A Arrastão de Cascadura já tem definido o tema que levará para a Intendente Magalhães em 2026. O enredo vai exaltar as culturas populares do Nordeste, explorando suas tradições, sua riqueza folclórica e sua diversidade cultural. Em entrevista, o carnavalesco Sandro Gomes contou como surgiu a ideia e adiantou detalhes da plástica do desfile.

Screenshot 20260127 164725 Gallery

Segundo Sandro, o enredo é um desejo antigo. “Eu sou apaixonado pelo Nordeste e, há vários anos, venho falando com o presidente, sugerindo esse tema. O legal é que ele me dá liberdade: um ano eu faço o enredo e, no outro, ele apresenta a ideia para a gente desenvolver. Este ano, ele me deu essa oportunidade de falar das culturas populares do Nordeste, de um enredo rico que fala de folclore, de música, de gastronomia, de tudo isso”.

O destaque do enredo

Para o carnavalesco, o diferencial estará no impacto visual e na energia transmitida pelo tema.

“Acredito que o grande destaque vai ser essa animação trazida pelo colorido do Nordeste. O enredo traz essa parte folclórica, bonita e animada, que vai agitar o carnaval.”

Artes plásticas e estética do desfile

Apostando fortemente no poder das cores, Sandro voltou a ressaltar que a plástica do desfile será inspirada em elementos estéticos e culturais bem característicos da região.

Screenshot 20260127 164707 Gallery

“Estamos procurando muito material rústico, materiais alternativos, muita fita colorida, fuxico. Vamos trazer marrom, ocre, bege, amarelo, laranja e vermelho, que lembram o sol. Também vamos apresentar a lenda de Lampião e Maria Bonita, e bonecos de barro. É isso que estamos preparando para o desfile da Arrastão de Cascadura”.

Desafios da Intendente Magalhães

Sobre as dificuldades de colocar o desfile na avenida, Sandro foi sincero: “As dificuldades são grandes, porque o material hoje em dia é muito caro, e a subvenção não é proporcional ao que a gente apresenta. Temos que lidar com materiais alternativos e muita reciclagem. Eu desmonto uma fantasia para montar outra, aproveitando o galão e as esculturas. É assim que vamos enfrentando as dificuldades”.

Com essa homenagem vibrante à cultura nordestina, que promete misturar tradição, colorido e alegria, a Arrastão de Cascadura já se prepara para encantar e animar o público folião em 2026.