InícioSão PauloAtuação de gala do primeiro casal abrilhanta ensaio técnico da Dom Bosco...

Atuação de gala do primeiro casal abrilhanta ensaio técnico da Dom Bosco de Itaquera

Escola da Zona Leste realizou primeiro treinamento geral no Anhembi e mostrou qualidades na técnica e na ala musical. Vigor da harmonia ainda pode melhorar para o próximo ensaio

Por Lucas Sampaio e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Gustavo Lima, Will Ferreira, Nabor Salvagnini e Naomi Prado)

A Dom Bosco de Itaquera realizou neste sábado seu primeiro ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi em preparação para o desfile no carnaval de 2025. A atuação brilhante do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira foi o grande destaque da escola, que completou seu treinamento após 53 minutos na Avenida. A agremiação da Zona Leste será a oitava a se apresentar pelo Grupo de Acesso 1 com o enredo “O Circo Místico das Ilusões”, assinado pelo carnavalesco Fabio Gouveia.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Um elemento que chamou atenção no ensaio da Dom Bosco foi o contingente da jovem agremiação de Itaquera. A comunidade comparecer em peso ao Anhembi logo no primeiro treinamento é certamente um destaque positivo. O diretor de carnaval Carlos Shakila se animou com a participação dos componentes da agremiação ao avaliar o desempenho da Dom nesta primeira passagem pelo Sambódromo na temporada.

“Estou muito feliz, nós estávamos esperando por esse ensaio. Uma semana de muita chuva, apreensivos, mas deu tudo certo, Deus abençoou. Sem chuva, um calor até bem considerável, clima gostoso. A escola comprou a ideia do samba místico, um samba maravilhoso, leve de se cantar na pista e aí essa alegria do povo”, declarou.

O diretor exaltou o comprometimento da comunidade da Dom Bosco e fez uma brincadeira ao apontar os elementos com os quais saiu satisfeito do ensaio e o que pode melhorar para o próximo.

“Eu vou responder uma e a outra é um pedaço do nosso enredo. A primeira, eu saí muito satisfeito pela comunidade ter abraçado, hoje estar aqui e ter cantado com vibração total, isso é maravilhoso. Nós esperávamos a escola cantar 100%, a escola cantou 1000%, isso é muito gostoso. O que nós vamos melhorar? Adivinha o que é? Segredo!”, disse.

Comissão de Frente

DomBosco et ComissaoDeFrente1

Ensaiada pelo coreógrafo André Almeida, a comissão de frente da Dom Bosco realizou uma apresentação com duração de duas passagens do samba e fez uso de um tripé. Com uma caracterização muito adequada para dias ensolarados, os componentes estavam vestidos todos de banhistas de meados do século XX, com trajes de banho caricatos e bóias de braço, a exceção de dois, prováveis protagonistas, que se destacavam por estarem fantasiados de salva-vidas.

A despeito das simpáticas fantasias, claramente usadas para disfarçar o que realmente vão vestir no dia do desfile, era esperado mais irreverência da comissão de frente de um enredo sobre o circo. As coreografias pareciam estar conectadas mais diretamente às passagens do samba do que o esperado, ainda mais para uma apresentação em dois atos, deixando ambos muito semelhantes um do outro. O uso do tripé, que aparenta fazer referência a uma tradicional caravana usada por artistas circenses itinerantes, também não é muito claro, deixando dúvidas do que é possível esperar do quesito para o dia do desfile oficial.

Mestre-sala e Porta-bandeira

DomBosco et PrimeiroCasal 1

Leonardo Henrique e Mariana Vieira deram um espetáculo. O primeiro casal da Dom Bosco mostrou uma excelente sintonia e realizaram uma dança deslumbrante. Giros bem executados, comunicação visual, a alegria de representar o pavilhão da Zona Leste era muito evidente no olhar de ambos. Se tem um quesito com o qual a comunidade de Itaquera não tem com que se preocupar certamente é esse.

Mariana demonstrou satisfação com o trabalho realizado ao analisar o desempenho do casal neste primeiro ensaio técnico da escola no Anhembi.

“Conseguimos fazer uma passagem de pista muito bem, os jurados se encaixaram certinho. Nós tivemos essas duas semanas para conhecer a pista e adaptar todos os nossos passos, pois estamos trabalhando em lugar fechado e hoje tudo encaixou perfeitamente. Agora é só aprimorando, ajustando alguns pontos para o próximo ensaio e para o grande dia”, avaliou.

DomBosco et Baianas 1

Se para a porta-bandeira a impressão já foi positiva, o mestre-sala foi um grande sinônimo de confiança. Leonardo demonstrou muita alegria com o desempenho que a dupla teve ao apontar o que podem colher de positivo e o que ainda pode melhorar para o próximo ensaio.

“O que me entusiasmou nesse primeiro dia de ensaio foi a alegria e a ansiedade de todos os componentes da escola, e me incluo nessa. Eu estava super ansioso para o dia de hoje. Acredito que sempre tem alguma coisa para melhorar, o trabalho é árduo até o dia do desfile porque carnaval sabemos que é decidido na pista, mas no dia de hoje, a meu ver, não precisamos melhorar em nada. É óbvio que vão existir coisas, mas no meu ponto de vista foi perfeito”, afirmou.

Harmonia

Se tem algo que dá para afirmar da comunidade da Dom Bosco é que sabem cantar o samba. Todas as alas demonstraram estar com o samba na ponta da língua, com destaque para a ala Vai Vai Dom Bosco que estava especialmente animada, mas esse astral de um agrupamento poderia se refletir mais para os demais desfilantes. Mais que saber o samba, espontaneidade é a prova de que os desfilantes estão animados e do quanto querem fazer parte do projeto da escola, e nesse aspecto ainda podem melhorar. É momento de soltar os componentes e chamá-los para brincar o carnaval, e a mística que o enredo proporciona pode ser a chave para alcançar essa meta.

