Por Luan Costa, Guibsom Romão e Rhyan de Meira

A escola de samba Deixa Falar, do Grupo Especial de Belém fez história no Rio de Janeiro. Os compositores Mestre Damasceno, Ailson Picanço, Davison Jaime, Tay Coelho, Marcelo Moraes vão assinam o samba-enredo da Grande Rio para o Carnaval 2025. O resultado foi divulgado por volta de 3h30 deste domingo, em Duque de Caxias, após uma apresentação épica da parceria campeã. No ano que vem, a Grande Rio levará para a Avenida o enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

O CARNAVALESCO ouviu mestre Damasceno e ele falou sobre a conquista na Grande Rio e a emoção de vir do Pará e ganhar no Rio de Janeiro.

grio parceria campea25
Foto: Guibsom Romão/CARNAVALESCO

“Muita alegria, muita felicidade. Até pela distância que a gente vem, a gente vem atravessando o oceano, se encontrando com os amigos da capital do Pará. Concorrendo samba em meio de nove sambas no Pará. Consegue levar, classificar. Chega no Rio, concorre com os caras famosos. E a gente consegue ser o campeão para o carnaval da cidade de Rio. É uma felicidade, uma sorte, emoção e alegria para o povo do Pará, do Rio de Janeiro e do Marajó”.

Intérprete da parceria campeã, da escola Deixa Falar, Fábio Moreno ressaltou ao CARNAVALESCO a força das escolas de samba de Belém e dos compositores locais.

“Os nossos sambas, os nossos compositores em Belém são compositores que exportam muitos sambas para a nossa região, sambas para Macapá, para Manaus e tem um leque muito bom, mas nós nunca tivemos um nível de alcance como esse trabalho agora que teve aqui na Grande Rio. Nós tivemos sorte e fomos agraciados pela Nossa Senhora de Nazaré com a safra que tivemos lá na disputa que tivemos lá, que com todo o respeito, mas dois sambas vindo de Belém ainda foi pouco, porque nós tivemos muitos sambas com condições de chegar aqui e dar o seu recado. Realmente é absurdo o que está acontecendo, parece que às vezes eu vou acordar desse sonho”, afirmou o cantor.

Responsáveis pela comissão de frente da Grande Rio, os coreógrafos Hélio e Beth Bejani, vencedores do ESTRELA DO CARNAVAL 2024, contaram ao CARNAVALESCO como está o trabalho para o desfile do ano que vem.

“Nós estamos tentando trazer também uma nova estruturação da comissão de frente, para não ficar aquela mesmice de sempre. A gente está buscando um caminho diferenciado mais contemporâneo, falando em termos da atualidade, da modernidade que a gente vive. Vamos trabalhar muito com o lúdico em conjunto com a realidade. A gente começa a desenvolver a comissão a partir do enredo, até porque o nosso trabalho prioriza essa situação de a gente apresentar uma síntese do enredo na comissão de frente, para já tentar que o público se interesse pelo que vem depois. A gente acredita que o principal efeito da nossa produção são os componentes. São eles que trazem o nosso trabalho, que representam e trazem para a avenida o que a gente desenvolveu”, afirmou Hélio Bejani.

beth helio bejani

“São muitas questões lindas do Pará, da história, das lendas, do tambor de mina. A gente está navegando nesse rio de encantarias e vamos fazer um grande carnaval. A gente já está com o projeto praticamente pronto, acho que cada ano é um ano, mas toda essa energia desse enredo está dando um gás a mais a gente. Todo esse universo do tambor de mina está trazendo para a gente uma mistura, um misto de muita encantaria. A gente está muito feliz com o enredo e com o que a gente está desenvolvendo. Até porque a comissão de frente é mutante, a gente começa o projeto e ela vai se transformando. Seguimos com a força do nosso chão, com a força dos nossos componentes, do nosso elenco. A gente confia muito neles. Eles estão com a gente há muito tempo e nosso efeito especial são eles. Sobre a iluminação da Sapucaí, ela veio para ficar. Eu acho que todas as escolas agora estão usando e abusando da iluminação”, comentou Beth Bejani.