InícioGrupo EspecialA Voz que Embala a Resistência da Unidos de Padre Miguel no...

A Voz que Embala a Resistência da Unidos de Padre Miguel no Carnaval 2025

Snapinst.app 475714345 17860539792344791 3505338052510888383 n 1080
Com garra e talento, Bruno Ribas fortalece o canto da escola vermelha e branca da Vila Vintém Foto: Divulgação / UPM

De volta ao Grupo Especial do Rio de Janeiro, a Unidos de Padre Miguel tem no comando de seu carro de som, Bruno Ribas, consagrado cantor do Carnaval que carrega carisma, talento e emoção em sua voz. A agremiação da Vila Vintém levará para a Sapucaí no Carnaval 2025 um enredo afro carregado de muito axé, resistência e ancestralidade com o samba que vem sendo cantado pelo intérprete com o sentimento de um momento muito especial em sua carreira.

“Primeiro carnaval que eu vou para a avenida cantar um samba afro, que está ligado à África, e, além disso,  eu sou oriundo da família de Xangô, sou o décimo segundo homem da minha família que é filho de Xangô e tudo combina, tudo tem o seu momento exato para acontecer na vida, e esse é um presente que os deuses me deram. É um momento muito legal, de muita alegria e aqui há muita esperança plantada em dar sequência ao trabalho, mas respeitando todo mundo e fazendo o carnaval para estar lá em cima e não estar lá simplesmente para se manter. Esse é o rumo e o sentimento no qual me encontro com a UPM”, declara Bruno Ribas. 

Com o enredo “Egbé Iyá Nassô”, uma homenagem à sacerdotisa africana considerada fundadora do primeiro templo afro-brasileiro, a Unidos de Padre Miguel é a primeira escola a desfilar no domingo de carnaval. O impacto do posicionamento no dia do desfile na Marquês de Sapucaí, é visto por muitos como bastante significativo, podendo influenciar diversos aspectos da competição e da experiência do público. Sobre esse assunto, o intérprete comenta que “a posição de desfile hoje não conta muito, já contou. Há décadas atrás tinha um mito em relação a ser a primeira escola, hoje não. Hoje, a gente tem plateia cheia em qualquer horário, hoje a gente tem televisão em qualquer horário, a gente tem também a qualidade do desfile, o sarrafo está muito alto. Não tem muita contrariedade. Já desfilei em último lugar, o meio, em primeiro, já desfilei em todos e pra mim é o momento que você passa naquela avenida e conduz aquela emoção’’.

Snapinst.app 468991524 1107660224039328 3641956476334433029 n 1080
Com garra e talento, Bruno Ribas fortalece o canto da escola vermelha e branca da Vila Vintém Foto: Divulgação / UPM

O entrosamento entre a bateria da Unidos de Padre Miguel e o intérprete é um dos pontos-chave para o sucesso da escola. A harmonia entre o ritmo cadenciado dos ritmistas e a voz potente do intérprete, gera a fluidez do samba-enredo e o envolvimento do público e dos componentes. A sincronia entre Bruno Ribas e Mestre Dinho, a parceria se destaca pelo alto nível de precisão. Bruno Ribas, tem a habilidade de conduzir o samba com segurança, respeitando as nuances da bateria “Guerreiros” de Mestre Dinho. Essa conexão permite uma boa execução, como as tradicionais bossas e paradinhas. ‘’É perfeito! Eu tenho um um carinho de chamar o Dinho de primo e a gente se entende muito, bem como o Marcelo, a gente também se entende muito, esse trio funciona muito bem e tem trazido bons frutos’’, destaca o cantor.

Bruno Ribas, reconhecido como um dos principais intérpretes do Carnaval carioca, tem em Neguinho da Beija-Flor um verdadeiro mestre. Assim como seu ídolo, Ribas é conhecido por sua potência vocal, sua capacidade de conduzir o canto da escola com precisão e seu carisma contagiante. Ele busca, em sua interpretação, a mesma entrega e emoção que Neguinho sempre demonstrou em sua longa carreira na Beija-Flor que se encerra nesse ano de 2025. Questionado por quem seria o seu sucessor ideal na agremiação de Nilópolis, Neguinho citou em vários momentos o nome de Bruno, que se sente muito grato pela lembrança de sua maior referência no samba, mas entende que não é um veredito. 

“E o mesmo que receber o Oscar, porque eu só tenho um ídolo que é o Neguinho da Beija-flor, e ele falar de mim não quer dizer que a escola de samba tenha que me contratar, mas é de tamanho carinho, uma tamanha consideração, de tamanho respeito, reconhecimento por algo que eu busquei de inspiração nele e me fez ser o cantor que eu sou hoje, foi olhar para ele, foi seguir os passos dele e graças a Deus estou aqui hoje fazendo 25 anos de cantor no Carnaval. É muito importante ressaltar que o Neguinho é o meu único ídolo, é a minha maior referência como cantor, é o maior cara do mundo para mim’’, ressalta Ribas.

Além do talento vocal, a influência de Neguinho em Bruno Ribas também pode ser notada na postura cênica e na conexão com a comunidade. Ambos compartilham o dom de transformar o samba-enredo em um espetáculo emocionante, criando um elo entre a escola e o público. Com grande repertório e uma voz icônica, Bruno Ribas promete elevar ainda mais o nível do desfile da Unidos de Padre Miguel no Grupo Especial, garantindo que o samba ecoe forte na Sapucaí e seja apresentado ao público um grande espetáculo no Carnaval 2025.

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...