Em 2023, Alex Neoral e Márcio Jahú, depois de um período vitorioso na Viradouro, retornaram para sua terceira passagem na Vila Isabel e ajudaram a escola a conquistar o terceiro lugar no desfile deste ano. O carnaval também marcou o reencontro da dupla com o carnavalesco Paulo Barros ao qual já trabalharam juntos em outras oportunidades. Márcio considerou como um sucesso o trabalho e rasgou elogios ao carnavalesco.

vila isabel campeas 2023 16
Foto: Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

“O Paulo super ajuda a gente, tivemos uma grande parceria juntos, foi muito bom. A gente ainda não começou a pensar o ano que vem, mas já estamos empolgados de poder trabalhar juntos novamente. Acho que vem coisa boa, sempre bem. Trabalhar com o Paulo sempre flui”, entende Márcio.

Alex Neoral também comentou a renovação da equipe inteira realizada pela Vila Isabel e projetou a continuidade do trabalho para entregar alto nível para a Azul e Branca do Bairro de Noel.

“É o meu terceiro ano na Vila. Nos outros dois anos foram muito particulares. Um em um momento que a escola não estava tão bem, outro foi muito rápido. E esse a gente teve tempo de realmente sentir como é a família Vila Isabel. É uma escola muito estruturada, uma escola que te dá muitas possibilidades de trabalho e com o Paulo mais ainda. É uma parceria que viemos desenvolvendo já há alguns carnavais. Agora projetando para o próximo ano. É muito positivo a gente saber que vamos dar continuidade no trabalho”, acredita Neoral.

O trabalho só não foi perfeito porque a comissão da dupla para este ano tirou um 9.9, que acabou sendo descartado pelo corte da menor nota. Mas o que incomodou a dupla foi a justificativa da jurada Paola Novaes que escreveu que o elemento “cenográfico não foi explorado durante a performance”.

vila isabel campeas 2023 21

“A gente não concorda, é uma coisa que nós vamos precisar conversar também no próximo ano na reunião de jurados. Pelo o meu ponto de vista foi em cima de uma questão de gosto da julgadora e eu acho que ela despontuou a gente por uma coisa que não está no regulamento, isso não justifica, não foi nenhum erro da comissão, foi uma concepção que faz sentido para ela, mas que não faz sentido para o trabalho que a gente desenvolveu. A gente vem falando de Roma Antiga, a gente fala do templo do Deus Baco, pelo o que eu entendi a interação que ela queria era que a gente subisse no carro, porque todo mundo que traz tripé sobe no carro, mas esse não é o único jeito de fazer comissão de frente. Faltou o entendimento dela. A existência do tripé é justificada por ele guardar o Deus Baco e trazer a mesa do bacanal. Pra ela não foi suficiente, mas foi uma opinião dela”, afirmou Márcio Jahú.

Já Alex Neoral também criticou a justificativa da julgadora, pois entende que a questão foi baseada em uma opinião da jurada e não por um erro claro.

vila isabel campeas 2023 18

“Eu acho que pelas seis escolas que temos aqui, são escolas que o jurado com certeza deve fazer muita força para tirar um erro, quando não é óbvio. Ele fica procurando. Mas o julgador precisa ver quando é opinião e quando a gente realmente infringiu alguma coisa. Quando ele diz que poderia ser assim… Poderia mas não foi assim. Se eu não fiz eu errei por isso. O décimo tem que ser por um erro, não foi um erro. A gente não utilizar as esculturas gigantes, a gente está ambientalizando um período greco-romano. Isso é um cenário, que nem sempre a gente tem que se pendurar nos cenários. É um lugar que está me ajudando a contar a história. Então acho que foi injusto, a gente trabalha muito para gabaritar”, conclui Alex Neoral.

Em 2023, a Vila Isabel terminou como terceira colocada ao apresentar o enredo “Nesta Festa Eu Levo Fé “.