Conhecida por ser uma das cidades mais cosmopolitas do planeta, a capital dos Países Baixos (também conhecido como Holanda) será o enredo do Águia de Ouro em 2026. Intitulado “Mokum Amesterdã: o voo da Águia à cidade libertária” e assinado pelo carnavalesco Alexandre Louzada, a agremiação da Pompeia realizou um evento intimista para anunciar a temática.

aguiaenredo26 9
Fotos: Will Ferreira/CARNAVALESCO

Histórias que o enredo traz

Perguntado sobre como surgiu a ideia de falar de Amsterdam, Alexandre Louzada foi franco: “Não partiu de mim a ideia, mas quando você descobre grandes possibilidades, que você pode contribuir socioculturalmente para o carnaval, levantar bandeiras de não preconceito, de igualdade, de respeito, isso me interessa. A missão de qualquer carnavalesco é trazer algo que acrescente para a vida das pessoas”, destacou.

aguiaenredo26 7

Em outra entrevista, o responsável por sugerir tal temática se revelou. Trata-se de ninguém mais, ninguém menos que Sidnei Carrioulo, presidente da instituição: “Se o enredo não me agradasse, eu teria que bater a cabeça na parede, porque fui eu quem forcei esse enredo. A gente não pode inverter a ordem das coisas. Quando a gente falou a respeito de ter um patrocinador, nós escolhemos algo que era interessante. Temos várias parcerias conversadas, várias possibilidades. A gente veio nesse trabalho, mas não de trás para frente”, comentou, com o bom humor que lhe é peculiar.

Não é apenas em relação a Amsterdã que a reportagem quis ouvir integrantes do Águia de Ouro sobre histórias. Jacqueline Meira, diretora de carnaval da agremiação, relembrou que a Pompeia já teve alguns “enredos CEP” (como são popularmente conhecidos os desfiles em homenagem a cidades, estados e países) marcantes – como “A Milenar cultura de um povo, quem tem olho grande já entra na China” (2003), “Ribeirão Preto – Região à Frente do Seu Tempo: Da Abolição ao Agronegócio, Terra de Liberdade e Riqueza!” (2010) e “Brasil e Japão: 120 anos de união” (2015): “Essa nossa facilidade para falar de lugares favoreceu bastante, sim. Mas não foram apenas esses fatores que contribuíram. A leveza do enredo e a alegria que o enredo vai trazer também foram fundamentais. Todo mundo gostou muito, a escola vibrou. Tenho certeza que vai ser lindo, vai ser incrível. Vai ser Águia de Ouro”, prometeu.

aguiaenredo26 4

Caldeirão cultural

Um dos entrevistados pela reportagem foi o carnavalesco da agremiação, que mostrou estar com a pesquisa sobre a capital neerlandesa na ponta da língua. Para começar, ao ser perguntado sobre o desafio de carnavalizar um tema pouco comum quando se pensa em um desfile de escola de samba, Louzada fez analogias: “Nós temos grandes similaridades e grandes diferenças. Mas o carnaval tem esse poder de se ajustar, de explicar, de colocar de uma forma como se tudo fosse um encantamento. A melhor definição dessa proximidade é que todos nós, tanto o Águia de Ouro como Amsterdã, fazem parte de um reino: aqui o nosso rei é o Rei Momo; e lá, é o Rei Guilherme Alexandre. A maior festa que o Águia de Ouro pode participar é o carnaval, que é uma festa do Rei Momo; e, lá na Holanda, em Amsterdã, a maior festa do calendário deles é o Dia do Rei, em que todos se vestem de laranja e fazem um carnaval da maneira deles – mas tem o mesmo significado, o mesmo sentido de você mostrar que todos daquele reino mostram alegria”, apontou.

aguiaenredo26 6

Muito mais conhecimento, entretanto, foi debulhado pelo carnavalesco – que citou, inclusive, dois dos pintores mais famosos do planeta, que nasceram nos Países Baixos: “Por se tratar de uma cidade que é entrecortada de canais, que tem muitas pontes, o carnaval é capaz de criar essa ponte entre entre São Paulo e Amsterdã. E, atravessando essa ponte, pela ótica dos grandes mestres Van Gogh e Rembrandt, a gente encontra todas as pinceladas de emoção”, poetizou.

