InícioGrupo EspecialAberto a todos compositores e sem taxa de inscrição: Beija-Flor divulga regras...

Aberto a todos compositores e sem taxa de inscrição: Beija-Flor divulga regras do concurso de samba

Atual vice-campeã do Carnaval, a Beija-Flor de Nilópolis deu a largada para o seu concurso de samba-enredo nesta terça-feira, 5. A agremiação reuniu os compositores na quadra para apresentar a sinopse e as regras da disputa que elegerá o hino do enredo “Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência”. Mais uma vez, o concurso será aberto a todos os compositores e não terá taxa de inscrição.

dudu mauro
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação

Para inscrever sua obra, a parceria deverá comparecer na quadra da escola, em Nilópolis, no dia 9 de agosto, e entregar 30 cópias da letra. No mesmo dia, ocorrerá a primeira apresentação. Assim que os compositores confirmarem a participação na disputa, cantarão a obra numa roda de samba que estará rolando ao longo do dia na quadra da azul e branca. Durante os intervalos entre as apresentações, os cantores da “Deusa sa Passarela”, acompanhados dos ritmistas de mestres Plínio e Rodney, comandarão a roda ao som de hinos históricos da Beija-Flor. A entrada é franca.

Assim como no ano passado, quando o concurso chegar a 10 sambas classificados, a escola gravará os concorrentes na voz do intérprete Neguinho da Beija-Flor. Qualquer outra gravação feita pelos compositores, mesmo que de forma caseira, está proibida.

“Foi um modelo que fizemos ano passado e deu muito certo. Quando a gente deixa a gravação para os compositores, cada um grava dentro das particularidades dos intérpretes que defenderão suas obras na quadra. E assim a gente fica quatro meses ouvindo o samba na voz de um outro intérprete que não é da Beija-Flor. Preferimos esperar um mês a mais para gravarmos os 10 sambas na maior voz da nossa festa, que é o Neguinho”, explicou Dudu Azevedo, diretor de Carnaval da Beija-Flor.

Antes da inscrição, os compositores ainda terão duas datas para tirar dúvidas com os carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues e o pesquisador Mauro Cordeiro. O trio estará no barracão da escola, na Cidade do Samba, nos dias 12 e 19 de julho, das 15h às 19h. O início do concurso na quadra acontece 18 de agosto, com a final prevista para 13 de outubro.

Confira o calendário da disputa:
12/07: Tira-dúvidas no barracão – 15h às 19h
19/07: Tira-dúvidas no barracão – 15h às 19h
09/08: Entrega dos sambas concorrentes e primeira apresentação
18/08: Início da disputa na quadra
01/09 – 15/09: Período de gravação dos 10 sambas classificados com Neguinho da Beija-Flor
13/10: Final do concurso (previsão)

- ads-

Fábio Ricardo celebra título do Rosas e se declara para São Paulo: ‘aqui vivo arte’

Há mais de uma década, o nome de um carnavalesco em específico está em evidência nas grandes escolas de samba. Mesmo com desfiles consagrados...

Sob novo comando de mestre Vitinho, bateria ‘Cadência de Niterói’ inicia ensaios nesta quarta

Dando o pontapé inicial nos preparativos para o carnaval de 2026, a bateria "Cadência de Niterói" realizará nesta quarta-feira uma reunião do segmento e...

Sinopse do enredo da União da Ilha para o Carnaval 2026

SINOPSE Gazeta de Notícias – Notícia dos Astros – Missão RIO-HALLEY, 10. Esta sinopse funciona como um diário de bordo astronômico, registrando a passagem do...