A cantora Anitta foi às redes sociais denunciar o que, em sua opinião, seria uma injustiça no julgamento dos desfiles de 2026 do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Para a artista, a nota da Mocidade de 9,6 em enredo “ é muita sacanagem”. Desenvolvido pelo carnavalesco Renato Lage, o cortejo independente foi elogiado pela inteligibilidade das alegorias e fantasias.

FOTO: Mariana Santos/CARNAVALESCO
A nota 9,6 foi dada pela professora, escritora e produtora cultural Monica Mançur, que atuou como jurada em 2026. Apesar da análise de Mançur, a escola foi avaliada com a nota máxima pela escritora e educadora Fernanda Santos. O mestre em Educação, escritor, roteirista e ator Johnny Soares e a doutora em Antropologia Social, com pesquisa em artes visuais afro-brasileiras e afro-indígenas, Lucinea Ferreira pontuaram o enredo da Mocidade com 9,8 e 9,7, respectivamente, indicando a desaprovação dos julgadores à concepção e execução do quesito.
No X, Anitta escreveu: “9,6 de enredo pra Mocidade é mta sacanagem. Eu num devo entender é nada mesmo pq achei o desfile da Mocidade a coisa MAIS LINDA esse ano. O samba maneirissimo. E a escola ficou lá embaixo, minha gente. Poxa”.










