade interessante para fazer algumas avaliações técnicas. Se as ideias pensadas como arranjos ficaram bem casadas com a acústica peculiar da Sapucaí e se o andamento pensado para o desfile ficou confortável para a melhor execução de todos os naipes pela pista de desfile. O treino foi aprovado com louvor pelo mestre, que inclusive afirmou que pode ter sido seu melhor ensaio de setor 11 já realizado com a bateria da Imperatriz.

- ads-

‘Comunidade pode esperar um carnaval alegre, vibrante, com bastante efeitos’, diz diretor da Vila Isabel

O diretor de carnaval da Vila Isabel, Moisés Carvalho, conversou com o CARNAVALESCO e falou da relação de amizade e trabalho com o carnavalesco...

Comunidade engajada! Tuiuti canta com força, vontade e pisa firme na rua em ensaio

O Quilombo do Samba teve seu chão como grande destaque da noite da última segunda-feira, impactando pela potência do canto de deus componentes ao...

Série Barracões SP: Torcida Jovem se inspira em São Luís e mira título do Grupo de Acesso II

A meta da Torcida Jovem é, claramente e explicitamente, retornar ao Grupo de Acesso I já em 2026. Para conseguir tal objetivo, a escola...