Por Luiz Gustavo e fotos de Allan Duffes (Colaboaram Gabriel Radicetti, Raphael Lacerda, Guibsom Romão, Matheus Morais, Matheus Vinícius e Rhyan de Meira)
A Grande Rio confirmou, na noite do último ensaio, encerrando mais um dia de ensaios técnicos, na Marquês de Sapucaí, todas as suas credenciais para realizar um desfile potente no dia oficial. Com um samba que é um dos destaques da safra, candidato a melhor do ano, a escola brincou na avenida e mostrou uma organização de manual, com ótima evolução e um canto presente em todas as suas alas, driblando um problema com o gerador do carro de som que deixou a abertura da escola basicamente sem referência do samba e bateria sendo tocados em outro ponto da avenida. Mesmo com esse desafio, a Tricolor de Duque de Caxias não deixou o entusiasmo esmorecer e matou no peito a responsabilidade de segurar o canto até o fim, e fez com facilidade.
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Um ensaio que teve uma brilhante apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira Daniel e Taciana, que crescem o nível a cada ano, mostrando segurança de veteranos. Com o enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”, desenvolvido pela dupla Leonardo Bora e Gabriel Haddad, a agremiação tentará o seu segundo título na elite do carnaval Carioca, e mostrou neste treino que a preparação vem sendo feita com muita qualidade. O diretor de carnaval, Thiago Monteiro, declarou ao CARNAVALESCO o que achou do ensaio técnico.
“Estou muito feliz com a comunidade. Apesar da questão do som que é uma fatalidade que pode acontecer com qualquer escola, inclusive no dia do teste de som, e se acontecer o regulamento diz que temos que seguir, não podemos fugir da raia, enfrentamos a situação e a escola foi gigante. A Grande Rio mostrou que é escola de comunidade, de chão forte, correspondeu, segurou, o público segurou junto com a escola. Eu sempre tiro boas lições do que acontece conosco, então saio extremamente feliz desse ensaio”.
Comissão de Frente
Hélio e Beth Bejani trouxeram uma comissão bem colorida, principalmente na roupa das mulheres. Ágil, bem coreografada, extremamente sincronizada, e com ótima teatralização por parte da componente principal que realizava cada passo da coreografia com muita expressividade. O uso do tripé acrescentou ao ato final da comissão, embora a coreografia no chão já fosse de ótimo nível. Um belo impacto inicial no ensaio da Grande Rio.
Mestre-sala e Porta-bandeira
Daniel Werneck e Taciana Couto flutuaram na Sapucaí. Um ensaio irretocável nas quatro cabines, de um casal que figura na prateleira de cima no quesito. Uma sincronia em todos os movimentos realizados, muita agilidade e ocupação perfeita do espaço dedicado à apresentação. Um desempenho sem retoques, que impressionou e confirmou a forte abertura da agremiação de Duque de Caxias.
“O canto da escola veio impulsionando a gente, o trabalho em conjunto com a nossa comissão é um trabalho incrível, hoje a gente veio aí fazendo o que a gente vai trazer no dia do desfile, claro que sempre a gente adiciona alguma coisa, faz alguns ajustes. Hoje foi importante para testar com o andamento da comissão, o andamento da escola. Mas basicamente o grosso da coreografia está aí, foi ótimo poder fazer esse teste hoje, vamos ter mais uma oportunidade, mas acredito que tem tudo para dar certo. Estou muito feliz”, disse a porta-bandeira.
“Foi ótimo o nosso primeiro ensaio técnico. Acho que a gente ainda precisa ajustar alguma coisa, porque sempre fica pendente algumas coisas para ser ajustado, mas eu digo que a gente passou bem. Eu acho que a Grande Rio conseguiu dar o recado dela. Mas a nossa coreografia é essa, acontece de que em cima da hora eu sempre mudo a coreografia. Eu invento alguma coisa, mesmo faltando três dias, e a Taciana embarca nessa loucura minha também, ela também traz ideias e isso é bacana, porque eu acho que isso é a troca do casal, estar aberto sempre e em constante mudança”, completou o mestre-sala.
Harmonia
Com som, sem som, a tricolor entoou o seu excelente samba durante todo o ensaio. Um samba bom facilita o trabalho da escola e a Grande Rio soube tirar muito proveito disso. Absolutamente todas as alas tinham o samba na boca, e cantavam com alegria e leveza, o que envolveu o público e obteve boa resposta do mesmo.
