Por Guilherme Ayupp. Fotos: Vinicius Vasconcelos
Os dirigentes das 13 escolas de samba do Grupo Especial e da Liesa ficaram reunidos no plenário da liga a portas fechadas por 45 minutos antes do início do sorteio que definiu a ordem de desfiles para o Carnaval 2020. A imprensa aguardava do lado de fora e a revelação veio quando a porta foi liberada aos jornalistas: o Paraíso do Tuiuti aceitou desfilar no domingo, escolhendo a posição para liberar os pares que daria o equilíbrio de forças.
Antes, portanto, duas situações foram negociadas. Na primeira delas o modelo seria o mesmo de 2019, com as escolas sorteando direto a ordem e posição de desfile. Depois um dos dirigentes propôs que quem tirasse uma bola menor cairia no domingo e depois seria definida a ordem. Foi quando o presidente do Paraíso do Tuiuti Renato Thor pediu a palavra e optou por escolher ser a quarta de domingo, possibilitando desta forma que houvessem os pares. O próprio Renato Thor definiu a medida como algo ‘em prol do carnaval’.
Iniciado o sorteio propriamente dito, duas agremiações não escondiam a frustração com a ordem sorteada. Mangueira e Viradouro. A verde e rosa tentou a todo custo uma troca para melhorar sua ordem, chegando a ultrapassar um pouco dos 5 minutos permitidos, mas não obteve êxito na articulação. A escola terá de se concentrar pelo lado dos Correios, o que não é tradicional para ela. Do lado da Viradouro a lembrança do grande carnaval realizado este ano com a mesma posição de desfile.
Mas ninguém deixou o plenário da Liesa mais sorridente que a Beija-Flor. Primeiro ao vencer o duelo com a Mangueira para a definição do dia. Dudu Azevedo, diretor de carnaval, festejou bastante. E, em seguida, ao conseguir convencer a Mocidade de fazer a troca. A escola de Padre Miguel prefere se concentrar no lado dos Correios e por isso trocou. A comemoração da escola de Nilópolis tem um motivo: sempre que fechou o carnaval, a Beija-Flor saiu da avenida campeã.
Quem também deixou o sorteio festejando foi a Portela. Depois de sete anos a escola volta ao domingo, mas havia tempo que a agremiação não fechava um dia de desfile e a expectativa por sua passagem de manhã empolgou os dirigentes. Monarco foi o responsável por sortear, e mesmo tirando a bola com o número inferior, comemorou.
Antes de encerrar o sorteio, o presidente da Liesa ainda falou da coincidência de segunda-feira, que terá três escolas da mesma região desfilando em sequência: Vila Isabel, Salgueiro e Unidos da Tijuca (segunda, terceira e quarta de segunda-feira). Todas as três saíram do plenário da Liga sorridentes.