Por Luiz Gustavo e fotos de Allan Duffes (Colaboraram Gabriel Radicetti, Juliana Henrik, Carolina Freitas, Luan Costa, Matheus Morais e Matheus Vinícius)
A Imperatriz Leopoldinense realizou seu ensaio técnico na noite do último sábado mostrando todas as credenciais que levaram a escola a ser campeã e vice respectivamente nos dois últimos carnavais. O nível de seus quesitos não apenas se mantém como é potencializado a cada ensaio. Um casal de mestre-sala e porta-bandeira em fase sublime, uma evolução de manual com organização e leveza aliadas, uma bateria que garante a nota válida máxima desde 2016, e, principalmente, uma comunidade que defende cada samba com unhas e dentes na avenida, fazendo a escola de Ramos alcançar não só excelente desempenho em seu canto dentro da pista, como uma comunicação com o público que a escola não tinha com tamanha regularidade num passado próximo. A atual Imperatriz atinge as arquibancadas, empolga as frisas e traz outro clima para seus ensaios e desfiles. A escola está feliz e isso é sentido claramente por quem a assiste.
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No treino antes do teste e luz de som que ocorrerá na semana que vem os componentes seguraram o samba durante toda a sua passagem e alcançaram uma boa resposta dos 81 mil espectadores que foram ao sambódromo neste sábado. Os refrãos foram bem cantados pelo público, assim como o trecho “justiça maior é de meu pai xangô”. Foi um ensaio quente, já potencializado pela cabeça da escola com belas apresentações da comissão de frente e casal de mestre-sala e porta-bandeira. A verde e branco apresentará o enredo “Ómi Tutú ao Olúfon – Água Fresca Para o Senhor de Ifón”, de autoria do carnavalesco Leandro Vieira no domingo de carnaval, sendo a segunda escola a desfilar.
“Estamos prontos. São três meses que a gente vai ganhando aquelas ruas (de Ramos) e eu acho que foi uma crescente lá. O meu objetivo aqui hoje era repetir aquilo que a gente fez em Ramos para que a população do Rio de Janeiro pudesse ver o que a população da Leopoldina já conhecia. E a Imperatriz entregou. A gente está pronto. Agora, são os outros elementos que vão ser incorporados ao samba, à harmonia, à evolução, que são as fantasias, as alegorias, a comissão de frente oficial. Acredito que, aí, o casamento da escola será perfeito. E a gente vai conseguir brigar bonito pelo campeonato”, disse André Bonatte, um dos diretores de carnaval da escola.
Comissão de Frente
A comissão liderada por Patrick Carvalho apresentou uma coreografia bastante energética, com os exus incorporados. Trabalho de pintura facial unido a uma teatralização impressionante resultaram em uma apresentação de bastante impacto, cujo ápice foi o momento em que o fogo surge nas mãos dos componentes, obtendo muitos aplausos do público presente. Em sua estreia na Imperatriz, Patrick deixou ótima impressão sobre o que pode ser apresentado na Sapucaí no desfile oficial.
Mestre-sala e Porta-bandeira
Phelipe e Rafaela tiveram um grande desempenho no ensaio técnico, seguindo o padrão estabelecido desde que voltaram a dançar juntos após o carnaval de 2022. Nas quatro cabines se viu uma apresentação bastante leve e ágil, com o casal usando muito bem o espaço da pista para realizar seus movimentos. Phelipe em seu estilo performático e um bailado muito dinâmico, passos rápidos e um sapateado de alto nível de execução, enquanto Rafaela confirma o seu melhor momento na carreira, faz cada movimento com extrema elegância, muita segurança e leveza. O casal enxertou coreografias em sua apresentação na medida certa, como no refrão principal em que realizam uma dança com saudação a Oxalá. Uma apresentação belíssima do primeiro casal da Imperatriz.
“Estamos muito felizes por esse acolhimento incrível de todos que estavam presentes. Grande parte desse público, às vezes, não tem a oportunidade de assistir ao desfile oficial, poder trazer um pouco do que vamos levar para a Avenida é muito importante. Marcamos grande parte da nossa coreografia hoje, mas, claro, no dia do desfile tudo ganha outra proporção — a fantasia traz um axé especial para a nossa dança. O ensaio técnico serve para trabalharmos, analisarmos se estamos no caminho certo e para ajustarmos os detalhes na busca pelas notas 10, que a gente sabe que não são fáceis de conquistar. Mas estamos nos dedicando muito, com os pés no chão e humildade, para fazer um desfile leve e tranquilo. É muito gostoso viver essa experiência, e agora, com dois ensaios técnicos, é ainda melhor. Esperamos repetir essa energia na semana que vem e fazer ainda melhor tanto no ensaio quanto no grande dia”.