As primeiras alas enfrentaram o problema do som e em alguns momentos não tinham absolutamente nenhuma referência do trecho que estava sendo cantado, mas contaram com a ajuda do público presente e mantiveram o canto forte, essa sintonia entre público e componentes esquentou mais o ensaio da Grande Rio e com as alas mais próximas da bateria o samba chegou ao seu ápice em matéria de recepção pela harmonia da escola. O carimbó rolou forte na Marquês de Sapucaí.
“A Grande Rio cantou muito, muito. Mostrou porque eles queriam cantar tanto esse samba na avenida. Porque eles queriam muito cantar. Mesmo com alguns problemas técnicos, não fizeram com que a escola caísse. O rendimento do canto em momento nenhum caiu. Eu estou muito feliz com o rendimento da minha escola. Estou muito feliz com a recepção que a Sapucaí nos deu. Foi uma recepção muito calorosa, cantando muito samba. Não tinha só camarote, não tinha só frisa, estava todo mundo cantando. A gente estava precisando muito chegar na Sapucaí para sentir essa emoção, esse clima. Então, graças a Deus, a gente estava muito bem preparado para qualquer problema que acontecesse. Então o foco é manter o nível de excelência, de canto, da escola, bateria. O Fafá e o nosso carro do som, ambos excelentes. Então vamos manter o nível de excelência para que seja dia 23 e no dia 4 de março tão bom quanto foi hoje. O Fafá é um irmão para a vida que eu tenho, o Fafá me emocionou muito no início do desfile, te amo Fafá, tu é meu irmão”, disse o emocionado intérprete Evandro Malandro.
Evolução
A Grande Rio veio com um contingente em bom número, e organizou esse volume de componentes com perfeição, conquistando uma evolução vibrante, dançante e muito organizada. A escola não tinha espaços entre suas alas, passou pela avenida muito compacta, e mesmo com um número alto de musas não travou ou bagunçou sua evolução pela pista.
As alas coreografadas em sua maior parte evoluíram com desenvoltura e no ritmo das alas soltas, ajudando a manter o excelente andamento que a agremiação de Caxias teve em seu ensaio. A escola terminou seu ensaio brincando na parte final do sambódromo. Alegria e disciplina unidas em mais um quesito de ótimo desempenho.
Samba
O elogiado samba da Grande Rio se provou na avenida com uma grande apresentação. Apesar de ser mais um quesito diretamente atingido pelo problema no carro de som, todas as qualidades de uma das obras mais elogiadas da safra foram vistas e ouvidas na Sapucaí. Uma melodia extremamente envolvente que varia entre trechos mais graves e momentos em que o samba sobe bastante como no refrão principal e no trecho “E foi assim, suas espadas têm as ervas da jurema”, e uma letra inspiradíssima.
Já não bastassem as valências do samba em si, a bateria de mestre Fafá e o intérprete Evandro Malandro tiveram uma atuação de gala, num casamento de voz e andamento perfeitos, realçando ainda mais a força e qualidade do samba composto por Mestre Damasceno, Ailson Picanço, Davison Jaime, Tay Coelho e Marcelo Moraes. A Grande Rio possui uma harmonia musical do mais alto gabarito, e com um samba de tamanha qualidade formou um conjunto primoroso, visto neste ensaio.
Outros Destaques
As diversas musas da escola agitaram o público da Sapucaí, destaque para as nortistas Alane Dias e Isabelle Nogueira, ex-participantes do Big Brother Brasil. A rainha de bateria, Paolla Oliveira, participou ativamente do ensaio, principalmente, nas apresentações para cabine de julgadores, quando a atriz interagia com mestre Fafá e com meninas tocando curimbó.
A abertura da escola teve impacto. Um enorme bandeirão foi estendido na pista de desfiles. Além disso, motoqueiros soltaram fumaça nas cores da Tricolor (verde, vermelho e branco) por todo o Sambaódromo.
Segundo o colunista do CARNAVALESCO, Freddy Ferreira, a bateria da Grande Rio mostrou “um ritmo marcado por equilíbrio musical e uma equalização de timbres simplesmente impressionante”.
Freddy Ferreira analisa bateria da Grande Rio no ensaio técnico na Sapucaí