InícioGrupo EspecialAlto nível! Bateria e casal se destacam em ensaio de rua marcado...

Alto nível! Bateria e casal se destacam em ensaio de rua marcado pela perfeição dos quesitos da Viradouro

Ensaio mostrou a força dos quesitos da Vermelha e Branca na luta pelo bicampeonato consecutivo

Atual campeã do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, a Unidos do Viradouro realizou, na noite do último domingo, o quinto ensaio de rua rumo ao carnaval de 2025, na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói. O ensaio mostrou, mais uma vez, a força dos quesitos da Vermelha e Branca, que luta pelo bicampeonato consecutivo. A bateria “Furacão Vermelho e Branco”, de mestre Ciça, e o experiente casal de mestre-sala e porta-bandeira, Julinho Nascimento e Rute Alves, tiveram grande destaque. A escola será a terceira a desfilar no domingo de carnaval, com o enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Antes do ensaio, no esquenta, a Viradouro exaltou os seus casais de mestre-sala e porta-bandeira, o primeiro (Julinho e Rute) e o segundo (Amanda Poblete e Thiaguinho Mendonça). Os casais dançaram na frente da escola embalados pelos sambas de 2007 e de 2020. A se mencionar, também, a introdução do samba-enredo de 2025 executada pelo carro de som da Vermelha e Branca, com pontos de Malunguinho e da Jurema Sagrada.

“Perfeito! O melhor ensaio do ano, foi um ensaio feliz, tudo aconteceu de forma redonda, impecável. Foi um grande ensaio, um grande ensaio mesmo. A escola está em processo de carnaval, construindo, mais uma vez, um desfile que a gente espera que seja tão potente ou mais do que os últimos carnavais. Temos enredo para isso, temos samba para isso e temos um trabalho consolidado para isso. Agora, é duas vezes mais trabalho e duas vezes mais humildade para trazer esse bicampeonato para Niterói, que, a cada semana que passa, eu tenho mais convicção de que a gente está firme na briga por esse título”, analisou o diretor-executivo da Viradouro, Marcelinho Calil.

viradouro rua1512 1

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Viradouro, os experientes Julinho Nascimento e Rute Alves, deram, mais uma vez, um show à parte no ensaio de rua da Vermelha e Branca. A dupla, que vestia uma bela roupa vermelha, apresentou uma coreografia muito bem entrosada e com movimentos fortes, com os potentes giros da porta-bandeira. A coreografia apresentada misturava elementos da dança tradicional com algumas referências ao samba da escola, como no trecho “Eu sou caboclo da mata do Catucá”.

viradouro rua1512 4
Fotos: Gabriel Gomes/CARNAVALESCO

Harmonia

A comunidade da Unidos do Viradouro mostrou, mais uma vez, toda sua força e credenciais no quesito Harmonia. O samba-enredo da escola, que já é muito potente, teve sua força elevada pelo canto dos componentes da Vermelha e Branca de Niterói. O quesito foi impulsionado ainda pelo excelente desempenho do intérprete Wander Pires e da bateria “Furacão Vermelho e Branco”, que estão cada vez mais entrosados. A se destacar, a linearidade do canto da Viradouro, desde as primeiras até as últimas alas da escola, sem deixar a força e a intensidade caírem.

viradouro rua1512 3

Evolução

A evolução da Viradouro foi, em mais um ensaio, muito fluida, coesa e compactada, com a organização que já é marca da escola. Alguns elementos foram utilizados para demarcar o espaço das alegorias no desfile oficial. Nenhum problema foi observado. Os componentes, presentes em grande número, desfilaram de maneira leve e coesa ao longo da Avenida Ernani do Amaral Peixoto.

Samba-enredo

Composto por Paulo César Feital, Inácio Rios, Márcio André Filho, Vaguinho, Chanel, Igor Federal e Vitor Lajas, o samba-enredo da Unidos do Viradouro tem mostrado, a cada ensaio, muita força e funcionalidade. A obra, com interpretação espetacular do intérprete Wander Pires, foi um dos grandes destaques do ensaio da escola. O bis anterior ao refrão, “O rei da mata que mata quem mata o Brasil” e o refrão, “A chave do cativeiro// Virado no exu trunqueiro// Viradouro é catimbó// Viradouro é catimbó// Eu tenho corpo fechado//Fechado tenho meu corpo//Porque nunca ando só”, foram os trechos mais cantados pela comunidade.

viradouro rua1512 2

Outros Destaques

A bateria “Furacão Vermelho e Branco”, comandada por mestre Ciça, deu um show à parte na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, conduzindo com maestria o ritmo do ensaio de rua da Viradouro. As bossas apresentadas ao longo do ensaio foram muito bem executadas e contribuíram muito para o astral e o clima dos componentes da escola. A rainha de bateria Érika Januza, com uma bela roupa prateada, marcou presença, com uma roupa mais uma vez, e foi muito tietada pelo público presente.

viradouro rua1512 5

Os integrantes da Comissão de Frente da Viradouro não estiveram presentes, mas foram representados pelos coreógrafos Priscilla Mota e Rodrigo Negri, que simulam o tempo das apresentações em todas as cabines de jurados.

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...