Surgimento de Amsterdam também presente

Como já ficou claro, existem diversas informações e histórias relevantes que serão utilizadas pelo Águia de Ouro no enredo sobre Amsterdã. Mas não faltará, também, a linha cronológica que contará o surgimento da cidade: “Para quem não sabe a história, a lenda da criação da cidade de Amsterdã tem a ver com o nosso símbolo: a cidade nasceu, segundo contam, num momento de uma grande tempestade que se formou sobre o rio Amstel e um casal de pescadores que estava num barco frágil, começou a rezar para que pudesse chegar a um lugar seguro. Nesse momento, num clarão do céu, surge uma águia que conduz esse barco até as margens do rio Amstel num determinado ponto. E, ali, eles desembarcaram, se estabeleceram e construíram o primeiro dique. Dique, em holandês, se escreve ‘dam’ – por isso, Amsterdã é ‘o dique do rio Amstel’. Foi ali que nasceu a cidade, por obra de um milagre e em forma de uma águia, que apontou o lugar onde deveria se estabelecer aquela cidade”, explicou.

Analogias para definir fio condutor

Indagado sobre como tantas referências seriam organizadas em um fio condutor, Louzada citou algo muito forte na mente de um nascido em outra cidade ao se estabelecer na Cidade Que Não Para: “É um enredo que é atemporal. assim como as próprias obras, de Van Gogh e de Rembrandt – que são considerados grandes mestres da pintura até hoje. Na sinopse, eu falo que ‘o ontem virou para sempre’. Aí é que está esse fio condutor: essa rua de água, que são os canais. Eu poderia até comparar com o Tietê, só que o Tietê não é mais navegável – pelo menos aqui nesse ponto que a gente está. A gente vai fazendo reflexões e revelações a respeito do que a gente vive hoje e das nossas condições. Em um mundo que está tão caótico, temos uma cidade que promove a liberdade, o respeito entre as pessoas, uma cidade feliz. O mundo está perdendo a humanidade e precisa de felicidade – e Amsterdã é uma cidade que se considera uma cidade feliz”, comemorou.

Substantivo que define o enredo

Um dos principais motivos pelos quais a agremiação abraçou a temática tem a ver com um sentimento em especial. O próprio Louzada citou tal palavra na explanação para a reportagem: “Não é somente uma viagem turística pelos pontos mais bonitos de Amsterdã: existe muita mensagem implícita nesse enredo – ou até mesmo explícita, porque é uma cidade que vive a liberdade. Ela nos inspira porque ela vive a liberdade. E a águia é um dos símbolos de liberdade”, contou.

Citando um dos grandes nomes ligados à cidade em questão, ele tornou a repetir o sentimento que é tão lembrado ao citar a capital dos Países Baixos: “’Mokum’, no dialeto holandês antigo, quer dizer ‘lugar’ ou ‘porto seguro’. A gente parte dessa premissa, dessa viagem que a gente faz e chega a esse porto seguro, conta essas histórias, revela os seus grandes personagens – como Anne Frank e o diário dela. Tudo aquilo acontece em uma cidade que vive a liberdade – e não libertinagem. É uma cidade feliz, é considerada pelas pesquisas da ONU como uma das populações mais felizes do mundo”, comentou o carnavalesco, aproveitando para explicar a expressão que inicia o nome do enredo.

Quem também citou tal sentimento foi Sidnei Carrioulo: “O objetivo do nosso enredo é falar sobre liberdade. Essa é a palavra certa. A gente ficou pesquisando muita coisa para falar da liberdade, e a gente descobriu uma coisa muito interessante: é a liberdade que faz com que a pessoa seja feliz. Liberdade e felicidade estão de mãos dadas. Amsterdã é conhecida como a cidade da liberdade e é considerada a quinta cidade mais feliz do mundo. Esse é o nosso foco: a liberdade traz felicidade. E é aí que vamos construir o nosso enredo. A gente vai mostrar o Amsterdã, lógico, porque a gente precisa colocar uma plástica na avenida e a gente foi pesquisando e viu que tem vários pontos que são muito interessantes. Por sinal, já começamos muita coisa”, adiantou.

aguiaenredo26 5

Cronograma

Para falar sobre os próximos passos da agremiação, Jacqueline começou destacando que o Águia de Ouro já se encontra em processo de confecção de fantasias: “Agora, a gente já está com os pilotos a todo vapor. A gente está programando uma feijoada para agosto para celebrar esse enredo maravilhoso com a nossa comunidade – após esse evento mais fechado que fizemos hoje. Já o nosso samba-enredo será apresentado no dia 27 de setembro”, vislumbrou.

aguiaenredo26 8

A diretora também destacou que o processo para definição da canção que embalará o Águia em 2026 é o já conhecido pelo universo do carnaval paulistano: “Quanto ao samba, vai ser como todos os anos: vai ser aberto, todo mundo vai conseguir escrever suas obras. Depois, a diretoria vai fazer as seleções e a gente vai trabalhando junto com todo mundo. Vai ser bem tranquilo, como todos os anos é”, finalizou.

aguiaenredo26 3 aguiaenredo26 2 aguiaenredo26 1