InícioSão PauloAcesso ao Grupo Especial motiva componentes da Mocidade Unida da Mooca: 'Coisa...

Acesso ao Grupo Especial motiva componentes da Mocidade Unida da Mooca: ‘Coisa de sangue’

Desde 2019 no Grupo de Acesso I, a agremiação conquistou a vaga no pelotão de elite do carnaval paulistano pela primeira vez na história

Há alguns anos, há uma escola que, cada vez mais, se estrutura e faz belos desfiles em divisões inferiores do carnaval paulistano. Nada mais natural, portanto, que a agregação em questão chegue ao Grupo Especial. Com o vice-campeonato do Grupo de Acesso I em 2025, enfim, a Mocidade Unida da Mooca desfilará no pelotão de elite da folia da cidade de São Paulo. Após anos com apresentações bastante elogiadas, nada mais natural que a vaga na primeira divisão fosse muito comemorada não apenas por segmentos – mas, também, por toda a comunidade. No dia 08 de março, data em que aconteceu o Desfile das Campeãs no Sambódromo do Anhembi, a reportagem do CARNAVALESCO entrevistou alguns componentes da agremiação da Zona Leste paulistana para ouvir quão felizes eles estavam participando de momento tão importante da história da escola.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

componente mum desfile25 4
Foto: Felipe Araújo/Divulgação Liga-SP

Tensão na apuração

Dos entrevistados pela reportagem, dois deles acompanharam a apuração na quadra da Mocidade Unida da Mooca – localizada na rua Bresser, embaixo do viaduto que leva o mesmo nome da rua e que é uma ligação importante entre a Zona Leste e o Centro do carnaval paulistano. Um deles, Diego Oliveira, músico, contador de 38 anos e ritmista da Chapa Quente (bateria da MUM) destacou que o sentimento era de muita expectativa: “Assisti a apuração do Grupo de Acesso I na quadra da escola, desfilo aqui há oito anos. bem verdade que estava um pouco tenso na hora da apuração, porque a gente estava perseguindo o acesso há alguns anos, estava batendo na trave nos últimos tempos Mas, graças ao Maior, a gente foi abençoado E, ano que vem, a MUM vai estar no Especial pela primeira vez”, comemorou.

componente mum desfile25 1
Diego Oliveira, músico, contador de 38 anos e ritmista da Chapa Quente (bateria da MUM)

Quem também esteve por lá foi Flávio Teixeira, conferencista de 45 anos que é um dos harmonias da agremiação. Ele não negou que o nervosismo era grande no local: “No dia da apuração eu estava na quadra da MUM e, inegavelmente, o clima estava meio tenso. Na verdade, estava tenso, tenso, tenso. Apesar disso, estava tudo maravilhoso, o pessoal estava confiante. E, no final, deu tudo certo”, comentou.

Expectativa também em casa

Uma das baianas da Mocidade Unida da Mooca, Juliana Falcômer, aposentada, de 71 anos, estava na própria residência acompanhando o histórico momento da agremiação: “Eu desfilo na MUM há quatro anos e assisti a apuração pela televisão, coloquei a transmissão a minha televisão, estava ligadana! Eu estava torcendo muito, nossa senhora. Eu estava torcendo, estava desesperada em casa. Quando veio a confirmação do acesso, eu nem acreditei! Tentei fiquei impressionado calma para era isso mesmo, fiquei vendo para ver se era verdade mesmo. Quando confirmado, percebido como é legal a gente ganhar. Que felicidade que foi!

componente mum desfile25 3
Uma das baianas da Mocidade Unida da Mooca, Juliana Falcômer, aposentada, de 71 anos

Emprego para 2026

Se o termo “histórico” é muitas vezes utilizado de maneira exagerada e ordinária, a chegada da Mocidade Unida da Mooca ao Grupo Especial é, de fato, especial. Fundada em 1987, a agremiação começou desfilando no Grupo de Seleção de 1988 da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), que reunia agremiações recém-surgidas ou recém-retornadas à atividade – na época, representando a sexta divisão do carnaval da cidade. A agremiação desfilou pela primeira vez no Grupo 2 da UESP (então terceira divisão) já em 1993 e no Grupo de Acesso I em 2019. Paulatinamente crescendo, 38 anos depois da própria fundação, enfim a MUM chega no pelotão de elite.

Componentes que estão na escola há tempos, é claro, são empolgadíssimos com o acesso da instituição. Sucinto, Flávio é um deles: “Saio na MUM há cinco anos e, em 2026, com certeza vou continuar na escola. Já são sete anos batendo na porta e, agora, foi”, destacou.

componente mum desfile25 2
Flávio Teixeira, conferencista de 45 anos que é um dos harmonias da agremiação

Há mais de uma década como componente, Diego também se colocou em prol da agremiação: “Apesar de não ter desfilado todos os anos em que estou na MUM, ano que vem vou estar no meu décimo primeiro ano na escola. Estou empolgado e já trabalhando para o próximo ano, assim como toda a escola”, comentou.

Por fim, Juliana aproveitou para destacar o sentimento que tem pela Mocidade Unida da Mooca e por membros conhecidos da instituição: “Com toda a certeza eu vou desfilar no Grupo Especial! o desfile, o nosso diretor e o Rafael Falanga falaram que estávamos aqui e era para mostrar o que aprendemos E foi isso que eu fiz.

- ads-

Inocentes de Belford Roxo anuncia intérprete Ito Melodia

"Inocentes, escola do meu coração e de vocês também! Segura a marimba, caramba!" Esse é o grito de guerra que a partir de hoje,...

Viradouro segue líder do ranking da Liesa

A Viradouro segue na liderança do ranking da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) após o Carnaval 2025. A Liga leva em consideração...

Capitão Guimarães revela que Manual do Julgador será reformulado: ‘carnaval está deixando de ser prático para ser teórico’

Em participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa),...