“O ensaio técnico é sempre muito valioso para o nosso trabalho. Quero aproveitar para agradecer toda a comunidade do Complexo, que sempre nos prestigia, tanto nos ensaios de rua quanto aqui na Sapucaí. É nesse momento que conseguimos ter um termômetro do que podemos, do que devemos e do que não devemos fazer no dia do desfile. Acho que todo mundo conseguiu sentir o clima e identificar os pontos altos da coreografia. Agora é seguir trabalhando ainda mais para que, no próximo domingo, a gente mantenha o nível e, no dia do desfile, saia daqui com a nota máxima e super premiado no carnaval”.
Harmonia e Samba
Um dos sambas mais elogiados da temporada confirmou sua força com um desempenho fortíssimo, que refletiu na reação do público que acompanhou o ensaio na avenida cantando bastante com a escola. Os refrãos tiveram um rendimento espetacular, mantendo o samba em cima o tempo todo, assim como o trecho “justiça maior é de meu pai xangô…”, o samba passeia melodicamente, trechos em tom menor são imediatamente acompanhados por uma subida que torna a obra muito envolvente, sem cansar ou perder fôlego durante sua apresentação. O canto estava afiado na voz de cada componente, com principalmente o meio da escola entoando o samba com muita garra e animação, alas em sequência mantendo um pique contagiante.
Contribuiu demais para esse forte desempenho do canto da escola mais uma apresentação irretocável de Pitty De Menezes, cinco anos como intérprete principal na Marquês de Sapucaí com a segurança de um veterano. Ele une técnica, alcance vocal e alta comunicação com os componentes e público, na mesma pegada durante os 80 minutos de ensaio, muito bem auxiliado pelo seu carro de som. Pitty brinca na condução de um samba com vários trechos em tom alto e potencializa o rendimento do mesmo. O samba não teve uma queda em algum momento do ensaio, inclusive nos setores finais foi onde teve uma resposta mais forte do público. Sem dúvida o samba foi protagonista deste ensaio da Imperatriz.
“Eu acho que foi maravilhoso. A escola cantou muito, e a arquibancada cantou junto com a Imperatriz. Acho que precisamos repetir exatamente o que fizemos hoje: com alegria, felicidade e muita certeza do que estamos ensaiando. Se a gente desfilar na Avenida com essa energia, a décima estrela está muito perto de se tornar realidade. A Imperatriz está muito próxima de conquistar esse título tão sonhado. Eu não tenho dúvida de que o sonho vai virar realidade”.
Evolução
A Imperatriz teve uma evolução impecável, unindo alta organização em suas alas e componentes soltos para brincarem dentro delas. Até mesmo um ponto de atenção que são as diversas alas coreografadas ou com movimentos repetidos em determinados trechos do samba funcionou muito bem, a escola não passou travada em momento algum do seu ensaio. A dinâmica coreográfica encaixou a contento preenchendo bem a pista e dando um interessante contraste com as alas mais soltas. Estas deram um banho de entusiasmo, ritmo de avenida e andamento na pista. A verde e branco teve um andamento forte durante todo o ensaio, só diminuindo um pouco o passo nas alas finais. O terceiro casal da
agremiação preencheu muito bem o espaço após o recuo da bateria, mantendo a agilidade da evolução da escola. De fato uma evolução de manual.
Outros Destaques
Não dá pra falar de Imperatriz atualmente sem citar mestre Lolo. Desde 2016 na escola garantindo 30 pontos válidos, ele fez da sua bateria um termômetro da agremiação de Ramos. Nesta noite alcançou mais um desempenho espetacular, sem contar a comunicação que a “Swing da Leopoldina” tem tido com o público. Destaque também para a rainha Maria Mariá com muito samba no pé.
Assim como em 2024 com as palmas para a cigana, Lolo montou uma bossa para chamar a plateia pra participar com a escola, no refrão central, e o resultado foi um ensaio quente do início ao fim. O mestre falou sobre o seu trabalho.
“Com tempo na escola você tem como trabalhar o material humano, fazer amizades, é difícil ter inimizades aqui dentro porque dez anos juntos, todo mundo se conhece. É gostoso fazer o trabalho, rapaziada entender nossa filosofia, e chegar aqui e mostrar essa
bateria maneira que passou aí”.