* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
O Arranco apresentou suas fantasias rumo ao Carnaval 2025. Ao todo, seis foram selecionadas para mostrar ao público um pouco do que a azul e branca do Engenho de Dentro levará para a avenida no próximo ano.
“A ideia era criar uma narrativa que demonstrasse, a partir de vídeos e fotos, toda a energia que queremos levar para a Sapucaí. O enredo tem uma pegada bem emocional, porque fala de mãe, de mulheres, e isso precisava ser passado ao público da forma como pensamos o Carnaval de 2025, ou seja, com muita sensibilidade”, disse Annik Salmon, carnavalesca da escola.
A primeira fantasia divulgada foi a ala de baianas que representa Iemanjá, a “mãe de todas as cabeças”. Na sequência, a escolhida foi a que traz a tradição de preparar, nas cozinhas das agremiações, as feijoadas de São Jorge. A terceira fantasia retrata o período junino, onde muita comida à base de milho é vendida e consumida. Em outro momento, a escola mostrou a fantasia “rainhas da sustentabilidade” que exalta o poder de transformação das mulheres dentro e fora de casa. A quinta fantasia fala sobre o poder das mulheres na cozinha e a transformação que esse espaço sagrado da casa tem. E, por fim, a ala que fala da resistência que é ser mulher teve Mari Mola – madrinha da escola e da ala LGBTQIAPN+ – como modelo da fantasia, sem falar das mulheres do Arranco compondo o cenário.
Para Karolini Costa, diretora de comunicação e marketing da escola, o processo de divulgação das fantasias deste ano focou também no conceito de territorialidade: “Quando foi pensada a forma como as fantasias seriam divulgadas, foi idealizado que cada uma das escolhidas pudesse ter como cenário uma ligação direta com a narrativa daquela fantasia, para que as pessoas pudessem identificar, para além de tudo, a força que é ser mulher nos mais variados ambientes”.
Além disso, os vídeos produzidos contaram com narrações e participações mais que especiais. Figuras importantes da escola e que ajudam a contar o enredo “Mães que alimentam o sagrado” desde sua concepção estiveram presentes nesse processo. A presidente da escola, Dona Diná, por exemplo, foi a escolhida para dar voz ao vídeo que trouxe a fantasia que falava sobre cozinha, já que ela é conhecida por todos como a grande “mãe da escola”. Já no vídeo que traz a força da mulher na fantasia “rainha da sustentabilidade”, a narração ficou por conta de Mãe Márcia Marçal.
Para o Carnaval 2025, o Arranco apresentará “Mães que alimentam o sagrado”, um enredo com muita sensibilidade, sobre as questões que atravessam a maternidade, desde a ancestralidade e as dificuldades que as mulheres enfrentam no seu dia a dia.
FICHA TÉCNICA
Presidência: Diná Santos e Tatiana Santos
Direção: Annik Salmon, Karolini Costa, Maria Eduarda Alves, Renato Souza e Victor Baetas
Imagens: Maria Eduarda Alves e Victor Baetas
Carnavalesca: Annik Salmon
Pesquisa de Enredo: Annik Salmon e Artur Amaro
Modelo Fantasia 01 – Martha Aimeé
Modelo Fantasia 02 – Dirce Gomes Lisboa
Modelos Fantasia 03 – Suelen Gonçalves e Robson Gomes
Modelo Fantasia 04 – Analu
Modelo Fantasia 05 – Vanessa Fersa
Modelo Fantasia 06 – Mari Mola