Por Lucas Lunus

Tuiuti Desfile2019 150

Depois do sucesso do carro dos vampiros de 2018, que criticava os políticos brasileiros os comparando a “chupas sangue”, o Tuiuti mais uma vez trouxe um carro para denunciar as ações dos parlamentares e o envolvimento com corrupção.

Dessa vez, aproveitando o enredo dedicado ao Bode Ioiô, a escola fez alusão a animais repulsivos como ratos e envolvidos com sujeira como os porcos, além de trazer algumas mascotes que tem relação com o símbolo de partidos políticos, como por exemplo o tucano, apelido do PSDB.

A alegoria “A fauna eleitoral”, quarta no desfile da Amarela e Azul de São Cristóvão, fazia referência ao que foi chamado de um zoológico presente nas eleições de 1992 em Fortaleza, o pleito que elegeu o bode. A ideia é criticar o fato de ter existido todo o tipo de animal dentro da política na República Velha e só o bode era impedido de entrar.

Sara Mishuti estava no último carro de 2018 que trazia os políticos como vampiros, o ex-presidente Michel Temer, inclusive. Este ano, compondo o carro da “Fauna eleitoral”, Sara acredita ser válida a crítica aos parlamentares.

carroanimaistuiuti

“Acho ótimo porque mostra sempre o estado que o país está. Sempre foi assim e continua acontecendo. É o lado mais sujo da nossa sociedade”, aponta.

Outra foliã que desfilou no carro número quatro do Tuiuti, Cátia Oliveira, entende que a crítica bem-humorada feita pela escola pode levar as pessoas a refletirem sobre a situação atual do Brasil.

“Acho interessante essa crítica. Acredito que uma escola como o Tuiuti trazer este tema leva as pessoas a pensarem sobre a corrupção e tudo mais que acontece no país.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui