AESM RioA plenária realizada na sede da Associação das Escolas de Samba Mirins na manhã deste sábado (17) reuniu presidentes e representantes das agremiações, diretores da Aesm, além de dirigentes de outras entidades responsáveis pela organização dos desfiles das escolas de samba, tanto no Sambódromo, quanto na Estrada Intendente Magalhães. LIESA, LIERJ e LIESB estiveram representadas por seus dirigentes, entre eles, Elmo José dos Santos, Edson Marcos e Gustavo Mostof – representando a entidade responsável pelos desfiles do Grupo Especial, assim como os presidentes da LIERJ Wallace Palhares e Clayton Ferreira – presidente da LIESB. Ambos estiveram prestigiando o sorteio que definiu a ordem dos desfiles das agremiações que encerram as festividades na Passarela do Samba na Terça-feira de Carnaval.

A plenária foi aberta por Edson Marinho – presidente da Aesm, que ressaltou a importância da presença de outros diretores e a união entre as entidades.

“Esse momento é muito significativo, pois estamos cada vez mais imbuídos no propósito de fortalecimento entre as ligas e a Asem-Rio, sempre objetivando o crescimento dos desfiles e das escolas de samba que são nossas maiores expressões de manifestação de cultural”.

Em seguida a palavra foi passada para Elmo José dos Santos – diretor de carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba, que disse estar prestando todo o apoio com o propósito de fortalecimento das escolas mirins e parabenizou os presidentes e dirigentes.

“Quero aqui parabenizar aos diretores da Aesm-Rio e presidentes das escolas mirins pelo trabalho e enorme sacrifício que vêm desenvolvendo, apesar de todas as dificuldades que se apresentam. Nós da Liga, sempre nos fazemos presentes na terça-feira para prestigiarmos as crianças, porque entendemos que são através das agremiações mirins que nosso carnaval terá continuidade”.

Estiveram prestigiando também os presidentes da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, responsável pelos desfiles da Série A – Wallace Palhares e Clayton Ferreira – principal representante da Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil, entidade responsável pelos desfiles na Intendente Magalhães. Clayton Ferreira ressaltou a parceria firmada entre LIESB e Aesm e declarou:

“A Liga jamais irá pleitear a troca do dia dos desfiles. No que depender da LIESB, jamais iremos solicitar ou fomentar uma provável troca com as escolas mirins. No meu entender o local ideal para os desfiles da Série B é na Intendente Magalhães. O que temos de fazer enquanto responsáveis é cada vez mais estruturar as escolas para desenvolverem um bom carnaval e fortalecer o carnaval na Intendente Magalhães”.

Wallace Palhares disse estar muito confiante com esse momento onde as principais entidades estão unidas no intuito de fortalecimento na organização das escolas e estrutura dos desfiles. O dirigente entende que as escolas mirins e agremiações da Série A estando fortes, o carnaval do Sambódromo tende a cada vez mais ganhar força e se tornar um produto mais atrativo.

“Entendemos que as escolas mirins e as agremiações filiadas às Ligas que desfilam no Sambódromo devam estar cada vez mais fortes e unidas. As escolas da Série A abrem os desfiles e as mirins encerram a grande festa realizada na Passarela do Samba. Temos de ter cinco dias de grandes espetáculos e para isso temos de nos unir para nos tornarmos mais fortificados para suplantar esse momento de crise ao qual estamos atravessando”.

Marcaram presença ao encontro o Síndico da Passarela Machine, a porta-bandeira da Aesm-Rio Amanda Rosa e a 1ª princesa do carnaval mirim Maria Clara.

O sorteio

Após as colocações dos principais dirigentes da folia carioca, os representantes das agremiações foram chamados à mesa para o sortearem inicialmente a sequência à qual retornariam novamente para desta vez, saberem a ordem de colocação nos desfiles. Após o sorteio definitivo foram concedidos dez minutos para trocas entre as agremiações. Diretores da Miúda da Cabuçu, Estrelinha da Mocidade e Mangueira do Amanhã decidiram por trocar suas posições no sorteio e a presidente da Corações Unidos do Ciep, Marielene Monteiro que inicialmente seria a 16ª a desfilar, solicitou junto à plenária troca para ser a primeira a se apresentar, o que foi prontamente aceito.

Ficando assim estabelecida a sequência de apresentação das escolas de samba mirins que desfilarão no Sambódromo na Terça-feira de Carnaval, dia 25 de fevereiro de 2020.

1- Corações Unidos do Ciep

2- Golfinhos do Rio de Janeiro

3- Pimpolhos da Grande Rio

4- Miúda da Cabuçu

5- Mangueira do Amanhã

6 – Filhos da Águia

7- Inocentes da Caprichosos

8- Império do Futuro

9- Herdeiros da Vila

10- Aprendizes do Salgueiro

11- Infantes do Lins

12- Estrelinha da Mocidade

13- Petizes da Penha

14 – Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy

15 – Nova Geração do Estácio

16 – Tijuquinha do Borel