Com a União de Maricá campeã após uma apuração marcada por uma disputa acirrada, o presidente da Liga RJ, Hugo Júnior, avaliou o Carnaval 2026 como um dos mais fortes da história recente da Série Ouro. Para ele, as duas noites de desfiles consolidaram o “gigantismo” do grupo e mostraram uma disputa em que nenhuma agremiação despontou isoladamente na briga pelo título.

hugo ligarj

“O balanço foi super positivo. Tivemos duas grandes noites na Marquês de Sapucaí. Foram 15 desfiles que mostraram o gigantismo que hoje a Série Ouro tem”, declarou em entrevista coletiva realizada ao fim da apuração.

Segundo o dirigente, o resultado refletiu o nível técnico apresentado na Avenida: “Foi bastante disputado, não tinha uma que se despontasse diretamente ao título. Na junção de todas, a União de Maricá foi a grande campeã. Parabéns a essa comunidade. E às outras 14 escolas, eu quero parabenizar pelos brilhantes desfiles”.

Julgamento sob escrutínio

Questionado sobre as notas, Hugo classificou o julgamento como “super plausível” e reforçou que a Liga RJ manterá o compromisso com a transparência ao divulgar as justificativas dos jurados.

“Agora vamos esperar a digitalização das justificativas e o mais breve possível torná-las públicas para ver de onde foram retirados os décimos tão preciosos que as escolas perderam. A gente preza muito pela transparência”, afirmou, revelando, porém, que ainda não há previsão para a divulgação das justificativas.

Ele também destacou que, pelo segundo ano consecutivo, a leitura da ordem dos quesitos ocorreu com transmissão da TV Band, o que, segundo ele, reforça a lisura do processo. “A gente tira como super ponderada toda a parte do julgamento”, disse.

Sapucaí cheia e Setor 1 como símbolo

Entre os pontos que considera avanço em relação a 2025, o presidente citou a presença de público, em especial a ocupação do Setor 1: “Eu considero 2026 como muito melhor do que 2025. Tivemos êxito de trazer o público para a Marquês de Sapucaí. A grande surpresa foi o Setor 1 lotado, que era a nossa vontade, para ser o portal de entrada das escolas”.

Para Hugo, o crescimento da Série Ouro também se mede pelo reconhecimento das próprias agremiações. “As escolas estão cada vez mais se sentindo prestigiadas por estarem tendo o local de destaque merecido dentro do carnaval do Rio de Janeiro”.

Expectativa pela Fábrica do Samba

Sobre o sorteio da ordem dos desfiles de 2027, a tendência é repetir o calendário do ano passado, com evento em meados de abril. “Vamos descansar um pouquinho. Acredito que possamos repetir nesse mesmo formato”, declarou.

Já em relação à aguardada Fábrica do Samba da Série Ouro, o presidente afirmou que haverá reunião com a prefeitura e com o consórcio responsável pelas obras para atualização do cronograma.

“A Fábrica do Samba é um sonho. Após o Carnaval, vamos sentar com os órgãos públicos e com as empresas para entender como está o parâmetro das obras”, revelou.

A expectativa é que a entrega das instalações ocorra em meados de 2026, mas a confirmação dependerá da reunião técnica prevista para as próximas semanas.