Por Ana Júlia Agra
A Acadêmicos do Dendê trouxe para a Avenida, no último sábado, uma comissão de frente homenageando David Miranda, que era o enredo da escola: “David Miranda: Um legado de resistência”.
Comissão de Frente
Mariana Paixão apresentou uma comissão com maquiagem artística, efeitos especiais, globos luminosos e um componente central representando o homenageado, que mostrava ao público o nome da agremiação através de um livro iluminado por luzes de LED. A teatralização da coreografia, expressiva e síncrona, desenvolvida para a comissão, introduziu o que viria a seguir para ser apresentado pela comunidade da Ilha do Governador.
Mestre-sala e porta-bandeira
O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Yuri Pires e Cassiane Figueiredo, apresentou uma dança tradicional e cadenciada, com movimentos suaves. O casal mostrou seu entrosamento, conexão, carinho e respeito ao pavilhão através de sua coreografia.
Harmonia e samba
A escola passou pela Passarela Popular do Samba com o canto da comunidade, ora mais tímido, ora mais intenso, mas presente por todo o desfile. Vale ressaltar que o Dendê desfilou com fantasias completas, mesmo que sem muito luxo.
O intérprete Doum Guerreiro conduziu a escola de forma satisfatória, conseguindo um bom entrosamento com a bateria comandada por mestre Mumu, cadenciada e ritmada, apresentando paradinhas por todo o desfile, a fim de valorizar o canto da comunidade.
Evolução
A escola apresentou alguns buracos visíveis em frente às cabines julgadoras e correria para não estourar o tempo regulamentar. O samba funcionou, e a comunidade da Ilha encerrou seu desfile dentro do tempo regulamentar.