728x90
InícioSérie OuroIlhaAla das baianas da Ilha presta homenagem a "Mãe Preta" exaltando a...

Ala das baianas da Ilha presta homenagem a “Mãe Preta” exaltando a beleza negra de Aparecida

Ilha Baiana03 1A grande aposta da União da Ilha para a ala das baianas foi “Mãe Preta”. As baianas representam o que há de mais sublime no sincretismo, incorporando simultaneamente, a beleza negra de Aparecida, extraída da argila do Paraíba, com a pureza da ancestralidade africana, latente na pele de Oxum.

Na parte superior da cabeça, o adereço alterna entre o azul e o dourado. Quanto a roupa, apresenta um laço amarelo no centro e uma saia leve de cor predominantemente azul com alguns detalhes em laranja.

A baiana Maria Josemar de 73 anos, se mostrou bastante satisfeita com o resultado final de seu figurino. Alegou leveza da fantasia e com isso, uma maior facilidade para evoluir.

Ilha Baiana02 1“Tenho uma ótima relação com Nossa Senhora e estou sempre pedindo proteção a ela por mim e pelos meus”, concluiu a doméstica.

Coopera de 63 anos, Vera Lúcia dos Santos, também baiana da escola, similarmente pontuou sobre a leveza de sua fantasia, que foi de seu total agrado.

“Nossa ala representa bastante alegria, a fantasia leve acaba ajudando na empolgação. Ano retrasado a nossa fantasia estava bem pesada. Sou devota de Nossa Senhora, então me encontro muito ansiosa para desfilar e almejar o Grupo Especial”.

Ilha Baiana03 1A baiana Damiana Maona de 58 anos, não mediu palavras quando também questionada sobre o enredo da escola e a representatividade de sua fantasia. Defensora do enredo, a advogada acredita que o tema reacende a fé das pessoas mesmo em época de folia, carnaval.

“Com essa pandemia, senti que as pessoas ficaram muito egoístas, então desfilar com esse enredo maravilhoso e regado de amor e carinho é maravilhoso, principalmente para a nossa ala das baianas. Essa fantasia foi tudo o que eu pedi durante os meus cinco anos como baiana. Leve e belíssima, estou encantada ainda”, contou.

“Sou espiritualista, não sou devota de Nossa Senhora Aparecida, mas sou devota de Nossa Senhora da Conceição. Acredito que a representatividade esteja ligada ao fato de todas serem Nossa Senhoras. Temos que amar todas elas, mães daquele que morreu para nos salvar e que até hoje não damos o devido valor”.

- ads-

Unidos dos Morros e União Imperial se destacam na segunda noite de desfiles em Santos

Fechando com chave de ouro os desfiles das escolas de samba de Santos de 2025, a segunda noite de desfiles, realizada no último sábado...

Com Milton Nascimento presente, comunidade da Portela faz bonito em nova noite inspirada de Gilsinho

Por Lucas Santos (Colaboraram Allan Duffes, Luan Costa, Freddy Ferreira, Guibsom Romão, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...