A Acadêmicos de Niterói, estreante no Grupo Especial, realizou seu segundo ensaio de rua na noite deste domingo, e, mais uma vez, surpreendeu pela organização, pela forte presença da comunidade e pela espontaneidade dos componentes. Fica evidente que a escolha de Lula como enredo gerou grande expectativa em torno da agremiação e, consequentemente, atraiu para o desfile muitos componentes ligados ao presidente.
O samba, que narra com clareza a trajetória e os momentos marcantes do homenageado, foi muito bem defendido por Emerson Dias, que entregou uma performance excelente, chamando o componente e o público o tempo todo. Vale destacar também o desempenho seguro e aguerrido do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Emanuel Lira e Thainara Matias.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Em 2026, a azul e branca de Niterói levará para a avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins. A Acadêmicos de Niterói será a escola responsável por abrir os desfiles do Grupo Especial no domingo de carnaval.

No início do ensaio, o Presidente da escola, Wallace Palhares, falou ao CARNAVALESCO sobre a expectativa para o ensaio: “A expectativa para o ensaio de hoje é sempre melhorar. A gente busca aprimorar alguns pontos que, internamente, consideramos negativos. Para muita gente, pode parecer que está tudo muito bom, mas conforme vamos observando, vamos apontando algumas coisas que precisam ser corrigidas, e é isso. A gente identifica, ajusta e volta para corrigir”.

niteroi rua1611 1
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

COMISSÃO DE FRENTE

Comandada pelos coreógrafos Handerson Big e Marlon Cruz, a comissão de frente se apresentou de forma expressiva durante toda a exibição. A coreografia foi toda pautada pelo samba e suas referências. Em alguns momentos, os componentes gritavam frases de efeito como “quem tem fome tem pressa” e também fizeram o gesto do “L”. A apresentação se destacou pela entrega e pela proposta cênica bem definida.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

niteroi rua1611 6
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

O jovem casal Emanuel Lira e Thainara Matias faz sua estreia não apenas na escola, mas também no Grupo Especial. Mesmo com a pouca experiência na elite do carnaval, a dupla , que já havia chamado atenção pelo desempenho no Grupo de Acesso, mostrou maturidade e serenidade. As apresentações foram seguras e bem construídas, evidenciando o vigor e a entrega de ambos, sem que isso comprometesse o refinamento e a delicadeza que o quesito exige. A sintonia apresentada neste início de jornada indica um caminho promissor para o casal ao longo da temporada de ensaios. A dupla falou sobre o primeiro ensaio e o que esperam desta temporada de estreia no Grupo Especial.

“Primeiro foi um ensaio de teste, né? Um momento em que nós reconhecemos o campo, era a nossa estreia também na Amaral. Então a gente quis reconhecer o espaço de forma geral, experimentar algumas coisas que vamos levar já para a avenida no desfile oficial. Mas foi isso: a gente gostou muito desse primeiro ensaio”, disse Emanuel.

“Acreditamos que não temos tempo para ficar guardando segredo. Uma coisa é ensaiar só entre nós, coreógrafa e caixa de som, outra é ensaiar com a comunidade, no espaço real. Então, por mais que a coreografia oficial já esteja pronta nos nossos ensaios, quisemos trazer isso para a rua, e vamos levar em todas as apresentações, para observar o que funciona ou não. A gente está levando tudo à sério”, disse Thainara.

HARMONIA E SAMBA

O intérprete Emerson Dias faz sua estreia este ano pela Caçulinha, mas já se mostra totalmente entrosado com a escola e com a bateria de Branco Ribeiro, que também estreia à frente dos ritmistas. Ambos deram o tom adequado ao samba, aguerrido, forte e potente. De fácil entendimento, a obra dos autores Teresa Cristina, André Diniz, Paulo César Feital, Fred Camacho, Junior Fionda, Arlindinho, Lequinho, Thiago Oliveira e Tem-Tem Jr. caiu no gosto popular com rapidez. Desde o início, foi possível observar a comunidade cantando com entusiasmo, especialmente o pré-refrão e o refrão principal.

niteroi rua1611 5
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

Para uma escola que faz sua estreia no Grupo Especial e ainda está construindo sua história, o desempenho foi satisfatório. A expectativa é de que evolua ao longo dos próximos ensaios.

EVOLUÇÃO

niteroi rua1611 4
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

A evolução da escola foi satisfatória. Durante o ensaio, observou-se que os componentes estavam muito à vontade, a grande maioria participou de forma descontraída, sem aquele ar militarizado, o que é bastante positivo e deve ser elogiado. Apesar de jovem, a escola mostrou um bom contingente e organização. No entanto, ainda não cruzou toda a extensão da Amaral Peixoto, ao contrário da coirmã Viradouro, que ensaia no mesmo local.

OUTROS DESTAQUES

niteroi rua1611 3
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

O público que encheu as calçadas vibrou do início ao fim, acompanhando com entusiasmo o ensaio da escola. A rainha Vanessa Rangeli marcou presença, interagindo com a bateria e conquistou quem estava por perto.

niteroi rua1611 7

niteroi rua1611 3
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO
niteroi rua1611 2
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO