O carnaval do Rio de Janeiro ganha um novo aliado tecnológico em 2026. O Mercado Pago foi anunciado como o banco oficial do Rio Carnaval, iniciativa da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), e ampliará sua atuação muito além da Sapucaí. Além da pré-venda de ingressos para os desfiles do Grupo Especial, o banco digital também vai operar as vendas de comidas e bebidas nas quadras das 12 escolas de samba do Grupo Especial e nos eventos oficiais da festa.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

sambodromo sapucai
Foto: Divulgação/Rio Carnaval

A mudança já começa a valer no dia 8 de agosto, durante a “Noite dos Enredos”, que marca a apresentação dos temas que cada agremiação levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval 2026, na Cidade do Samba. A partir deste evento, todos os operadores utilizarão exclusivamente as maquininhas do Mercado Pago.

A iniciativa representa um passo significativo na modernização da experiência do público com o carnaval carioca. “A Liesa e o Mercado Pago compartilham o mesmo propósito de valorização à cultura. A tecnologia que o novo banco oficial do Rio Carnaval traz para o maior espetáculo da Terra reforça que essa parceria vai muito além do campo financeiro, sendo um passo estratégico para aprimorar ainda mais a experiência daqueles que vivem a folia”, afirmou Gabriel David, presidente da Liesa.

Para o Mercado Pago, a união consolida uma estratégia de aproximação com o universo do samba e seus milhões de apaixonados. “Há dois anos, iniciamos campanhas com foco no Carnaval e o sucesso da nossa estratégia mostrou o potencial dessa data como um grande motor de engajamento para a marca. Com essa nova parceria, reforçamos ainda mais o nosso objetivo de apoiar um evento que movimenta a vida de milhões de brasileiros”, declarou Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing da empresa.

Atenção! Quarta é dia de venda de ingressos de arquibancadas para os desfiles do Grupo Especial do Rio no Carnaval 2026