Evolução

DomBosco et 10

Um quesito no qual a escola demonstrou segurança é a evolução. O cortejo de Itaquera fluiu sem maiores preocupações ao longo da pista, com alas compactas e organizadas, além de realizar um seguro recuo de bateria. O fechar dos portões aos 53 minutos mostra que a Dom Bosco tem muita margem para soltar ainda mais os componentes para curtirem o desfile da escola, e pode contribuir para a melhora do desempenho da harmonia.

Samba-Enredo

O samba da Dom Bosco de Itaquera teve bom desempenho no primeiro ensaio. O estímulo ao fácil canto vem não apenas da letra fácil de compreender, como também do desempenho de alto nível do carro de som comandado pelo intérprete Rodrigo Xará, que sabe fazer uso da identidade da escola para atrair o público e a comunidade para cantar.

Rodrigo fez uma análise do desempenho do carro de som da Dom Bosco neste primeiro ensaio técnico no Anhembi.

DomBosco et Passistas

“Foi muito bom. Claro, eu sou um perfeccionista. Eu brinco quando saio ainda de primeira linha, mas eu cobro como tal. Eu sei que temos que acertar algumas coisas, mas para o primeiro ensaio, primeiro dia, foi muito bom. Vamos acertar alguns detalhezinhos e tenho certeza de que no dia viremos afiados. No dia 15 já viremos melhores, mas no dia do desfile viremos mais afiados ainda”, avaliou.

O intérprete destacou que o samba da Dom Bosco tem características típicas da escola, o que facilita a assimilação pela comunidade e contribui para a aceitação do público.

“É um samba que a comunidade escolheu, e acho que a voz do povo é a voz de Deus, não tem jeito. Acho que o desempenho foi muito bom, e um samba típico da Dom Bosco, um samba alegre, não é um samba pesado. Acho que rolou bem dentro da nossa proposta, rolou muito bem. Eu gosto desse samba”, afirmou.

DomBosco et InterpreteRodrigoXara 2

Rodrigo Xará aposta que a comunicação entre os segmentos musicais da Dom Bosco contribuirá para uma adequada avaliação dos elementos positivos apresentados e que podem ainda ser melhorados para o segundo ensaio da escola.

“De cara é difícil falar alguma coisa. Eu costumo assistir aos desfiles, fico uma madrugada inteira, mas junto com o mestre Bola e em conjunto fazemos isso. Acho que está dentro do esperado, era isso mesmo. Acho que alguma coisinha ou outra ali de andamento talvez, mas acho que de resto foi tudo tranquilo sim”, disse.

Outros Destaques

A bateria “Gloriosa” deu o tom no ensaio da Dom Bosco. Com bossas animadas e apagões bem encaixados, os ritmistas contribuíram positivamente para o bom andamento do samba da escola ao longo da Avenida.

DomBosco et MestreBola 2

Comandante da orquestra popular de Itaquera, mestre Bola avaliou o desempenho da bateria neste primeiro ensaio técnico da Dom Bosco. ‘’Ensaio bom. Temos algumas coisas para acertar ainda, nas bossas, em andamento, mas ensaio é isso, para vermos os erros e acertos para o próximo. Temos mais dois ainda, então vamos chegar firme no dia”, analisou.

O artista demonstrou confiança na capacidade da bateria melhorar ainda mais seu desempenho para as próximas etapas do ciclo carnavalesco da escola.

‘’Pode sempre melhorar. Somos músicos, vamos sempre à procura da batida perfeita, sempre tentando melhorar. Podemos manter a intensidade, a garra e ir melhorando o ritmo, acertando as bossas direitinho, endireitando-as direitinho. Vai dar tudo certo”, afirmou.

A Dom Bosco de Itaquera demonstrou ter bons quesitos em seu primeiro ensaio técnico no Anhembi, mas ressalvas precisam ser feitas. Em um ano que as harmonias estão sendo marcadas pela espontaneidade, era de se esperar que um enredo lúdico transmitisse com mais facilidade esse sentimento no olhar dos componentes. Ainda há tempo até o carnaval para que a escola absorva a essência e entre no mundo místico do grande circo da Dom Bosco, afinal a disputa no Grupo de Acesso 1 está totalmente aberta e quem souber fazer melhor uso de suas qualidades poderá ter muito o que comemorar na terça de carnaval.

Veja mais imagens do ensaio

DomBosco et 7 1 DomBosco et 10 DomBosco et CarnavalescoFabioGouveia DomBosco et ComissaoDeFrente DomBosco et Baianas 1 DomBosco et CoreografoAndreAlmeida DomBosco et DiretorHarmoniaRicardo DomBosco et RainhaMayra 1 DomBosco et PrimeiroCasal1 DomBosco et Passistas1

- ads-

Estrela do Terceiro Milênio vence a forte chuva em grande noite do casal de mestre-sala e porta-bandeira

Por Will Ferreira e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Gustavo Lima, Lucas Sampaio, Nabor Salvagnini e Naomi Prado) Chuvas de verão são sempre um temor...

Rosas de Ouro realiza segundo ensaio técnico embalada pelo grande desempenho da ala musical

Por Lucas Sampaio e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Gustavo Lima, Will Ferreira, Nabor Salvagnini e Naomi Prado) A Rosas de Ouro realizou neste sábado...

Comissão de frente e bateria são destaques no primeiro ensaio do Tucuruvi

Por Gustavo Lima e fotos de Fábio Martins (Colaboraram Will Ferreira, Lucas Sampaio, Nabor Salvagnini e Naomi Prado) A Acadêmicos do Tucuruvi realizou o seu...